segunda-feira, 31 de maio de 2010

Três nomes de Paragominas surgem como pré-candidatos à deputado estadual

Apesar de muitas pessoas ainda estarem sonhando com alguns nomes subjetivos, a política começa a desenhar o quadro de candidatos para a próxima eleição. Daqui de Paragominas, pelo menos três nomes já estão na mídia há algum tempo e que, na surdina, estão trabalhando no sentido de se consolidar como o favorito, aquele que deve cair no "gosto do povo". Entre esses nomes os que mais estão sendo cogitado são:
Foto: Sidney Rosa no momento em que concedia entrevista à este blogueiro.
Sidney Rosa (PSDB), ex-prefeito de Paragominas e atual vice-presidente da FIEPA - Federação das Indústrias do Estado do Pará; Dr. Rui, (PSB), ex-vereador e atualmente responde pelos Direitos Humanos em Paragominas, e

 Antonelo Todde (PMDB), ex-Superintendente de Educação do Município de Paragominas. Podem surgir outros nomes, mas tudo depende ainda das "amarrações" que serão feitas até o final do mês de junho, prazo em que acontecerão as convenções e as homologações dos futuros candidatos

No bairro Jaderlândia, discussão quase acaba em tragédia.


Bairro Jaderlândia - Depois de uma bebedeira na tarde de ontem, 30/05, dois rapazes se desentederam e foram às vias de fato no bairro Jaderlândia, um dos mais populosos de Paragominas. Analvando das Graças Garcia de 21 anos de idade e José Maria Marques, de idade desconhecida, começaram a discutir por motivos fúteis, graças a "margaça" que já haviam consumido. José Maria, que se sentiu humilhado sacou de uma faca e partiu para cima de Analvando. Este, por sua vez, não se intimidou e enfrentou o rapaz que estava armado, tomou-lhe a "peixeira" e ainda deu oito golpes em José Maria. A viatura da Polícia Militar com a equipe comandada pelo Cabo PM Lima foi até ao local, prendeu Analvando e encaminhou José Maria para o Pronto Socorro do Hospital Municipal. Como os golpes não foram muito graves, José Maria recebeu o atendimento médico e foi mandado embora pra casa. Enquanto isso Analvando foi apresentado na 13ª DP e vai responder por tentativa de homicídio.

domingo, 30 de maio de 2010

Ex-sogro tomado de ciúme atinge ex-nora com profunda facada no abdômem nas dependências do Paragofest

Manoel Firmo perdeu a cabeça e esfaqueou ex-nora
Rosilda Alves da Silva, 23 anos, residente na Invasão Nova Esperança foi vítima de esfaqueamento pelo seu ex-sogro Manoel Firmo da Silva, 60 anos, morador do Bairro Novo Horizonte, durante o Paragofest. O fato aconteceu por volta de 01:30h da manhã de domingo. segundo informações, Rosilda estava acompanhada do seu ex-sogro desde cedo e que "tinha aprontado com ele", por isso Manoel Firmo tinha dados uns "catiripapos" nela. A polícia foi acionada e o prendeu. Como ele se acalmou, a polícia o liberou. Manoel Firmo então a perseguiu e quando chegaram próximos aos camarotes vips ele sacou de uma faca e a acertou com um profundo golpe à altura do abdômem. Rosilda caiu no momento em que recebeu a facada e foi socorrida por populares e encaminhada para o Hospital Municipal e como seu estado de saúde era grave foi transferida para o Hospital Metropolitano de Ananindeua. Enquanto isso, populares que presenciaram a covardia do ancião enciumado, partiram pra cima dele aos socos e pontapés e só não foi linchado porque a polícia interferiu. Rosilda era companheira do filho de Manoel Firmo, Roberto da Silva e Silva e estava separada há pouco tempo. O estranho mesmo para a polícia e para quem presenciou o episódio violento é o ciúme doentio do velho sogro pela jovem ex-nora.

Grave acidente ocorrido hoje pela manhã em Paragominas deixa o saldo de um morto e dois rapazes gravemente feridos

Os rapazes foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e atendidos no Hospital Municipal de Paragominas

Um grave acidente de carro envolvendo um Celta Life de cor preta Placas JOX 6381 e uma carreta na  BR 010 às proximidades da Fazenda Água Parada, entre os municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará, vitimou três jovens, sendo um menor de idade. Segundo informações, os três jovens haviam saído do Paragofest, pegaram o veículo que pertence ao senhor João Nunes de Oliveira sem o seu conhecimento e foram para o município de Ipixuna. Na volta, segundo relatos de um dos rapazes que está internado ho Hospital Municipal, em dado momento o rapaz que vinha conduzindo o veículo dormiu ao volante e entrou na pista contrária, foi quando apareceu na frente do veículo em que estavam os três uma carreta e o condutor, que não temos ainda a identificação, não teve como desviar.

O acidente foi inevitável. Com o choque, Daniel da Conceição Aguiar, 18 anos de idade, que morava no Jardim bela Vista, morreu na hora. Gustavo Machado Silva, 13 anos de idade, que mora no Conjunto do PETI, que ficou preso nas ferragens, quebrou as duas pernas e os dois braços e sofreu uma pancada muito forte no tórax. Foi operado as pressas no Hospital Municipal pela equipe de plantão, mas como seu estado de saúde ainda era desesperador. foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Ananindeua.

Robson Neres Ribeiro, 19 anos de idade, que mora no Bairro Camboatã, Rua Castanhal, 97, sofreu uma forte pancada na cabeça, mas não corre risco de morte.Segundo o pessoal do Corpo de Bombeiros de Paragominas, que fez todo o trabalho de remoção do corpo do jovem que faleceu no local, quanto o resgate do outro rapaz que ficou preso nas ferragens do Celta, houve um congestionamento de mais ou menos tres quilômetros na BR 010, até que os procedimentos fossem realizados.

Reportagem: Robenida Santos/Juliane Sarmento. Foto: Corpo de Bombeiros de Paragominas.

Paragofest superou as expectativas na sexta e no sábado. Hoje é o último dia.

Paragofest, a maior festa de carnaval fora de época da região começou sexta-feira e já alcançou a expectativa dos organizadores. Milhares de foliões de Paragominas e de várias cidades do Pará e até do Maranhão vieram prestigiar o evento e se divertir à vontade. os hotéis estão lotados e é visível a grande quantidade de turistas. O Paragofest está em seu sexto ano e já está se tornando o maior evento do interior do Pará. O prefeito Adnan Demachki garantiu aos visitantes e à população que se deslocou ao "Corredor da Folia", na Avenida Jorge Longo, segurança total, em parceria com a Polícia Militar, que disponibilizou 80 homens, Corpo de Bombeiros, com uma ambulância cedida pela própria prefeitura, além de quase uma centena de seguranças contratados. Os blocos TATU, SÓ O TODDE e SÓ O FILÉ, também contrataram seguranças. Os camarotes foram todos vendidos e as arquibancadas não cabiam mais ninguém.
Os vendedores de bebidas e congêneres também faturaram na sexta e no sábado. Logo mais a festa continua com as bandas conhecidas regional e nacionalmente contratadas especialmente para este evento pelos próprios blocos. Se você não foi no sábado e no domingo, não perca hoje à noite. O bloco Só o Todde trás hoje para a avenida a Banda Araketu para agitar a galera.
Foto: Bruno Nascimento

sábado, 29 de maio de 2010

Homem é assassinado com várias facadas no bairro Jardim Atlântico


Mais um assassinato foi registrado na madrugada de hoje, 29/05, em Paragominas. Mário Carlos de 40 anos de idade foi assassinado por três homens até agora não identificados pela polícia. Segundo informações um dos assassinos seria um ex-presidiário de pré-nome "Ferrer", com quem Mário carlos tinha uma rixa antiga. Segundo a mãe da vítima, seu filho estava marcado para morrer mas não se preveniu e nesta madrugada seus algozes cumpriram a promessa. Mário Carlos levou várias facadas pelo corpo e caiu sem vida no meio da rua do bairro.

A vítima havia chegado por esses dias de Ourilândia-PA onde estava trabalhando. O corpo, que foi levado pela polícia para o necrotério do Hospital Municipal foi encaminhado para o IML Renato Chaves de Castanhal e após os exames periciais será devolvido para a família para ser sepultado.
Reportagem de Luis de Sousa/ Foto: Cláudia Melo

sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Nós queríamos o Jáder como candidato ao governo do Pará. Mas vamos continuar na luta mesmo assim. Pelo menos o PMDB tem candidato nesta eleição" disse um eleitor de Paragominas.


Para os adeptos da política regional e principalmente de Paragominas soou com estranheza o nome do deputado Domingos Juvenil como candidato do PMDB ao governo do Pará. "Sabemos que o PMDB tem condições de trabalhar o nome do deputado Juvenil com muita inteligência aqui na cidade de Paragominas, mas esperávamos que fosse o Dr. Jáder. Vou votar em Jáder de olho fechado e continuar fazendo campanha como faço há mais de vinte anos. Mas tenho ainda que admitir  que levaremos uns dois dias para nos acostumar", disse um eleitor peemedebista ao tomar conhecimento da notícia, pela Rádio Clube de Paragominas que Jáder seria candidato ao Senado e não mais ao governo do Estado. Antonio Carlos, que mora em Paragominas há mais de trinta anos e que já foi militante do Partido da época do Dr. Samuel Câmara (de saudosa memória) acha que: "Jáder Barbalho já tem caga garantida no Senado, mas que o deputado Juvenil ainda é um nome a ser trabalhado com muita inteligência. "Experiência política, ele tem. Acontece que aqui o PSDB tem um nome muito forte e que vai carrear votos para o seu candidato. Vamos lutar com afinco e vamos ganhar esta eleição, se Deus quiser!"

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Domingos Juvenil, será o candidato do PMDB ao governo do Estado. Jáder será candidato ao Senado.


A decisão foi tomada após reunião de quase cinco horas na sede do partido, na noite de ontem. Participaram os integrantes da bancada peemedebista na AL e o presidente da legenda no Estado, deputado federal Jader Barbalho. A bancada federal foi consultada por telefone.
“Somos a tão esperada terceira via”, declarou Jader, afirmando que o partido foi levado a optar pela candidatura própria após conversas com os prefeitos e com as bancadas peemedebistas na Assembleia Legislativa.
Para Jader, os prefeitos e deputados argumentaram que o PMDB estava cansado de ajudar candidatos de outros partidos a se elegerem. “Fizemos isso em 2002 (apoiando o tucano Simão Jatene) e em 2006 apoiando Ana Júlia Carepa. Achamos que chegou a nossa vez”, afirmou.
Indagado se a candidatura é para valer, disse que “não há possibilidade de reversão desse processo”.
Jader afirmou que considera o pré-candidato do PMDB competitivo. “É uma pessoa conhecida em todo o Estado, presidente do Legislativo paraense”, declarou.
Durante a reunião, Juvenil enfrentou uma espécie de sabatina. Ouviu ponderações sobre o cenário político nacional e no Pará, análises sobre as dificuldades de uma campanha solo, mas se manteve firme. “O que pesou para nossa decisão foi, sobretudo, a firmeza do Juvenil que se colocou à disposição do partido e nós queríamos uma candidatura própria”, disse o líder do PMDB na AL, deputado Parsifal Pontes, um dos opositores da aliança do PMDB com os petistas em torno de Ana Júlia Carepa.
Pontes garante que “não podem acusar o PMDB de ter um candidato laranja”.“Nosso candidato é o presidente de um poder”.
Domingos Juvenil disse que abriu mão de uma “candidatura confortável” à Câmara Federal para atender a um apelo das bases do PMDB.“Essa candidatura (a deputado federal) deixou de existir e agora vou me dedicar à campanha ao governo. Não sou candidato de mim mesmo. Aceitei porque esse era um desejo das bases”, declarou, afirmando que a primeira opção era o deputado federal Jader Barbalho, que acabou optando pela disputa ao Senado. “Com essa decisão, eu fui o indicado”, disse.
Juvenil lembrou que o PMDB tem, historicamente, um terço do eleitorado paraense. O partido ocupa 40 prefeituras, tem a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa e a maior na Câmara Federal, além do maior número de vereadores.
Num eventual segundo turno, disse o pré-candidato, o partido poderá negociar com qualquer dos partidos. “Estamos abertos a composições”.

O PMDB vai procurar agora outras legendas a quem oferecer a vaga de candidato a vicegovernador e a segunda cadeira no Senado Federal, uma vez que Jader Barbalho confirmou que disputará uma das vagas.

SAIBA MAIS SOBRE DOMINGOS JUVENIL

Domingos Juvenil nasceu no município de Vigia. É engenheiro civil. Já foi prefeito de Altamira, deputado federal constituinte e está no terceiro mandato como deputado estadual. Preside a Assembleia Legislativa há três anos. Ele é o terceiro précandidato ao governo confirmado ao lado de Ana Júlia, que concorre à reeleição, e do tucano Simão Jatene.

Decisão apanhou PT de surpresa
Principal aliado do PT em 2006, o PMDB vinha há muito demonstrando insatisfação com o tratamento dado pelo governo a seus indicados. Lideranças nacionais como o ministro das Relações Institucionais,Alexandre Padilha, vieram ao Pará várias vezes trabalhar para que a dobradinha da última eleição fosse reeditada já no primeiro turno.
O argumento é de que isso fortaleceria a candidatura de Dilma Rousseff no Estado com maior número de eleitores na região Norte.
Na semana passada, o presidente do partido, deputado federal Jader Barbalho, foi procurado pela governadora Ana Júlia Carepa, que chegou a oferecer para a legenda a candidatura de vice-governador e a segunda vaga ao Senado para Barbalho. A outra vaga será disputada pelo deputado federal petista Paulo Rocha.
A aprovação da autorização pela Assembleia Legislativa de empréstimo ao governo no valor de R$ 366 milhões levantou especulações de que a aliança estava fechada, mas a pressão da base pela candidatura própria continuou.Pesquisas indicariam Jader em primeiro lugar nas intenções de voto numa eventual disputa ao governo. Diante da decisão dele de ser candidato ao Senado, o PMDB acabou surpreendendo com o anúncio da candidatura de Juvenil.
Surpreendido com a novidade, o presidente do PT no Pará, João Batista, disse que ainda reunirá na semana que vem “para tentar compreender melhor a decisão” do agora ex-aliado.
Adiantou, contudo, que a convivência entre as duas chapas será “saudável”. “Teremos que conviver, porque apoiaremos a mesma chapa nacional e vamos manter o diálogo com vistas ao segundo turno”.
A expectativa é de que a partir de hoje os peemedebistas entreguem todos os cargos que ainda ocupam no governo. De acordo com levantamento da líder do PT na AL, deputada Bernadete ten Caten, seriam 300.O líder do PMDB na AL, deputado Parsifal Pontes, nega. “A deputada deve ter visto isso com lente de aumento, mas dentro da atual conjuntura, sejam três, sejam três mil, devemos colocá-los à disposição”. (Diário do Pará)



Igreja LUZ PARA AS NAÇÕES promove mais umA MINKARETA em Paragominas


Neste final de semana o município de Paragominas vai viver também momentos de pura fé e com muita agitação. A Igreja Luz Para as Nações estará promovendo a partir de amanhã (sexta e sábado) mais uma MINKARETA, que será realizada no Parque de Exposição cujo tema é "Sou diferente, sou santificado", com a participação da "Tribo do Funk" e do "Ministério Louva  Deus".

Espera-se milhares de cristãos de todas as denominações religiosas da cidade e do interior, além dos municípios vizinhos que já adiantaram que vão marcar presença. O pastor Gerson Farias, que coordena o evento pela Igreja Luz Para as Nações acredita que cada vez mais a MINKARETA mostra seu verdadeiro propósito que é brincar, cantar, dançar, mas sem perder o principal foco que é louvar Jesus Cristo.

Os "abadeus" continuam à venda ao preço de R$ 30,00 na própria igreja ou pelo telefone 3729.7574.  Pra quem gosta de curtir muita música boa num ritmo alucinante e altamente cristão, vale a pena comprar um "abadeus" e se divertir pra valer. Mas alto lá! No MINKARETA, não há vendas de bebidas alcóolicas ou algo parecido. Neste evento as pessoas realmente ficam "loucas" por Jesus e dançam com a alegria de quem realmente é careta para todo tipo de ilicitude. Se você nunca participou de um evento assim, vale a pena conferir!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

"DE MULHER PARA MULHER" estreou aos domingos na Rádio Clube de Paragominas em grande estilo.

Foto: Robenida Santos, Thaís Sena e Cláudia Melo, comandam o programa "De Mulher Para Mulher".
A Rádio Clube de Paragominas estreou há quinze dias o programa "DE MULHER PARA MULHER", foi exatamente no Dia das Mães. um verdadeiro presente para a população e principalmente para as donas de casa, para as moças, para as meninas e para os homens, por que não? Os homens precisam ficar antenados para conhecerem um pouco mais as suas companheiras. E através deste programa muitas dicas serão divulgadas, além de muitos prêmios e entretenimento. O programa é comandado por Thaís Sena, Cláudia Melo e Robenida Santos.

São locutoras com pouca experiência, mas que tem muita alegria e disposição. Nas três primeiras edições, aos domingos, de 9h as 12h, o programa já conseguiu uma legião de ouvintes. Bastante eclético, o programa tem tudo para dar certo, pois as ligações dos ouvintes estão se tornando rotineiros, não apenas pelos prêmios, mas pelos assuntos que estão sendo abordados.

Murilo, ciclista paragominense corre também atrás de patrocínio.


Murilo, um jovem ciclista de Paragominas é um "cara" que não desiste jamais dos seus sonhos. Mas de uns dias para cá, além de correr pelas ruas da cidade e em outras cidades do Estado, inclusive com vários prêmios em sua categoria, agora corre em busca de patrocínio. Tudo porque as despesas ficaram cada vez mais caras e as passagens mais difíceis. Murilo disse à este blogueiro que em várias ocasiões, ele e seus companheiros viajaram para representar o município de Paragominas com recursos próprios e para economizar o "dinheirinho" chegam até a passar fome e a dormir em rodoviárias e bancos de praça. "A prefeitura sempre ajuda, mas o que nos dão às vezes só dá para as pequenas despesas". Do total de ciclistas que correm em competições estaduais, Murilo é um deles. "Outras vezes é necessário fazer a famosa vaquinha para viajarmos. Não temos condições de estar todo o tempo nas empresas. Muita gente desconfia de nós. mas é o esporte que gostamos de fazer. Não fumamos, não bebemos, só corremos de bicicleta e ainda ganhamos prêmios para a nossa cidade mas não somos reconhecidos, infelizmente", disse Murilo, com muita tristeza em seus olhos. É hora de colaborarmos com quem realmente se interessa pelo esporte. Juntarmos as nossas forças e prestígio para conseguirmos um bom patrocínio para esse rapaz.

VEM AÍ, A MAIOR FESTA POPULAR FORA DE ÉPOCA DA REGIÃO: PARAGOFEST 2010


A PREFEITURA DE PARAGOMINAS, RESPONSÁVEL PELO MAIOR EVENTO CARNAVALESCO FORA DE ÉPOCA DA REGIÃO, ESPERA CONTAR COM MAIS OU MENOS OITENTA MIL PESSOAS NOS TRES DIAS DE PARAGOFEST. OS HOTÉIS JÁ ESTÃO QUASE TODOS LOTADOS E A EXPECTATIVA É MUITO GRANDE POR PARTE DOS ORGANIZADORES. TRES BLOCOS: SÓ O FILÉ, TATU E SÓ O TODE VÃO FAZER A ALEGRIA DOS FOLIÕES COM BANDAS DE RENOME NCIONAL. VALE A PENA CONFERIR!
Está quase tudo pronto para o Paragofest 2010. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Paragominas. O corredor da folia está recebendo os últimos retoques da empresa responsável pelas arquibancadas e pelos camarotes. Banheiros ecológicos em grande quantidade já foram colocados ao longo da avenida. Tris elétricos que farão a festa acontecer já estão chegando na cidade. A secretaria de Cultura reuniu hoje pela manhã donos de blocos e as polícias civil, militar e corpo de bombeiro. Homens também foram contratados para dar segurança aos foliões.

Há a expectativa de que pelo menos dez mil pessoas das cidades vizinhas venham curtir o Paragofest que se transformou no maior carnaval fora de época em toda a região. O Paragofest começa na noite desta sexta-feira, por volta das 20 horas e tem como atração os blocos "Só o Todde!", "Tatu" e "Só o Filé". Por sua vez os blocos trarão atração como: As bandas Piratas; Vibração; Banda Kizoeira; Viviane Batidão e Banda; Caviar com Rapadura Elétrico; Gargamel; Pegada do Axé; Araketu e Banda Timbalâe comandarão a folia, acompanhadas pelos trios elétricos Matrix, Mega Tonhão e New Elétrico. Uma festa inesquecível se aproxima e muita gente já invadiu as lojas e os salões de beleza para fazer uma excelente apresentação. A secretaria de Saúde, com o "Bloco da Prevenção" pretende distribuir 25 mil preservativos. Agora é só esperar para curtir pra valer! 

Fiação elétrica da Celpa se mistura aos galhos de árvores no centro da cidade de Paragominas


Perigo à vista! Muitas árvores que estão no centro da cidade foram plantadas debaixo dos fios de alta tensão da rede de energia elétrica da Celpa. No dia em que foram plantadas, não houve a preocupação de quem as plantou de olhar para cima e verificar que um dia esta fiação seria encobrida pelas árvores. O que acontece é que as árvores cresceram e agora são sinônimo de perigo para que, por ventura queira se abrigar de uma chuva ou mesmo do calor do sol. É que os galhos estão totalmente envolvidos pela viação e estes galhos se tornam condutores de energia. Caso haja chuva com raios e trovões, quem esteja em baixo de uma árvore destas, corre sério risco de morte. Procurado, o diretor da Celpa em Paragominas disse que qualquer cidadão que se sinta prejudicado, pode enviar ofício à empresa que imediatamente será atendido. Caso não tenha condições de mandar ofício basta ir pessoalmente à empresa, relatar o caso, dando o endereço de onde está localizada a árvore que a empresa também atenderá.

 Portanto, muito cuidado! Se você estiver andando pelas ruas da cidade e quiser se abrigar do sol ou da chuva, olhe para cima e verifique se entre os galhos da árvore que você escolheu, não está encoberto pela fiação elétrica da Celpa.

Paragominas começa a viver o clima de Copa do Mundo


A Copa do Mundo está prestes a iniciar e Paragominas começa a entrar no rítmo do maior evento esportivo do planeta. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Esportes fez uma cobertura especial em verde e amarelo na caixa d'água da Praça Célio Miranda, a principal praça da cidade. A Seleção Brasileira estréia na Copa do Mundo contra a Coréia do Norte no dia 15 de junho, as 15:30h com transmissão AO VIVO pela Rádio Clube de Paragominas com a equipe 690 da Rádio Clube de Belém do Pará e TV RBA canal 30. Em Paragominas, várias lojas e algumas ruas começam a dar o ar de Copa do Mundo com fitas e bandeiras em verde e amarelo. As camisetas também começam a ser vendidas em maior número. O clima de futebol se espalha e contagia a população. 

Muitos bares estão adquirindo televisores em LCD, com data-show e telão, tudo isso para garantir uma boa clientela. Ate casa de shows preparam festas especiais para os dias de jogos da selação canarinho. A Rádio Clube de Paragominas começou a divulgar os locais de maior concentração popular e vai fazer um trabalho de reportagem especial com entrevistas e enquetes com seus ouvintes. É aguardar para conferir! É bom lembrar que durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, haverá mudança de horário também nas agências bancárias e no comércio que deverão fechar suas portas. 

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Grave acidente envolvendo duas motos na Rua Hermes da Fonseca no bairro Angelim

Ainda há pouco, por volta das seis e quinze , duas motos colidiram na Rua Hermes da Fonseca com Rua Alenquer no bairro Angelim. O senhor José Rodrigues de Sousa, 53 anos, pedreiro, depois de um dia de trabalho, se dirigia à sua residência pela Rua Hermes da Fonseca, quando chegou na esquina da rua Alenquer, já bem próximo da sua residência, parou para ver se vinha carro, mas olhou apenas um lado. Não percebeu que do outro lado da rua, se aproximava com velocidade um outra moto. Quando deu a partida em sua moto, uma Honda Titan, de placa JUR 9578 de Paragominas, veio por trás o jovem Cleiton Costa de 20 anos de idade, que pilotava a moto YBR Factor de placa NSP 2089 também de Paragominas e o bateu em cheio. O acidente, chamou a atenção dos populares pela violência e pelo barulho. José Rodrigues de Sousa teve suspeita de traumatismo craniano, pois no momento do choque o capacete, que não estava preso pela trava de segurança sacou e ele bateu a cabeça no asfalto. Com a queda, sua cabeça sofreu um profundo corte e perdeu muito sangue. Seu estado de saúde é desesperador. Por este motivo, depois de ser atendido no Hospital Municipal foi transferido com urgência para o Hospital Metropolitano de Ananindeua.

Cleiton Costa, que também foi atendido no Hospital Municipal sofreu apenas escoriações e passa bem. Mas até ainda há pouco estava em observação pela equipe médica. Segundo a sobrinha de José Rodrigues, Marilene de Sousa, que viu seu tio na sala de emergência do Hospital, a situação dele realmente inspira cuidados e dificilmente sobreviverá, pois sua cabeça chegou a estourar com o choque.
Foto: Cláudia Melo/Reportagem: Thais Sena.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Corpo de Bombeiros de Paragominas está trabalhando sem as mínimas condições

Foto: Capitão Olímpio, comandante do Corpo de Bombeiros de Paragominas, no momento em que concedia entrevista a este blogueiro.
Está cada vez mais difícil a situação do Corpo de Bombeiros de Paragominas. Sem veículo para dar suporte aos acidentes e a incêndios os policiais do fogo estão praticamente de mãos atadas. Para se ter uma idéia, tem um caminhão parado há vários dias porque uma correia dentada que custa mais ou menos R$ 110,00 está quebrada e não tem nenhuma peça para reposição. Para fazer resgate de acidentes, os bombeiros e os paramédicos estão utilizando o único caminhão que ainda funciona, o que dificulta para atender qualquer vítima, pois o veículo é alto e torna quase impossível a locomoção da pessoa até a unidade de saúde. O comando do Corpo de Bombeiros já solicitou aos seus superiores peças de reposição em caráter de urgência, mas a compra deste material esbarra na burocracia. Todos os veículos do Corpo de Bombeiros de Paragominas estão na mesma situação. A ambulância utilizada no momento é cedida pela prefeitura. Um constrangimento atrás do outro. As chamadas são inúmeras e o atendimento é feito com precariedade. Nos dias 28,29 e 30 deste mês começa a maior festa carnavalesca fora de época da região, o Paragofest, que deve incentivar a vinda para o município de Paragominas de mais de 20 mil pessoas em cada noite, somando-se as que já estão na cidade aguardando o evento. É uma preocupação a mais, pois como fazer um atendimento de primeira se as condições de infra-estrutura para o funcionamento do Corpo de Bombeiros é precário? Enquanto não houver um atendimento especial por parte do comando geral do Corpo de Bombeiros do estado, os soldados do fogo de Paragominas ficarão de mãos atadas. Sem condições de trabalho é praticamente impossível realizar qualquer tipo de atividade, principalmente esta, que tem como primícia, salvar vidas.

Programa da Guerreira Elcione Barbalho foi suspenso por respeito a legislação eleitoral


Em respeito à Legislação Eleitoral e ao grande número de eleitores que a Deputada Elcione Barbalho tem em Paragominas e em toda a região, o programa da "Guerreira", levado ao ar pela Rádio Clube de Paragominas, foi suspenso. Mas isso não a afasta dos amigos que conquistou ao longo doa anos. Sua mensagem chegará aos seus eleitores não apenas em forma de notícias pelo programa A HORA DO POVO de 9h as 11h com apresentação deste blogueiro, bem como também neste blog, que apesar de ser totalmente particular, tem um vinculo de amizade e compromisso com a "guerreira Elcione Barbalho". Em e-mail, seu assessor parlamentar, registra a suspensão do programa:

Olá, amigos da Clube de Paragominas e sr. Jorge Quadros,


"Em obediência à Legislação Eleitoral, comunicamos a suspensão temporária do Programa da Guerreira, com a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA).
Sempre que possível continuaremos a enviar matérias jornalísticas, de Brasília


Agradecemos a esta emissora e a todos os seus integrantes por todo apoio dedicado ao nosso trabalho. Esperamos que, num futuro próximo, possamos reatar essa sólida parceria.
Nosso gabinete está sempre à inteira disposição de todos.

 
Atenciosamente,




Wendell Barbosa / Fátima Uchôa
(Assessoria de Rádio Release)
(61) 3215-5919
www.elcione.com

Pedro Bala, valentão do JK já está atrás das grades

Pedro Oliveira, o "Pedro Bala" é ex-presidiário de Açailândia (Ma) e é conhecido traficante do bairro JK em Paragominas

Pedro Oliveira, de 41 anos, conhecido no submundo do crime pela alcunha de "Pedro Bala" foi preso ontem no início da tarde pelos agentes da Polícia Civil D' ellecon Oliveira e Paulo Henrique, depois de denúncias de vizinhos de que o homem estava aterrorizando o bairro JK. As informações repassadas à Polícia são de que o valentão Pedro Bala já teria expulsado dali mais de quatro famílias. De posse de um facão, o indivíduo ameaçava todos aqueles a quem suspeitava de "dedo-duro". Afirmava aos gritos que se soubesse que algum vizinho o denunciasse à polícia que matava toda a família do "alcagüete". Não suportando mais as ameaças, tres famílias se mudaram do local. Mas um pai de família, mesmo temendo pela sua vida procurou a polícia e contou o que estava acontecendo. Desde a semana passada que "Pedro Bala" vendia maconha em sua residência. O entra e sai de jovens e adolescentes era constante. Os policiais, de posse das denúncias, foram até a residência do valentão e lá chegando comprovaram que a residência era uma "boca de fumo". Não deu outra, recebeu voz de prisão e foi levado algemado para a 13ª Depol. Mesmo com a grande quantidade de droga encontrada em sua residência, Pedro Bala diz que a maconha não lhe pertence.

Ao chegar à sala da chefia de operações, o acusado confessou ter cumprido pena no Centro Regional de Recuperação de Açailândia/MA, por homicídio. E teria sido liberado pela justiça do Maranhão em outubro de 2009. Segundo a Polícia Civil de Paragominas, ele já tava sendo monitorado cerca de dois meses por outras denuncias. A prisão de “Pedro Bala” foi um alivio para moradores daquele bairro.
O delegado Carlos Magalhães Gomes, da 13ª Seccional de Paragominas o autuou por tráfico de drogas e ameaça.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lei da Transparência entra em vigor no próximo dia 27 de maio

No próximo dia 27 de maio entra em vigor a Lei 131/2009, mais conhecida como Lei da Transparência, mas também chamada de Lei Capiberibe, em homenagem ao seu autor, que mantém um sítio na internet para dirimir dúvidas sobre à auto-aplicação da referida lei.

Capiberibe está entrincheirado no twitter cobrando a aplicação da Lei 131 a partir do próximo dia 28 nos municípios com mais de cem mil habitantes. Vale lembrar, que essas cidades tiveram um ano de prazo para se adaptar a novidade.

Infelizmente a mídia tem dado pouco espaço a essa nova arma de combate a ladroagem que infecta o poder público do país. Uma ladroagem instalada principalmente nas obras de infraestrutura, na saúde e na educação.

O descaso com a Lei 131 é tão grande na mídia, que durante o Painel RBS com os três principais candidatos a presidência da República, nenhum dos jornalistas que argüiram Serra, Dilma ou Marina tocaram no assunto. Aliás, os três, também, não se dignam a responder sobre a lei 131 quando instados pelo twitter.

O descaso da mídia é intrigante, pois bradou diariamente pela aprovação da Lei Ficha Limpa, mas se omite em relação à Lei 131, que irá combater para que não existam fichas-sujas no poder público do país. Será que a mídia, ainda, não entendeu que a Lei 131 abre a execução orçamentária em tempo real sem senhas e que isso vai permitir a qualquer cidadão acompanhar o dia a dia das contas públicas.

Vale lembrar mais uma vez, que a Lei 131 obriga o gestor público a publicar na internet em tempo real a ordem de serviço das compras e serviços que serão contratados. A Lei 131, dessa forma, possibilita que uma compra ou serviço seja interrompido antes de sua execução.

Ao que parece, será preciso que se desenhe, para que a mídia entenda que a Lei 131 é a ação mais eficaz contra a ladroagem já produzida até hoje no país. Os maus gestores públicos estão achando ótimo o desinteresse da mídia, pois assim não são cobrados para que implantem a Lei no prazo estipulado.

Esses maus gestores não perdem por esperar, pois seus adversários estão prontos para argüir no Ministério Público o descumprimento da Lei 131 e a União, pelas declarações da CGU, vai reter os repasses federais das cidades que descumprirem a Lei.

Pelo menos, isso!

Fonte: http://www.prosaepolitica.com.br

servidores da Justiça do Trabalho continuam em greve por tempo indeterminado

Os servidores da Justiça do Trabalho em Paragominas continuam em greve geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal dos Estados do Pará e Amapá (Sindjuf-PA-AP). O movimento será por tempo indeterminado até que seja aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Lei 6613/2009, que institui o Plano de Carreira dos servidores do Judiciário Federal. Segundo o diretor da Delegacia local, Sr. Sami, a Justiça do Trabalho em Paragominas dispõe apenas de 9 funcionários, para uma demanda de 1.700 processos. Por falta de funcionários, dois agentes de segurança estão em desvio de função, ajudando nos trabalhos internos. Com a greve, apenas tres funcionários estão trabalhando em sistema de rodízio, isso significa, segundo a própria lei, 30% dos funcionários ativos do órgão. Marcelo Melo, que é técnico judiciário, informou à nossa reportagem que seriam necessários pelo menos 15 funcionários para atender a demanda dos processos que a delegacia tem hoje, mas existe uma lei que determina apenas 11 funcionários e deste total, 3 estão trabalhando em Belém. A greve não tem data para acabar.

Mais um jovem está desaparecido de sua residência desde a semana passada.

Diego Oliveira Ramos, de 20 anos de idade está desaparecido de sua residência, no bairro Jaderlândia, desde quarta-feira da semana passada. Sua mãe, Fátima Oliveira Ramos está desesperada com o sumiço do filho. Já o procurou em todos os bairros e fazendas do município, mas até agora não obteve êxito. Segundo Dona Fátima, Diego tem problemas de depressão e toma remédio controlado. Freqüenta uma igreja evangélica e não tem passagens pela polícia. Entretanto, há alguns meses, quando foi trabalhar em uma fazenda da região, chegou a usar cocaína. Mas garantiu à sua mãe que só usou drogas esta vez, coisa incomum para quem tinha um grupo de amigos usuários de entorpecentes. No dia em que desapareceu, Diego havia chegado da empresa que estava trabalhando a cerca de dois meses, que ela não sabe dizer qual é, pegou sua bíblia foi à igreja e de lá simplesmente desapareceu com a roupa do corpo. Sua mãe disse ainda a nossa reportagem que Diego deixara em cima de uma mesa um pedaço de papel com a frase: “Mã, estou indo embora”. Mas Dona Fátima teme pela vida do filho, já que de vez em quando ele comentava que não agüentava mais viver, que era doente e que iria se matar. Em estado depressivo Diego costumava se trancar em casa. Há também muito mistério no desaparecimento de Diego porque até agora ninguém sabe o que deve ter lhe acontecido.

Mudança em nome de batismo do Blog

Tudo o que fazemos é para que nossos internautas possam ter mais facilidade de acesso ao nosso blog e assim ficarem informados do que acontece na cidade de Paragominas. Entretanto, com a grande quantidade de acessos nos último mês resolvemos, depois de uma reunião de cúpula, é claro, mudar o nome do blog de www.paragominasemdestaque.blogspot.com para www.jorgequadros.com. Assim, teremos condições de ampliar as informações, antes apenas do município de Paragominas, para todos os municípios da região, além de notícias do estado e algumas notícias relevantes em nível de País. Portanto, dentro de mais ou menos quatro dias, nossos leitores poderão nos ler com muito mais facilidade. Também estamos aceitando as opiniões dos nossos leitores, desde que sejam corretamente assinadas. As opiniões anônimas não serão postadas.

Desaparecimento do professor de Ginástica Sidney Machado de Sousa ainda é mistério

Desaparecimento do professor de ginástica Sidney Machado de Sousa, de 26 anos de idade e que exercia sua profissão na Academia de Ginástica Visual Fitness , localizada na rua XV de novembro, próximo à Praça Célio Miranda, no coração da cidade de Paragominas ainda é um grande mistério. Professores e alunos garantem que ele esteve na segunda-feira da semana passada na academia, mas que não encontrou na empresa, apesar de estar com o uniforme. Na tarde de terça-feira, uma de suas alunas, que vinha de Belém, também garante que o viu na Rodovia BR 010, quase em frente da Fazenda Água Parada, próximo ao município de Ipixuna do Pará. Sua mãe, Maria das Neves, desesperada, procurou todos os veículos de comunicação da cidade, além de espalhar cartazes com a foto do filho em vários pontos de Paragominas e cidades vizinhas. Na manhã desta segunda-feira, chegou a informação de que o professor Sidney foi visto na balsa do Rio Capim, na rodovia PA 256. Sua mãe desconfia que ele tenha ido para a Fazenda Balalaica onde mora o seu pai. Mas estas informações ainda são desencontradas. A pergunta que se faz é a seguinte: Como ele poderia ter ido diretamente encontrar com o seu pai, se de Paragominas até a fazenda Balalaica é quase um dia de viagem e para chegar lá deve mesmo ter ido pela PA 256. Como então ele foi vista na BR 010 próximo ao município de Ipixuna do Pará. Mais uma coisa: se ele tinha intenção de sair da cidade, por que não avisou sua mãe, ou alguém de sua família ou mesmo seus colegas de trabalho ou alunos, já que não há informações de nenhuma discussão ou algo parecido que o fizesse tomar uma decisão precipitada. O fato é que o sumiço do professor Sidney Machado continua envolto de mistério. As buscas continuam, porém sem nenhum resultado até hoje.

Escolas deixam crianças do lado de fora no horário de aula ou após as aulas

A Secretaria Municipal de Educação deve chamar a atenção de diretores de escolas que permitem que crianças fiquem do lado de fora esperando seus familiares sem que ninguém tome conta delas. É comum a nossa reportagem passar em frente de escolas municipais e as crianças estejam brincando, correndo de um lado para outro, aguardando a chegada dos seus pais ou de seus responsáveis. Acontece que, com a grande incidência de abusos sexuais registrados em Paragominas é necessário urgentemente uma reunião entre educadores e pais para que cheguem à um consenso com relação a hora de saída de seus alunos. Os pais devem chegar mais cedo para receberem seus filhos diretamente das mãos dos seus professores ou do funcionário que a direção indicar. Para se ter uma idéia da situação, na semana passada um veículo pegou fogo distante cerca de 600 metros da Escola do Lyons e muitos alunos simplesmente foram para lá dar uma olhada no sinistro. Detalhe, grande parte dos alunos tinha no máximo sete anos de idade. É perigoso ou não é? Alguém tem que responsabilizar por estas crianças antes que algo de muito ruim aconteça.

Deficiente mental é assassinado à facadas

Marcos do Nascimento Silva, de 20 anos de idade, (Foto)foi assassinado com requintes de crueldade por quatro jovens, por volta das cinco horas da manhã de sábado, na conhecida Praça do Ginásio, localizada no bairro Cidade Nova. Esta praça tem se tornado, nos últimos meses, um local de concentração de pessoas que saem das festas de vários bairros e terminam a “farra” neste local, com algazarra, som automotivo na maior altura, tiros a esmo e brigas, muitas brigas. Marcos do Nascimento Silva, tem problemas psiquiátricos, toma remédio controlado e no sábado estava sob efeito de bebida alcoólica. Os quatro jovens: Edson Ribeiro dos Santos, Antonio Rodrigues Barbosa, João Marcos Silva de Oliveira e Leanison Cordeiro de Sousa começaram a provocar “Marquinhos”, em seguida começaram a agredi-lo a socos e pontapés, o imobilizaram e começaram a cortá-lo de facão, um dos golpes acertou-lhe o coração.
O crime chocou até as pessoas que estavam no local e que estão acostumadas a presenciar as brigas que acontecem no local. Após o crime covarde, os rapazes fugiram do local. Mas uma testemunha já tinha acionado à Polícia Militar que chegou ao local momentos depois e encontrou o corpo de “Marquinhos” já sem vida. As buscas foram efetuadas e os assassinos foram localizados ainda próximos ao local do crime. Um deles ainda estava com a roupa completamente manchada de sangue e o facão utilizado para ferir o “deficiente mental”.

 Os jovens assassinos foram autuados em flagrante por homicídio e formação de quadrilha, pelo delegado Carlos Magalhães Gomes e estão a disposição da justiça. Mas enquanto colhíamos as informações para este blog, a polícia conseguiu prender o quinto assassino, que foi seguido pelas cãmeras de monitoramento instaladas pelos bairros da cidade. Trata-se de Rafael Rodrigues Barbosa, 20 anos, conhecido no mundo do crime “Carranca”.
(Reportagem e Fotos: Bruno Nascimento)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Máquinas caça-níqueis foram apreendidas pela equipe comandada pela delegada Carmem Suely


Sob a coordenação da delegada Carmem Suely, a Polícia Civil em Paragominas já conseguiu tirar de circulação 16 máquinas caça níqueis de janeiro até ontem à tarde. A operação denominada de "Game Over" que significa "Fim de Jogo" visa combater o jogo ilegal e impedir que crianças e adolescentes se tranformem em viciados, além do mais, nestes locais, bares, lanchonetes, restaurantes e pequenas mercearias, estão se aglomerando pessoas das piores índoles transformando pequenos jogadores em "aviões" para o tráfico de drogas. Além de uma contravenção penal é um problema social. A maioria da clientela destas máquinas caça-níqueis são crianças e adolescentes que se empolgam com o jogo e perdem tudo o que ganham, às vezes até o dinheiro da merenda da escola, quando não cometem pequenos furtos dentro de casa para conseguir moedas para jogar. Outro detalhe é que as máquinas são "viciadas", ou seja, as pessoas jogam na iminência de ganhar, mas cerca de 95% de todo o dinheiro jogado fica com o proprietário da máquina que repasse apenas um pequeno percentual para o dono do estabelecimento. Por falar nisso, os donos destes locais onde estavam as máquinas estiveram na 13ª Depol, prestaram depoimento, mas foram liberados e irão responder à este crime em liberdade.

Alerta! Cano quebrado desperdiça milhares de litros de água desde a segunda-feira.


Alerta! Moradores da Rua Belém, no Bairro Promissão II, estão denunciando que um cano de água da Sanepar está quebrado e derramando muita água desde segunda-feira. Já ligaram para a autarquia municipal, que prometeu fazer o reparo e até hoje (quinta-feira) nada foi feito. Estive lá e constatei o que o povo denunciou. São milhares de litros de água desperdiçados dia e noite. A pergunta é: quem vai pagar por esse desperdício? o povo é claro! Por que a Sanepar demora tanto para recuperar um cano quebrado que traz muitos prejuízos à própria empresa e à comunidade? Confira o registro fotográfico feito por volta das 11:30 de hoje. Atenção Sanepar, o cano quebrado fica entre a Escola Estadual Raimundo Laureano e a Creche Cícero Ávila no bairro Promissão II. Detalhe: enquanto a água jorra no cano quebrado, as casas estão sem o líquido precioso.

Governadora promete conclusão do prédio do IML em sessenta dias. O prazo acabou e nenhum tijolo novo foi colocado na construção que está praticamente abandonada.

Paragominas vive um problema grave e que não tem data para acabar. O término da construção do Instituto Médico Legal Renato Chaves em Paragominas. Por duas vezes a governadora do Estado Ana Júlia Carepa este na cidade e prometeu que a obra seria entregue em sessenta dias. Na primeira vez, houve até manifestação de populares, solicitando que o IML fosse construído e que essa obra fosse prioridade entre algumas que ela havia prometido. Depois de um ano, a governadora voltou à Paragominas, exatamente no dia 18 de março deste ano. Sabedora que haveria uma grande manifestação de alunos de duas grandes escolas estaduais, Escola Presidente Castelo Branco e Escola Raimundo Laureano, uma com parte do teto interditado pelo Corpo de Bombeiros e a outra que até hoje não tem sequer muro para proteger alunos e professores, a equipe do governo esteve em algumas emissoras de rádio, inclusive na Rádio Clube de Paragominas e prometeu que em sessenta dias todas estas obras seriam entregues à população, principalmente o IML. O prazo expirou anteontem e nada foi feito. Vale ressaltar que a Câmara de Vereadores fez uma devolução de duodécimo de cem mil reais e a prefeitura entrou com uma contrapartida de cinqüenta mil reais e a obra estava orçada em duzentos e cinqüenta mil reais. Ou seja, até agora o que está construído foi dinheiro investido pelo município. Do governo até agora não foi investido absolutamente nada, segundo os próprios vereadores. O pior é que as famílias que perdem seus parentes, por acidentes ou assassinatos chegam a ficar dois dias à espera dos peritos do IML de Castanhal. Muitas vezes as famílias são extremamente pobres e quando os corpos vão para Castanhal, ficam na dependência do Poder Público para trazer os corpos de volta para Paragominas. Para se ter uma idéia da situação, dentro de alguns dias haverá eleição para a escolha da diretora da Escola Estadual Castelo Branco que é a mais antiga da cidade, e ninguém se habilita a se candidatar. Uma eleição já foi marcada e não aconteceu porque não apareceu nenhum candidato.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Desaparecimento de pessoas em Paragominas já está preocupando as autoridades policiais.

O número de pessoas desaparecidas em Paragominas está causando preocupação às autoridades policiais. Há alguns meses o número de jovens desaparecidos vem aumentando consideravelmente. Muitos deles são encontrados mortos e na maioria dos casos, vítimas de assassinos violentos. Somente nos últimos sessenta dias mais de cinco jovens foram encontrados nas estradas vicinais, assassinados com requintes de crueldade. Um dos quais foi amarrado de cabeça para baixo numa árvore, teve a língua cortada e foi baleado por pelo menos cinco vezes. Na sexta-feira, mais um jovem desapareceu de sua residência no bairro Sidilândia na zona periférica da cidade, bairro considerado violento e seu corpo foi encontrado somente na manhã de domingo, já em adiantado estado de decomposição. Todas estas pessoas assassinadas tinham passagens pela polícia sobre os mais diversos crimes. Na manhã de segunda-feira, o personal trainee Sidney Carvalho, funcionário de uma conhecida academia de ginástica que tem alunos da classe média da cidade também desapareceu e até agora ninguém sabe o seu paradeiro. A última informação é de que ele teria sido visto em uma bicicleta próximo ao município de Ipixuna. Sua mãe registrou um boletim de ocorrência na 13ª Depol em Paragominas. Adventista e sem antecedentes criminais o caso tem sido um mistério para os familiares, amigos e colegas de profissão. Como é comum o desaparecimento de pessoas na cidade, a família torce para que nada de ruim tenha acontecido ao professor Sidney Carvalho. As buscas continuam, mas até o momento não há mais nenhuma pista que possa desvendar mais este mistério.

Polícia Militar faz operação em todos os bairros da cidade

Foto: Coronel Éder Silva - Comandante da CPR-6
A Polícia Militar de Paragominas, comandada pelo coronel Éder, pelo Tenente Coronel Almendra, Capitaõ João Luis e Tenente Vaner e mais de cinqüenta policiais em várias viaturas estão fazendo uma verdadeira varredura em vários bairros da cidade. A operação já esteve nos bairros Jaderlândia, Jardim Atlântico e hoje esteve durante todo o dia nos bairros Promissão IIII e Invasão Nova Esperança, considerado por muitos como uma faixa de gaza pela quantidade de bandidos que residem no local e da grande incidência de bocas de fumo. A operação militar vai acontecer em todos os bairros da cidade, mesmo no centro, onde a criminalidade é menor. O coronel Éder, em entrevista à nossa reportagem aproveitou para mandar um aviso aos bandidos, dizendo categoricamente que enquanto ele estiver no comando da CPR-6, nenhum bandido vai ficar fora da cadeia. Perguntado sobre a abrangência da CPR-6 ele disse que seu comando é responsável por uma grande região que vai de São Miguel do Guamá à Dom Eliseu, pela BR 010 e ainda os municípios de Capitão Poço e Garrafão do Norte. Mas e se esses bandidos saírem de Paragominas e forem para estes outros municípios. Ele respondeu: “quero que fique bem claro que esses bandidos perigosos têm que sair do Estado ou ir para municípios que não estejam sob a minha jurisdição, mas não vamos dar nenhuma trégua para ninguém. Vamos trabalhar dia e noite para expulsá-los daqui primeiramente. Todos eles estão sendo monitorados e os famosos ‘boqueiros’ se quiserem comercializar suas drogas que encontrem outro mercado”. Várias pessoas foram detidas, grande quantidade de drogas foi apreendida, máquinas caça-níqueis, armas de fogo e armas brancas. Amanhã, outro bairro receberá a visita da Polícia Militar com a mesma quantidade de policiais. Na semana que vem, a operação será ainda maior pois contará com a participação do policiamento de trânsito. A idéia é tirar de circulação todos os carros e motos suspeitos de participarem de assaltos na cidade.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Família reconhece corpo encontrado em estrada vicinal de Paragominas


Depois do anúncio pela Rádio Clube de Paragominas que alguns populares haviam encontrado um cadáver numa estrada vicinal que dá acesso à PA 256, às proximidades do aterro sanitário, algumas pessoas começaram a ligar querendo saber mais detalhes deste achado macabro já que é costume pessoas desaparecerem e depois de alguns dias aparecerem mortas em alguma estrada vicinal. Neste caso específico, por volta das 16 horas de hoje (18/05) compareceram ao escritório da RBA Paragominas a Dona Tereza de Jesus Lima e seu filho Sérgio Miranda conhecido por "Serginho", que estavam procurando seu parente. Um rapaz de dezenove anos, baixo, moreno e que tinha passagem pela polícia por roubo. Imediatamente, nossa reportagem chamou em particular o jovem Sérgio e informou que em nossos arquivos havia algumas fotografias que correspondiam às características do seu irmão. Sérgio reconheceu o corpo como sendo de seu irmão Thiago Miranda, que residia no bairro Jaderlândia e que estava marcado para morrer. Sua mãe, Dona Maria, também criou coragem e viu a fotografia e reconheceu as roupas que seu filho estava vestindo na última vez em que esteve com ele, que foi na sexta-feira por volta das 22 horas. Thiago era amigo inseparável de um outro jovem conhecido por "Neném" que também foi assassinado há dezessete dias nas mesmas circunstâncias. O corpo de Thiago está no IML Renato Chaves de Castanhal, para onde  viajará o irmão Sérgio amanhã, quarta-feira, para fazer o reconhecimento oficial e trazê-lo para ser enterrado em Paragominas. O Irmão de Thiago, diz estar apreensivo com sua vida e da sua família pois acredita que exista um grupo de extermínio no bairro para tirar de circulação jovens que estejam envolvido com drogas e quem sabe, seus familiares.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cadáver é achado em Rodovia Estadual

Um telefonema anônimo para o Centro de Operações Policiais - 190 - do 19º BPM - Batalhão de Polícia Militar, levou uma guarnição composta pelo Cabo PM Corpis, juntamente com os soldados Joseno e Josias a encontrar o cadáver de um homem já em adiantado estado de decomposição, às proximidades da Rodovia PA-125 próximo à área urbana de Paragominas. O encontro macabro aconteceu por volta das 13 horas de domingo (16/05).
O cadáver do desconhecido já tinha servido de alimento para os urubus que estavam aianda sobrevoando o local. Os ossos do crânio e parte do corpo estavam expostos. Talves alguém o reconheça pela camisa em tom lilás, cinto de couro e bermuda jeans. O homem estava com um capuz na cabeça, o que leva a presupor que seja alguém que estava em aitude suspeita.

Os Policiais Militares acionaram os investigadores Denílson e Augusto que foram até o local. Sem pistasalguma, os dois levaram o corpo do “indigente” para o necrotério que funciona no Hospital Municipal de Paragominas (HMP).

Algumas horas depois no domingo, peritos do Centro de Pericias Científicas “Renato Chaves” de Castanhal, levaram o corpo para aquela unidade de necropsia.

O caso foi registrado na 13ª Seccional de Paragominas, onde o delegado Raimundo Xavier de Souza abriu um inquérito para apurar o caso.

Denuncie: A Polícia Civil de Paragominas pede para quem tiver alguma informação que possam desvendar o crime assim como, a identidade do cadáver ligar para o telefone (091) 37294977 ou dique denuncia 181.

Reportagem: Bruno Nascimento.

18 de Maio - Dia Nacional Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Paragominas Tá nessa luta!


O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal No. n.º 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. A motivação para criação de uma data como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade e mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra ä violência sexual de criança e adolescente. Por outro, lado a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações desse tipo de violência bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Desde a criação dessa Lei a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente aprovado pelo CONANDA em 2000, no marco dos 10 anos do ECA.

Há nove anos, o dia 18 de maio é marcado no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída por Lei Federal, a data é um reforço ao enfrentamento e à mobilização sobre o problema nos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia.
Para denunciar esse tipo de abuso a população pode ligar para o número 100 Disque Denúncia Nacional.

Falta d'água em Paragominas está se tornando constante e constrangedor para os usuários


A falta d'água no centro da cidade e em outros bairros da periferia está causando, não apenas transtorno, mas também muita raiva aos usuários da Sanepar - autarquia do governo municipal responsável por atender com água potável a cidade de Paragominas. No domingo (16/05), no Centro, faltou água desde as primeiras horas da manhã até o final da tarde. Na segunda-feira (17/05) novamente faltou água no final da tarde e só chegou na madrugada de terça-feira. Um absurdo, levando-se em consideração que a população dificilmente é avisada sobre a falta de água em suas residências. Muitas familias convidaram parentes e amigos para suas residências para passarem o domingo juntos, mas o convite foi abortado por causa da falta de água. nem todo mundo tem condições de comprar caixa d'água. Na segunda-feira o pior, muitas pessoas chegaram dos seus empregos e também não puderem tomar banho, outros sequer puderam usar o banheiro ou o vaso sanitário. Vale ressaltar que o investimento que a sanepar está fazendo para abastecer a cidade é da ordem de trinta milhões de reais e tem o apoio financeiro da Vale. "A falta d'água é até aceitável se não fosse tantas vezes e em dias seguidos. Parece até que voltamos aos velhos tempos da Cosanpa, empresa deficitária e falida do governo estadual. O que está acontecendo em Paragominas é inaceitável. Se vai faltar água para manutenção, até entendemos, mas tem que usar os meios de comunicação para avisar a população", disse um morador do centro da cidade. O pior é que depois de várias horas esperando, quando a água chega é completamente barrenta, sem condições nenhuma de uso. O consumidor tem que se desfazer desta lama cerca de duas horas, com a torneira derramando à vontade. No final do mês ainda tem que pagar por este desperdício, que não é sua culpa, sob o risco de ter o fornecimento cortado pela Sanepar.

Justiça do trabalho em Paragominas adere a greve geral da categoria

Os servidores da Justiça do Trabalho em Paragominas aderiram a greve geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal dos Estados do Pará e Amapá (Sindjuf-PA-AP). O movimento será por tempo indeterminado até que seja aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Lei 6613/2009, que institui o Plano de Carreira dos servidores do Judiciário Federal. Segundo o diretor da Delegacia local, Sr. Sami, a Justiça do Trabalho em Paragominas dispõe apenas de 9 funcionários, para uma demanda de 1.700 processos. Por falta de funcionários, dois agentes de segurança estão em desvio de função, ajudando nos trabalhos internos. Com a greve, apenas tres funcionários estão trabalhando em sistema de rodízio, isso significa, segundo a própria lei, 30% dos funcionários ativos do órgão. Marcelo Melo, que é técnico judiciário, informou à nossa reportagem que seriam necessários pelo menos 15 funcionários para atender a demanda dos processos que a delegacia tem hoje, mas existe uma lei que determina apenas 11 funcionários e deste total, 3 estão trabalhando em Belém. A greve não tem data para acabar.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Programação em Paragominas


Amanhã, 18, A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS estarão fazendo uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto Juvenil. De 8h as 11h haverá concentração das equipes de apoio e abordagem de pedestres, de motoristas de veículos com trabalho informativo e distribuição de folderes sobre violência sexual nos seguintes locais: Praça Célio Miranda; KM 12 - Posto Roda Viva; Trevo da Escola Nova; Mercado Municipal; SEMAS; Rua Samuel Câmara com CRAS e na Escola Amilcar Tocantins no Jaderlândia. À tarde haverá concentração às 15:30h em frente a SEMAS na Praça do Ginásio, seguindo em caminhada até a Praça Célio Miranda com o Trio Elétrico da Rádio Margarida e culminância na Praça Célio Miranda com a seguinte programação: Apresentações culturais da Rádio Margarida, Atrações culturais da terra; pronunciamento de parceiros; pronunciamento da secretária de Assistência Social, Coord. do CREAS e Prefeito Adnan Demachki. Este blogueiro foi convidado a participar.

Ciumento acerta oito golpes na ex-namorada

O crime aconteceu na noite de sábado, Valmiran de Nazaré da Silva Souza, 33 anos, insatisfeito com o fora de sua namorada, uma menor de apenas 16 anos, chegou a seu apartamento e deu oito golpes certeiros com mesma, em Paragominas, nordeste paraense. 
Tudo aconteceu por volta 22h do último sábado, Valmiran de Nazaré, ele que levou um fora da ex-namorada, uma menor de apenas 16 anos. Insatisfeito, há alguns dias, vinha ameaçando a menor na tentativa de reatar a relação. Mas nunca teve êxito. Inconformado, Valmiran foi até o apartamento da adolescente no bairro Promissão I, área central de Paragominas, e começou agredir verbalmente a menor na frente das amigas, na ocasião estavam no mesmo local. 
Mesmo com a presença das amigas Valmiran insatisfeito, deu-lhe uma tapa no rosto, em seguida começou dá golpes certeiros em sua barriga com uma chave de fenda que já estava em poder dele, ao se dirigir a casa da menor. Em seguida fugiu em uma bicicleta, sem deixar pistas. (Reportagem: Bruno Nascimento)
A adolescente foi socorrida pelas amigas, que a tempo conseguiram levar até  o Pronto Socorro de Paragominas (PSM), onde foi submetida a exames médicos. Após algumas horas, foi liberada por não apresentar nenhum risco de morte.  
Após sair do PSM, as amigas procuraram ajuda na Seccional de Paragominas, e deram o endereço dele corretamente. Os investigadores Denílson e Manoel Cristiano foram até a residência do acusado, ontem por volta de meio-dia. Ao chegar ao apartamento do acusado no bairro Promissão III, área periférica da cidade, os investigadores conseguiram fazer a captura do mesmo. 
A menor ainda foi encaminhada para o Centro de Pericias Cientificas “Renato Chaves”  de Castanhal, para exames de corpo delito. Em depoimento, ela disse que Valmiran teria confessado para ela, que ele próprio teria matado seu irmão em Paragominas no ano de 2007. A Polícia Civil de Paragominas investiga a veracidade da informação, repassada pela menor. 
Ele foi encaminhado para 13ª Seccional de Paragominas, onde o delegado Raimundo Xavier de Souza autuou em flagrante por tentativa de homicídio. 
  

Paragominas vai realizar semana espírita


Entre os dias, 22 a 30 de maio, o Centro Espírita Allan Kardec, estará realizando em Paragominas, a IV Semana Espírita, com o tema: Jesus e o Espiritismo. Serão sete dias em que os espíritas do nordeste paraense estarão debatendo a doutrina filosófica-cristã.

Durante os sete dias de atividades, ficará exposta para o público, a livraria André Luiz, itinerante. Os livros dos Espíritos; Evangelho Segundo Espiritismos; Céu e o Inferno, entre outros estarão a venda.

Esta é a sexta semana espírita, realizada em parceria com a União Espírita Paraense (UEP) e são esperadas mais de 500 pessoas.

Confira a programação:

Dia 22 – Abertura oficial da programação – 19h30, Prefeitura de Paragominas – Rua do Cortorno, 1212 – Tema: Jesus e o Espiritismo.

23:  19h30, Prefeitura de Paragominas – Rua do Cortorno, 1212 – Tema: Jesus e a Reencarnação.

24: 19h30, Centro Espírita Allan Kardec – Rua Estado da Bahia – Tema: Jesus e a mediunidade.

25: 19h30, Centro Espírita Allan Kardec – Rua Estado da Bahia – Tema: Entrevista com Chico Xavier.

26: 19h30, Centro Espírita Allan Kardec – Rua Estado da Bahia – Tema: Parábolas de Jesus.

27: 19h30, Centro Espírita Allan Kardec – Rua Estado da Bahia – Tema: Jesus e a família.

28: 19h30, Centro Espírita Allan Kardec – Rua Estado da Bahia – Tema: Jesus e o consolador.

29: 19h30, Câmara Municipal de Paragominas – Praça Célio Miranda – Tema: Jesus, o Médico das Almas.

30: Encerrando as programações, às 19h30, Câmara Municipal de Paragominas – Praça Célio Miranda – Tema: Jesus, o Educador.

Maiores informações, 8847389 ou 99044063. (Diário Online com informações de Paragominas)
FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO