sábado, 31 de julho de 2010

Evaldo Cunha, retorna à Ipixuna do Pará e milhares de pessoas o recepcionam com carreata pelas ruas da cidade

Neste momento chega em Ipixuna do Pará o prefeito Evaldo Cunha (PT) que foi reconduzido ao cargo pelo Tribunal Superior Eleitoral, depois de ter sido cassado pelo TRE-PA. A decisão do ministro do TSE Ricardo Lewandowisk, trouxe novamente ao município todos os aliados do prefeito, que vieram em ônibus de várias partes da zona rural. Evaldo Cunha falou com exclusividade à Rádio Clube de Paragominas dizendo que prevaleceu a democracia, a vontade do povo. Milhares de pessoas acompanham o prefeito neste momento em carreata pelas ruas da cidade. O prefeito reempossado deverá fazer um discurso na tarde de hoje e amanhã, domingo, será realizada uma grande festa às margens do Rio Ipixuna. Evaldo Cunha começará a despachar na segunda-feira, 02. Só não se sabe ainda aonde será o gabinete do prefeito já que o prédio da prefeitura está interditado depois que foi depredado por manifestantes.

Motoqueiros atiram em adolescentes no bairro Jardim Atlântico

Dois rapazes resolveram brincar de uma forma inusitada hoje de madrugada. Pegaram uma moto e uma arma e saíram atirando nas pessoas. Logo, por volta das duas e meia, chegaram ao bairro Jardim Atlântico e atiraram em três adolescentes. Um foi atirado nas nádegas, outro na coxa e o terceiro recebeu um tiro no pênis que varou nas nádegas. Dois foram socorridos por amigos e o rapaz que levou o tiro no pênis, A.S.N. de apenas 15 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Os três foram operados pelos médicos de plantão do Hospital Municipal de Paragominas e passam bem.

Mais um esfaqueado

Um homem foi esfaqueado também na madrugada deste domingo e conduzido para o Hospital Municipal onde foi operado. Até o momento não temos a identificação deste homem, mas nossa equipe está buscando todas as informações. Seu estado de saúde é considerado estável. A fonte desta informação é o próprio Hospital Municipal de Paragominas. Nenhuma ocorrência, nem dos crimes acima e deste esfaqueamento foi registrada na 13ª DEPOL.

Evaldo Cunha retoma a prefeitura de Ipixuna

Prefeito cassado teria conseguido decisão favorável ontem à noite, no TSE
Evaldo Cunha novamente no cargo

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, garantiu a reintegração de Evaldo Cunha (PT) à prefeitura de Ipixuna do Pará. O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE, concedeu liminar suspendendo os efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que cassou os mandatos de Cunha e seu vice, Luiz Braga da Silva.

Ao decidir pela manutenção dos mandatos, até que o TSE julgue um recurso especial contra o TRE-PA, o ministro Ricardo Lewandowski ressaltou que “a prudência aconselha que se preserve a soberania popular até decisão final do Tribunal Superior Eleitoral”. Isso porque, tanto o juiz eleitoral que julgou o caso em primeira instância, quanto o Ministério Público Eleitoral afirmaram que não havia provas “robustas o suficiente a tornar inequívoca a ocorrência da suposta compra de votos”.

O presidente do TSE salientou ainda que existe urgência na concessão da liminar, uma vez que a Câmara Municipal, que se encontra em recesso, teria marcado uma reunião para esta sexta-feira com o intuito de empossar o segundo colocado nas eleições.

“Não me impressiona a posse precipitada dos segundos colocados eventualmente alçados à titularidade do Executivo municipal nas últimas horas. É que essa medida liminar tem em mira resguardar a vontade popular sufragada nas urnas até o exame mais aprofundado da controvérsia pelo Tribunal Superior Eleitoral”, destacou Lewandowski.

Ao finalizar sua decisão, o presidente do TSE citou precedente da Corte no sentido de que a alternância na titularidade da chefia do Executivo municipal por meio de intervenções judiciais pode gerar “indiscutível efeito instabilizador na condução da máquina administrativa e no próprio quadro psicológico dos eleitores, tudo a acarretar descrédito para o Direito e a Justiça Eleitoral”.

Ao absolver o prefeito e seu vice da acusação de compra de votos, o juiz eleitoral ressaltou que a “missão constitucional da Justiça Eleitoral como guardiã do processo eleitoral, manter a vontade popular quando não eivada de vícios, fraudes, abusos”.

O Ministério Público Eleitoral paraense, ao se manifestar pela absolvição, salientou que “em verdade, tem-se depoimentos contraditórios entre si e que deixam antever uma possível ‘fábrica de provas’”.

>>Segurança continua reforçada pela PM

Prevendo possíveis protestos contrários à decisão, a Polícia Militar decidiu reforçar o policiamento na cidade. Uma tropa de choque, vinda de Paragominas, juntou-se ao efetivo do município a fim de evitar novos tumultos, como os que aconteceram na quarta e na quinta-feira, quando correligionários de Cunha interromperam a rodovia Belém-Brasília por cerca de doze horas e, no dia seguinte, invadiram e depredaram o prédio da prefeitura municipal.
“Também fecharemos todos os bares mais cedo, para que ninguém fique alterado e faça confusão”, afirmou o major pm Dênis.
Ontem, às 17h, o presidente da Câmara Municipal de Ipixuna do Pará, Gilson Souza (PPS), fez uma sessão para empossar José Orlando Freire (PSDB) como prefeito. Segundo colocado nas eleições de 2008, ele foi diplomado por decisão da 49a Zona Eleitoral após a cassação de Cunha.
Freire não compareceu e , com apenas três vereadores , a sessão foi conduzida pelo presidente da Casa de forma pacífica, sem manifestações e durou cerca de trinta minutos.
Na última terça-feira, foi realizada uma cerimônia de posse do lado de fora da Câmara de Vereadores, na presença do chefe de cartório eleitoral de Mãe do Rio, responsável por Ipixuna do Pará. O juiz eleitoral daquela comarca entendeu a posse como um ato legal. A assessoria jurídica daquela casa legislativa tentou recorrer na Comarca de Aurora do Pará, alegando que o prazo era de 48h para o empossamento, mas a juiza Adelina Luiza Moreira indeferiu o pedido.
“Em momento algum falamos que não queríamos realizar a posse. Mas a última (posse) a presidência da Casa não reconhece, já que o regimento diz que o prazo é de 48h. Perante a Câmara, a cidade de Ipixuna do Pará continua sem prefeito. Temos um diplomado. Inclusive mandamos um ofício, mas ele se recusou a assinar”, disse Gilson.
A Câmara Municipal de Ipixuna do Pará está com seus trabalhos paralisados por motivo de férias dos vereadores. Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de Freire, que não teria comparecido ao local pelo fato da posse ter sido realizada na última terça-feira, e reconhecido pela Comarca Eleitoral de Aurora do Pará.



sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cratera na rua Beira Rio no bairro Promissão II pode causar morte de crianças


Um enorme buraco na rua Beira Rio, no bairro Promissão II está tirando o sono dos moradores. A cratera está cheia de água suja e com mal cheiro, com animais peçonhentos, baratas, ratos, insetos e a profundidade pode causar mortes caso uma criança venha a cair no local. Segundo a moradora da casa em frente à cratera, ela é a mais prejudicada. "O problema é que ninguém toma providências, o buraco fica bem na beira da rua e se cair alguém de noite vai morrer, porque ningém vai saber. Se for uma criança então, nem se fala", disse a mulher.

Nossa equipe esteve no local e constatou que realmente a cratera é profunda e tráz riscos principalmente às crianças. O trabalho começou na mesma época do asfaltamento das ruas adjacentes, principalmente as que fazem confluência com as que ficam próximo à Escola Raimundo Laureano. "Por que começar uma frente de serviço se tem que parar as obras e deixar nós moradores com o problema?", disse um morador que preferiu não se identificar. Fica o alerta à Secretaria de Obras para que dê uma resposta aos moradores da área, antes que algo pior venha a acontecer, como por exemplo, uma morte por afogamento na cratera da rua Beira Rio.

Para Câmara, Ipixuna do Pará continua sem prefeito


Policiamento continua em Ipixuna do Pará. Presidente da
Câmara garante que o município está sem prefeito
O presidente da Câmara Municipal de Ipixuna do Pará convocou uma sessão extraordinária no final da tarde de hoje (30) para empossar José Orlando Freire como novo prefeito, mas ele não compareceu. Para a Câmara, com o não comparecimento de José a cidade continua sem prefeito.

José foi diplomado na última terça-feira pela 49ª Zona Eleitoral de Mãe do Rio, responsável pelo colegiado eleitoral de Ipixuna e hoje deveria se empossado.

O reforço policial de 52 homens continua no município.

O ex-prefeito dae Ipixuna Evaldo Cunha (PT) é acusado de praticar crime eleitoral nas últimas eleições. Por isso teve o diploma cassado pela Justiça. Ele aguarda em Brasília o resultado do recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

(Diário Online com informações da TV RBA)

José Serra adia vinda ao Estado do Pará

Candidato pelo PSDB chegaria a Belém no domingo (1) e visitaria também Paragominas

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, cancelou a agenda de viagens que faria pelos estados do Pará e Maranhão no começo da próxima semana. Serra deveria chegar a Belém na noite de domingo (1), para cumprir uma programação na capital e, na segunda-feira (2), seguiria para o município de Paragominas.

A assessoria de marketing do candidato à Presidência optou pelo cancelamento das viagens para evitar qualquer contratempo que impedisse a sua participação no primeiro debate nacional entre os candidatos, marcado pela TV Bandeirantes para a próxima quinta-feira (5).

Está sendo definida uma nova data para a vinda de Serra ao estado do Pará, ainda no mês de agosto.

As informações são da assessoria de imprensa do PSDB no Pará.

Obras da Rua Uberaba no bairro Promissão II estão paradas e o povo no maior sofrimento


Água empossada nesta enorme vala na Rua Uberada
Moradores da rua Uberada, no bairro Promissão II estão insatisfeitos com a secretaria de Obras do município. É que faz quase um mês que as obras pararam e nunca mais reiniciaram deixando um problemão para eles.

Manilhas foram retiradas e estão em frente às casas
 Uma vala de centenas de metros, canos de água cortados, água parada e lama, muita lama. Ratos, baratas, pernilongos e mosquitos. Quem sabe até mosquito da dengue. Pessoas adultas e crianças já cairam nas "pinguelas" que os moradores colocaram para passarem para suas residências. Para se abastecerem de água, utilizam a torneira de um vizinho. Uma torneira apenas para abastecer mais de oito residências.

Mulheres, crianças e idosos passam pela "pinguela".
 Falta de responsabilidade e de resposta à comunidade da área. "São várias famílias que estão passando por este vexame e a gente nem sabe quando eles irão terminar esta obra. "Será que eles pensam que a gente é porco pra morar na lama", disse dona Maria ao programa A Hora do Povo. As manilhas antigas foram retiradas porque estavam entupidas e ficaram amontoadas em frente às casas. Um monte de barro também foi colocado no meio da rua impedindo a passagem dos moradores. Foi preciso que um vizinho retirasse o barro para que todos pudessem trafegar.

Como ficou a testa da criança depois da queda
Uma criança de pouco mais de seis anos caiu numa das "pinguelas" e depois de medicado, ficou com vários pontos na testa.

A criança aponta o lugar em que caiu e se feriu
Segundo os moradores da área, a situação deles é muito difícil, pois o cheiro da água empossada é insuportável. Já fizeram algumas reclamações, mas até agora nada foi resolvido, então resolveram chamar a reportagem da Rádio Clube de Paragominas para colocarem a "boca no trombone". "Talvez assim alguém olhe por nós", disse Edmar, um dos moradores da rua.
"Nossas casas enchem de água toda vez que chove. A gente pensava que iam fazer o trabalho de uma vez só. Pois se era pra deixar a gente neste sofrimento, era melhor ter deixado do jeito que estava", disse uma moradora do local.

Depois da tempestade reina a tranqüilidade em Ipixuna do Pará


Prefeitura de Ipixuna do Pará depredada pelos
manifestantes pró-Evaldo Cunha (PT)
Neste momento o clima na cidade de Ipixuna do Pará é de tranqüilidade. Não existe nenhuma movimentação que possa parecer preocupante. Mas a polícia continua em alerta. A juíza da Comarca de Mãe do Rio, a quem está jurisdicionado o Município de Ipixuna do Pará resolveu manter a primeira posse de José Orlando do PSDB, que ocorreu na quarta-feira, em frente à Câmara Municipal. O presidente da Câmara, vereador Gilson Farias, queria fazer uma segunda posse hoje às 17 horas. Mas no entendimento da magistrada, a primeira posse é válida, até para evitar novos conflitos. Muitos dos manifestantes já retornaram para suas colônias de origem e o delegado de Polícia Civil já começou o indiciamento dos líderes da manifestação que depredaram o prédio da Prefeitura. O prefeito José Orlando demitiu todos os comissionados que foram contratados pelo ex-prefeito Evaldo Cunha do PT. A prefeitura está interditada e nenhum funcionário está trabalhando até que a perícia possa avaliar os danos causados.

TRE julga mais 43 registros de candidaturas

O segundo bloco de registros de candidaturas foi julgado ontem pelo TRE/PA e também o primeiro indeferimento de registro, pedido por Maria Brasil Pinheiro de Freitas (PMDB). O relator do processo, juiz Rubens Leão, explicou que ela apresentou a documentação incompleta, especificamente a comprovação de domicílio eleitoral.
Mesmo sendo oficiada pela Justiça Eleitoral a apresentar o complemento da documentação, segundo o TRE, ela não atendeu ao chamado, por isso não conseguiu o registro para concorrer ao cargo de deputada estadual em outubro.
Todos os outros candidatos e comitês financeiros de partidos tiveram os registros deferidos. Foram julgados ontem 43 registros. Com os 78 apreciados na última terça-feira, o TRE já julgou 121 registros.
O PSDB apresentou justificativa à ação de impugnação contra a candidatura de Nicias Ribeiro, que havia requerido registro para concorrer ao cargo de deputado federal em coligação com DEM, PPS, PSDC, PRTB, PMN e PRP. A alegação era de que a coligação havia ultrapassado o número de 30 candidatos, mas Ribeiro desistiu de concorrer e foi incluído pelo PSDB como suplente do candidato a senador Flexa Ribeiro.
Amanhã, o TRE realiza sessão extraordinária para agilizar os julgamentos dos registros.

REGISTROS DEFERIDOS
PSol - deputado estadual:
Antônio José do Espírito Santo Maués, Marcos Benedito Ferreira Lobato, Normaci Barreto Durães e Marden Henriques de Lima;
PDT - deputado estadual
Ivaldo José Pimentel, Maria Helena Alfaia de Souza;
PCdoB - deputado estadual 
Ivan Tavares da Silva, José Alves Feitosa, Luiz Antônio da Silva Bonfim, Mário Brito dos Santos, Orlando dos Santos, além do comitê financeiro do PCdoB;
PMDB –  deputado estadual
José Wilson da Costa Araújo, Luiz Eduardo Anaice da Silva;
PTB – deputado estadual
Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto;
PRB – deputado estadual
Amarildo de Almeida Fernandes, Denys Sandrony Batista Macpherson, Divino dos Santos, Heridhiones de Souza Moreira, Maria Helena Macedo, Odineide Souza dos Reis Amaral, Rui Hildebrando Alves dos Santos, Samara Pinheiro Machado, Sebastião da Costa Pantoja, Sérgio Roberto Santarém Menezes, Wanderley Pereira Silva, Sylvio Alves de Souza Segundo, Carlos Alexandre da Silva Moreira;
PPS – deputado estadual
Amiraldo Barboza Barroso;
PSDC- deputado estadual
Sérgio Bruno Maia Nara;
PSDB- deputado estadual
José Megale Filho, Ítalo de Almeida Mácola Júnior, Neemias Guedes Valentim, Alexandre Raimundo de Vasconcelos Wanghon, Maria Alves Santos, Sidney Jorge Rosa e Manoel Carlos Antunes;
PSB – deputado estadual
Cássio Coelho Andrade, Valber André Alves Araújo, Vítor Marques da Fonseca Júnior, Adanilde Maria Valente Coimbra, Edna Maria Canuto de Sá, Edno Alves Silva , Reinaldo Klitze.

Deputado federal PCdoB -
Jorge Luiz Guimarães Panzera;
Deputado federal PMDB-
Vicente de Paula Maciel Lobato;
Deputado federal DEM -
Adamilson de Souza Duarte.

Fonte: (Diário do Pará)





José Serra estará em Paragominas na próxima segunda-feira


José Serra, candidato do PSDB à presidente do Brasil
O PSDB de Paragominas se mobilizou e estará trazendo o candidato à presidente José Serra nesta segunda-feira, 02, para uma rápida visita ao município e falar para seus correligionários. O diretório tucano local,  mostra à sua força política no Estado, pois talvez Serra seja o único candidato à presidência da República que venha à Paragominas nesta campanha eleitoral.

Sidney Jorge Rosa
Essa visita se deve, principalmente, ao trabalho incansável do ex-prefeito Sidney Jorge Rosa, que é candidato à deputado estadual e do prefeito Adnan Demachki, que conseguiu, com muitos esforços e parcerias fazer o município de Paragominas ser conhecido internacionalmente, após sair da lista negra do Ministério do Meio Ambiente, transformando-o em "Município Verde". Serra, certamente terá bons dividendos políticos visitando Paragominas pela condição privilegiada como o município que mais cresce nesta região do Estado do Pará.

Dr. Adnan, Prefeito de Paragominas
Com isso, quem também mostra que tem prestígio é o prefeito Adnan, que vira e mexe tem que ir à Brasília mostrar que Paragominas é hoje um município que tem em sua bagagem a responsabilidade social que muitos sonhavam.

Serra faz campanha em Belém no dia 2

SABATINA - Candidato tucano vem participar do Fórum Amazônia Sustentável


O candidato à presidência da República José Serra (PSDB) estará em Belém, no dia 2 de agosto, para participar da sabatina "Amazônia e as Eleições 2010", organizada pelo Fórum Amazônia Sustentável. O evento, que já teve a presença do candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), vai indagar os presidenciáveis sobre seus planos de governo para a região amazônica. Com a presença de segmentos da sociedade civil envolvidos com temas relacionados à Amazônia, como legislação ambiental, sustentabilidade, ordenamento territorial, mudanças climáticas e infraestrutura, o evento vai ocorrer no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a partir das 11h30.
Quem estiver presente na plateia, poderá enviar perguntas ao candidato, além de poder mandar, antecipadamente, seus questionamentos através do site www.forumamazoniasustentavel.org.br/topicosdediscussão. A sabatina, que será transmitida ao vivo pelo site do fórum, terá como mediador o pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Adalberto Veríssimo. Segundo ele, que tem mestrado em Ecologia, "o objetivo é ouvir os candidatos sobre o que eles pensam sobre a Amazônia e qual o modelo de desenvolvimento que pretendem estimular na região, caso sejam eleitos".
Durante a sabatina, que terá duas horas de duração, 40 minutos serão destinados à exposição da visão que o candidato tem sobre os desafios e conflitos da Amazõnia e apresentação de suas propostas de governo. Na segunda etapa, que vai durar 60 minutos, o candidato responderá às perguntas, por intermédio do mediador. E na última parte do evento, que será de 20 minutos, José Serra fará suas considerações finais. O candidato não poderá citar nomes de autoridades ou candidatos presentes.
O debate será aberto aos associados do fórum, bem como à população em geral. Os interessados devem enviar sua inscrição para o e-mail fas@imazon.org.br. O evento escolheu os quatro candidatos com maior destaque nas pesquisas. No dia 14 de agosto, é a vez da candidata Marina Silva (PV) ser sabatinada, desta vez em Manaus (AM), no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Já a candidata Dilma Roussef (PT), que já aceitou o convite, ainda não confirmou a data de sua participação.
Fonte: O Liberal

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ipixuna do Pará - Manifestantes continuam na cidade esperando decisão do TSE


Manifestantes fecharam a BR 010
Foto: Bruno Nascimento
Durante todo o dia de hoje houve muita apreensão sobre o que poderia acontecer em Ipixuna do Pará, Desde confronto entre o grupo apóia que o atual prefeito José Orlando ( PSDB) e grupo que apóia o prefeito cassado Evaldo Cunha (PT ), até o fechamento da BR 010 , a altura do Rio Ipixuna , que fica apenas uns  trinta metros da Prefeitura Municipal.

Manifestantes invadem Prefeitura de Ipixuna
Foto: Bruno Nascimento
Havia rumores de que os  manifestantes que apóiam Evaldo Cunha iriam invadir o Prédio da Prefeitura , O policiamento foi reforçado , mas o número de manifestantes vindos do interior do município aumentava . Hoje, por volta das 13 horas o grupo conseguiu invadir a Prefeitura do município e , segundo a Polícia , Além de depredar o patrimônio, ainda levaram alguns equipamentos . Três pessoas presas foram, entre elas uma mulher . Há Ainda muita movimentação às proximidades do Prédio da Prefeitura e é capaz de acontecer nova interdição da Belém- Brasília , a BR 010 .

Manifestantes quebraram Móveis da
Prefeitura de Ipixuna do Pará. Foto: Bruno Nascimento
Também surgiu a informação de que outro grupo de manifestantes estaria intencionando invadir a Delegacia de Polícia e a residência do prefeito José Orlando PSDB).

Polícia continua de prontidão qualquer
eventualidade. Foto: Bruno Nascimento
O prefeito cassado está em Brasília, aonde foi tentar reaver o cargo que perdeu, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, por compras de votos e abuso de poder econômico.

Polícia Civil disponibiliza fotos de pessoas procuradas pela Justiça

A Polícia Civil do Pará está disponibilizando fotografias, através da internet, de pessoas que cometeram crimes em todo o Estado. Você vai acompanhar aqui neste site, algumas destas fotos, principalmente de pessoas da região nordeste do Estado.


Grasiela Barros Almeida



Acusada de envolvimento na morte da comerciária Ana Karina Guimarães, em Parauapebas/PA. Ela está com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça. Quem souber do paradeiro dela deve telefonar urgentemente para o fone 181 (Disque Denúncia). Seu nome será mantido em sigilo total.

Fonte: www.policiacivil.pa.gov.br

Ipixuna do Pará - Manifestantes quebram a prefeitura


Rio Ipixuna, a poucos metros da
Prefeitura de Ipixuna do Pará
Apesar da precariedade das informações, já que a telefonia móvel está totalmente comprometida, através do nosso repórter, Bruno Nascimento (O Diário do Pará, Rádio Clube de Paragominas e site jorgequadros.com, tomamos conhecimento neste exato momento que piorou a situação em Ipixuna do Pará. Manifestantes conseguiram entrar no prédio da prefeitura municipal e quebraram paredes e móveis. A polícia reagiu com gás lacrimogêneo e conseguiu com muito custo afastar os manifestantes que estavam bastante agressivos. Todos eles são partidários do prefeito cassado Evaldo Cunha (PT). Três pessoas foram presas, entre elas uma mulher. Há informações também de que a intenção dos manifestantes é quebrar a delegacia de polícia e a residência do prefeito empossado anteontem, José Orlando (PSDB).

Diretor da SANEPAR explica a cobrança indevida da taxa de água aos moradores do bairro Cidade Nova em Paragominas

Depois de distribuir talões de cobrança de água na Rua Borba Gato no bairro Cidade Nova, para moradores que sequer tinham canalização da empresa em frente às suas residências, o diretor da  Agência de Saneamento de Paragominas - Sanepar, Dr. Francisco Antonio, mandou que funcionários da autarquia municipal fossem retirar a cobrança e excluir do sistema. "O erro aconteceu porque o sistema imprimiu as tarifas de um cadastro que foi realizado anteriormente, mas que nenhum morador irá pagar pelo que não consumiu", disse o diretor ao Programa A Hora do Povo, na Rádio Clube de Paragominas. Os moradores haviam denunciado a cobrança irregular no dia anterior depois de tentarem por diversas vezes esclarecimentos junto à empresa. Como o caso veio à tona, a empresa, na mesma tarde mandou uma equipe fazer a colocação da tubulação na área. Com relação a falta de água em residências do bairro Centro, o diretor informou que tudo foi devido à uma "canela" da rede de energia elétrica que caiu e que o carro que faz a manutenção estava para o interior do município, por isso a grande demora em atender aos apelos dos usuários deste serviço público de água. Lembrando que faltou água no sábado à tarde e parte da noite e na quarta-feira, portanto, ontem durante à tarde e à noite até as 22 horas, deixando os moradores irritados. Com relação à sujeira que sai das torneiras, Dr. Francisco Antonio informou que é devido à problemas na rede antiga que ainda é utilizada pela Sanepar, mas que esta tubulação deverá ser trocada em breve. Mas o diretor alertou ainda que o desperdício de água é enorme e os "gatos" causam sérios prejuízos ao município e retarda os investimentos nos setores da empresa.
Conforme dados obtidos no site da Prefeitura de Paragominas, a Sanepar foi inaugurada em setembro de 2009 e seu investimento está orçado em mais de TRINTA MILHÕES DE REAIS.

Acompanhe matéria do site: http://www.paragominas.pa.gov.br/

"Mais de 10 bairros ganharam, no último dia 5, um novo sistema de abastecimento de água, em Paragominas. Na primeira etapa, serão beneficiados mais de 40 mil pessoas, segundo a Agência de Saneamento de Paragominas, a sanepar.
Até 2006, o abastecimento de água era feito pela Companhia de Abastecimento do Pará (Cosanpa). Mas, a população reclamava muito do serviço, que estava sucateado. O contrato de prestação de serviço da Cosanpa era de 30 anos, expirou em 2006 e não foi renovado, segundo decisão da Prefeitura e Câmara Municipal dos Vereadores, endossada pela população. Desde então, começou-se a conversa com uma importante parceira: a mineradora VALE.
A parceria rendeu frutos e foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, entre Vale e Prefeitura para a construção do novo sistema. Nesse meio tempo, de 2006 a 2008, o serviço de abastecimento paragominense ficou nas mãos de uma empresa terceirizada, a T&M ou “Águas de Paragominas”, como era conhecida. Novamente, a população reclamou e, a PMP decidiu realizar uma audiência pública para discutir o modelo de gestão do novo sistema abastecimento de água da cidade.
Na audiência, a população entendeu que o serviço deveria passar para as mãos do poder público municipal. Foi aí que nasceu a sanepar – Agência de Saneamento de Paragominas. Com a ajuda da Vale, começava a nascer o novo sistema de abastecimento de água do município e a primeira etapa, já totalmente concluída, já foi inaugurada.
Paragominas tem hoje 28 bairros e, nessa primeira etapa, 11 deles vão receber a água tratada e pronta para o consumo. Os bairros são: Jaderlândia, Nova Conquista, Jardim Bela Vista, Jardim Atlântico, Aragão, Vila Rica, Laércio Cabeline, Residencial José Alberto, Vila Ouro Preto, Cidade Nova e Centro. “O novo sistema de abastecimento de água de Paragominas está entre os cinco mais modernos do estado e nessa primeira etapa, vai gerar cerca de 10 mil m³ de água tratada por dia. No final das três fases, terá a capacidade de levar 456 mil m³ de água por mês para toda a população da cidade, ou seja, mais de 100 mil pessoas”, afirma Francisco Antônio, superintendente da sanepar.
Francisco Antônio explica que o sistema antigo era abastecido por poços artesianos, através de conjuntos motor-bomba, ou seja, um sistema caro e ultrapassado. Agora, conta ele, a água será captada diretamente do rio Uraim, passando por uma Estação de Tratamento, onde será bombeada para os tanques apoiados e elevados, por meio de uma adutora, levada para a rede e distribuída para a população.
Orçado em mais de 30 milhões de reais da Vale e da PMP, o novo sistema é todo automatizado, com computadores avançados, além de um laboratório físico-químico que já está em funcionamento. “Todos os dias a sanepar colhe amostras da água em residências para analisar a qualidade”, relata o superintendente.
Em setembro deste ano, o novo sistema começou a funcionar de forma experimental em dois bairros: Jaderlândia e Nova Conquista. De acordo com Francisco Antônio, isso foi feito para identificar possíveis problemas e fazer adequações ao serviço.
E os resultados positivos já foram sentidos nos postos de saúde do Jaderlândia e Nova Conquista. Segundo a secretaria municipal de saúde, em setembro e em outubro diminuíram os atendimentos por doenças diarréicas e gastroenterites, comuns em locais que não possuem água tratada. Para o médico João Lucídio Paes, o novo sistema vai ajudar na saúde pública, combatendo essas e outras patologias.
“Sem contar no benefício para a saúde bucal, devido a fluoretação da água. Todo o investimento em saneamento básico contribui para a prevenção de doenças, ajudando o sistema público de saúde na diminuição de patologias que tem origem na água não-tratada”, afirma o médico.

Etapas
Na primeira etapa, que será inaugurada hoje, 5 de dezembro, serão atendidos 11 bairros. É importante dizer que, nesses bairros, a rede de distribuição já existia, mas a sanepar recuperou toda a sua extensão, já que se tratava de um sistema antigo, de mais de 30 anos. Foram feitas correções de vazamentos, colocadas novas bombas, novas tubulações.
Os bairros atendidos nas etapas II e III, ganharão redes novas, já que não possuem. E a implantação já começou e se intensifica a partir de janeiro de 2010. O superintendente da sanepar explica que 100% das unidades consumidoras de Paragominas serão cobertas quando o projeto for concluído.

Hidrômetro

Já foram instalados hidrômetros em áreas apontadas como maiores desperdiçadoras de água. Segundo a sanepar, o hidrômetro inibe o consumo irracional de água, sem contar que o cidadão vai pagar por aquilo que usar. A meta da autarquia é que sejam instalados hidrômetros em todas as unidades consumidoras".

Opinião do site: QUEM PAGA PELO SERVIÇO, MERECE TÊ-LO COM QUALIDADE, por isso, esperamos que a SANEPAR realmente atenda a população dentro do que foi exposto no texto acima e que é de conhecimento público.



Ipixuna vive dias de muita tensão política


Praça da Bíblia de Ipixuna do Pará
Ainda não é de tranqüilidade o clima político no município de Ipixuna do Pará. Ontem, por volta das 15:30h o prefeito empossado José Orlando (PSDB) foi ao prédio da Prefeitura e seu Decreto Nº 01 foi o de exonerar todos os funcionários comissionados, que foram contratados pelo ex-prefeito Evaldo Cunha. Este ato irritou ainda mais os manifestantes pró-Evaldo que prometiam quebrar o prédio da Prefeitura. A BR 010 só foi liberada ontem por volta das 23 horas, depois de muita negociação com os manifestantes. Vários ônibus com pessoas oriundas do interior chegaram à cidade para fortalecer o movimento e exigir o retorno do prefeito cassado pelo TRE do Pará. A segurança foi reforçada, agora, além do 19º BPM de Paragominas, estão na cidade o Grupamento de Choque de Belém, o Policiamento Tático de Castanhal, a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros de Paragominas. Há informações de que os manifestantes fechem novamente a rodovia no dia de hoje. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Gilson Farias foi ontem à Delegacia de Polícia e registrou uma ocorrência afirmando que a posse de José Orlando por quatro vereadores foi abuso de poder e está irregular. José Orlando foi empossado na tarde de anteontem do lado de fora da Câmara Municipal, que estava fechada e o presidente não foi encontrado pelo chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Mãe do Rio. O presidente afirmou que pode dar posse novamente à José Orlando amanhã às 17 horas conforme preceitua o Regimento Interno daquela Casa de Leis. O prefeito cassado Evaldo Cunha está em Brasília, onde foi tentar, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, voltar ao comando do município. Os grupos políticos vivem numa expectativa de que a Justiça Eleitoral se pronuncie de forma definitiva sobre esta questão.

Postado às 12:00 - Por Jorge Quadros, com informações de Bruno Nascimento

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Clima continua tenso em Ipixuna do Pará

Neste momento várias pessoas ligadas ao ex-prefeito de Ipixuna do Pará, Evaldo Cunha que foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, interditaram a rodovia BR 010. O clima na cidade é muito tenso. A sessão de posse de José Orlando do PSDB aconteceu ontem à tarde em frente à Prefeitura do Município porque o presidente da Câmara não foi encontrado para receber a notificação da Comarca de Mãe do Rio. Várias caravanas vindas do interior do município, inclusive armadas tomaram a iniciativa de fechar a BR 010. O comando do 19º BPM de Paragominas já solicitou mais reforços que tem também o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Neste momento o prefeito José Orlando está em sua residência, acompanhado de amigos e com segurança. O ex-prefeito Evaldo Cunha também está em sua residência. Há informações de que cinco ônibus da Colônia Canaã estão se dirigindo para o município pa dar apoio ao ex-prefeito Evaldo Cunha.

Encontro no auditório do Sebrae com pequenos produtores rurais reúne várias colônias e entidades.

O Imazon, Emater, Sagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sema e Sebrae estão durante o dia de hoje realizando um encontro no auditório do Sebrae com o intuito de orientar os pequenos agricultores para dar melhores condições de trabalho. O Imazon está fazendo um levantamento nas terras dos agricultores das colônias do município no sentido da questão fundiária e sua localização. Uma das discussões prioritárias é a legalização das terras que deve chegar aos sessenta por cento da totalidade. “Já imaginou se houvesse uma invasão nestas terras, como os pequenos produtores iriam provar que são donos das terras? Disse o pequeno agricultor Raimundo Campos, o “Mundico” que é residente da Colônia do Uraim, na região de Paragominas. Felipe Zagalo, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, disse estar muito feliz com a união das forças destas instituições, porque o principal objetivo é dar continuidade ao projeto Município Verde, iniciado pelo prefeito Adnan Demachki e por várias instituições da cidade. Andréia, do Imazon, disse que o passo agora é trabalhar a produção sustentável, com orientações técnicas, aos pequenos produtores, principalmente nas mudanças de culturas, como a cultura agro-florestal, programa de agricultura familiar. A conservação de áreas verdes que possam ajudá-lo na produção de produtos que melhore a sua condição de vida.

Antonelo Todde, candidato do PMDB à dep. estadual, teve seu nome aprovado ontem pelo TRE


Antonelo Todde teve seu nome aprovado pelo TRE-PA
O candidato a deputado estadual pelo PMDB Antonelo Todde, que é um dos representantes de Paragominas nesta eleição teve seu nome aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará em sessão plenária na manhã de ontem. Antonelo Todde já foi superintendente de Educação do Município de Paragominas e nas últimas eleições foi candidato à vereador obtendo quase mil votos. Foi uma surpresa para ele esta quantidade de votos, já que sempre esteve no anonimato politicamente. Com o incentivo do irmão, Ítalo Todde, e dos amigos Antonelo Todde resolveu colocar seu nome à prova. Reuniu um grupo e discutiu o assunto que foi aprovado por unanimidade. Antonelo Todde agora, com a aprovação do seu nome pelo TRE e com o apoio de Jáder Barbalho, candidato ao Senado Federal, José Priante e Elcione Barbalho, candidatos à deputados federais e do ex-governador Almir Gabriel, entrará de cabeça na campanha eleitoral para tentar uma das 41 cadeiras da Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

terça-feira, 27 de julho de 2010

José Orlando (PSDB), assume prefeitura de ipixuna do Pará sob tensão

Ainda é tenso o clima no município de Ipixuna do Pará. Vinte homens comandados pelo Major PM Roberto Coracy do 19º BPM de Paragominas está na cidade, mais homens do Exército Brasileiro para manter a integridade física dos manifestantes prós e contras que não querem deixar que o prefeito diplomado hoje pela manhã na Comarca de Mãe do Rio, José Orlando (PSDB) que substituirá Evaldo Cunha (PT) que foi afastado do cargo pelo TRE assuma o cargo. Os prós Evaldo Cunha prometeram quebrar a Prefeitura e prédios públicos. As informações é de um grupo armada tentaria invadir o prédio e não sair de lá até que nova medida fosse tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral. A qualquer momento novas informações da posse de José Orlando como prefeito de Ipixuna do Pará.

Paragominas - Jáder Barbalho leva multidão ao bairro Bela Vista


Jorge Quadros entrevista o dep. fed. Jáder Barbalho
O presidente estadual do PMDB, deputado federal Jáder Barbalho conseguiu levar milhares de pessoas ao comício do partido no bairro Bela Vista na noite de sexta-feira. Jáder e sua comitiva chegaram ao aeroporto de Paragominas por volta das dezoito  horas e em seguida saiu em carreata pelas ruas da cidade onde era recebido com muito carinho. Na caminhonete, estavam Jáder Barbalho; Domingos Juvenil, que é deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Estado, candidato à governador do Pará; Almir Gabriel, ex-governador do Estado; Antonelo Todde, candidato à deputado estadual; José Priante, candidato à deputado federal; Elcione Barbalho, deputada federal e candidata à reeleição e mais alguns nomes de reconhecimento público.

Jáder, Paulinho, Antonelo, Elcione e Juvenil
Logo que desceu do avião, Jáder e sua comitiva foram recebidos com batucada, abraços e aplausos e o grito de já ganhou. Alguns prefeitos da região vieram recepcionar o líder maior do partido, como foi o caso de Joaquim, prefeito de Dom Eliseu e vários vereadores. Em entrevista à Rádio Clube de Paragominas, Jáder disse que sua visita em Paragominas é quase um caso espiritual, lembrando desde à época em que foi vereador por Belém e teve o privilégio de conhecer os moradores e políticos desta terra. Lembrou que não saiu candidato à governador porque entende que precisava ajudar o partido e indicou Juvenil que também é um nome de peso na polpítica paraense. Centenas de veículos percorreram várias ruas de bairros periféricos e às 20 horas se dirigiu para o bairro Bela Vista onde centenas de pessoas aguardavam o seu pronunciamento. Depois do discurso dos candidatos a deputados estaduais, entre os quais Antonelo Todde, e da deputada Elcione Barbalho, foi avez de Domingos Juvenil que disse da importância de eleger um candidato sem mácula e sem problemas judiciais. Afirmando que seus anseios são os mesmos do deputado federal Jáder Barbalho.

Jáder discursa para a multidão
Por seu turno, Jáder fez um pronunciamento voltado exclusivamente para o povo de Paragominas, lembrando das lutas que travou para ajudar no desenvolvimento deste município.

 Em várias partes do seu discurso, Jáder teve que parar devido aos aplausos. Ficou realmente configurado que Jáder Barbalho é um verdadeiro líder e que ainda consegue arrastar multidões para ouvi-lo depois de tantos anos na vida pública. Aqui na cidade, o vice-prefeito Paulinho, que é do PMDB, acompanhou o deputado federal Jáder Barbalho e sua comitiva desde a chegada no aeroporto até o comício no Bairro Bela Vista. Ao final, todos foram para a residência do empresário Ítalo Todde, onde foi servido um jantar regado à muita conversa e apoio político aos candidatos do partido.

Criança baleada sai da UTI do Metropolitano

A criança já respira sem a ajuda de aparelhos e não corre mais risco de vida

A criança de apenas 1 ano e 11 meses, filha de um policial, que foi atingida de raspão por um tiro, no dia 16 de julho, saiu nesta terça-feira (27) da UTI do Hospital Metropolitano e foi transferida para a clínica pediátrica do hospital. O caso ganhou repercussão quando a família buscou, sem sucesso, atendimento médico em diversos hospitais e unidades de saúde de Belém.

De acordo com a assessoria do hospital, a criança já respira sem a ajuda de aparelhos e não corre mais risco de vida. Mas ainda continua sem previsão de alta.

 
ENTENDA O CASO

A criança foi baleada quando estava na companhia do pai, o investigador Izan Campos Bezerra, no dia 16 de julho. Segundo ele, três indivíduos se aproximaram e lhe apontaram uma arma de fogo. Como houve uma tentativa de reação, um dos bandidos disparou e acabou atingindo a criança.

Dos três acusados pelo crime, dois foram presos no dia 19 de julho (um deles é adolescente). O terceiro acusado, conhecido como “Topete”, que seria o autor do disparo que feriu a criança, continua foragido. (Diário Online com informações do Diário do Pará)

Paragominas - Sanepar ainda oferece serviço de péssima qualidade


Apesar dos esforços da empresa pública - autarquia municipal -, a SANEPAR - que fornece água "potável" para a população de Paragominas, a situação ainda é de desconforto para quem é obrigado a consumir o que poderia ser o líquido precioso. Para muitos moradores, este líquido não é tão precioso assim, além da falta de água, quando chega nas torneiras é uma verdadeira lama. Sábado, 24, além de faltar água a tarde e parte da noite, (só chegou por volta das 23 horas), quando chegou nas torneiras era uma verdadeira lama. Como se não bastasse a água completamente suja, é necessário desperdiçar quase 20 minutos ou mais de água em todas as torneiras da residência. Com isso, aumenta o valor nas tarifas pagas pelo consumidor, já que o desperdício é registrado pelo hidrômetro. A quem apelar? Já que ninguém se pronuncia para falar sobre o assunto apesar dos convites efetuados por este blogueiro aos diretores da Sanepar. E por falar em aviso, aqui vai uma perguntinha: Por que os diretores da Sanepar, em respeito aos seus consumidores, com a grande quantidade de emissoras de rádio e televisão no município, não avisam a população sobre os problemas que a empresa está tendo com o fornecimento de água para a população de Paragominas?

João Carlos Carepa, o “Caíca”, condenado a 15 anos, recebe liberdade


A Justiça concedeu habeas corpus, ontem, ao irmão da governadora, João Carlos Carepa, de 52 anos, conhecido como "Caíca". Ele foi condenado a 15 anos de prisão, acusado de molestar uma contraparente quando ela tinha 11 anos de idade. Foragido desde a sentença condenatória, ele agora poderá aguardar o julgamento de seu recurso em liberdade.
O pedido de habeas corpus foi julgado pelas Câmaras Criminais Reunidas, composta por desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJE). À unanimidade, eles acompanharam o parecer da relatora, desembargadora Brígida Gonçalves, em favor de "Caíca".
A relatora acatou a sustentação da advogada Luana Leal de que o acusado pode aguardar o julgamento da apelação à sentença condenatória em liberdade por ter respondido ao processo também em liberdade. Foi sustentado, ainda, que não há fatos concretos novos que possam interferir no julgamento do recurso, como ameaça a testemunhas ou destruição de provas.
Para a advogada, a juíza não poderia ter determinado a prisão preventiva de "Caíca" diante da apelação à sentença. Por isso, considera a ordem ilegal e a fuga do cliente desde então, legítima. A condenação foi assinada pela titular da Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Belém, Maria das Graças Fonseca, no dia 29 de junho deste ano.
Ao determinar a prisão preventiva, a juíza sustentou, à época, que o acusado tem personalidade "propensa à prática da pedofilia", tendo praticado o crime com a preocupação de "que não fosse jamais flagrado ou descoberto". A liberdade dele significaria risco à sociedade.
Segundo a advogada, não há previsão de quando o recurso à condenação será julgado por uma das Câmaras Criminais Isoladas. "Caíca" foi condenado pelo crime de abuso sexual da adolescente que é afilhada dele. Segundo a mãe da menina, os abusos se repetiram por quatro vezes. Ele nega.

Morte sob suspeita - Criança de um ano pode ter sido abusada


Médicos do hospital municipal de Chaves, na ilha do Marajó, acreditam que um bebê de um ano de idade tenha sido abusado sexualmente antes de morrer. A criança foi levada ao hospital com diarreia e, após sua morte, foram descobertos sinais de possível violência sexual na criança. A mãe nega que tenha havido a chance de a criança ter sido violentada. A Polícia Civil de Chaves está investigando o caso e solicitará a exumação do corpo do bebê para a realização de exames. Ainda não há suspeito.
Segundo um policial civil da delegacia de Chaves, que não quis se identificar, a mãe do bebê, Durvalina Guedes Farias, de 38 anos, moradora de Croari, na zona rural do município, chegou à cidade no dia 16, onde se hospedou na casa de um irmão, que mora com mais oito pessoas. No dia 19 ela levou a criança, que estava com febre e diarreia, ao hospital municipal, mas a criança morreu. Ao examinar a vítima, os médicos encontraram sinais de que o bebê pudesse ter sofrido abuso sexual. Não foi feito nenhum exame confirmativo, pois não há centro de perícias em Chaves e, segundo o policial, os médicos de plantão não eram especializados para esse tipo de exame. O bebê já foi enterrado, mas pode vir a ter o corpo exumado, conforme informação do policial civil, para que seja confirmado o abuso sexual.
Durvalina, mãe da vítima, não acredita nessa hipótese. Ela informou que a criança teve malária por diversas vezes, praticamente uma a cada mês de sua vida. Segundo Durvalina, ela morava em uma casa no retiro de uma fazenda, onde o vizinho mais próximo estava, a cavalo, a cinco horas de distância. Em sua visita ao irmão que mora em Chaves, ela não teria saído do lado da criança em nenhum momento.
Os médicos do hospital acionaram o Conselho Tutelar do município de Chaves que, por sua vez, acionaram a Polícia Civil, que está investigando o caso.
Fonte: www.orm.com.br

Encomenda da morte de vereador é frustrada pela polícia em Tomé-Açu



O Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, prendeu ontem, no distrito de Quatro Bocas, em Tomé-Açu, nordeste do Pará, Raimundo Araújo da Silva, 52 anos. De apelido "Paragominas", ele é acusado de intermediar a contratação de um pistoleiro, a mando de um vereador, para matar outro vereador do município. A prisão, por volta de 13h, aconteceu no momento em que ele recebia a quantia de R$ 8 mil de uma funcionária do irmão do vereador e fazendeiro José Aldomário Zani, conhecido por "Babo", apontado como mandante do crime. As informações são da Polícia Civil.
O alvo do crime seria o vereador e empresário Francisco José Matos Neves, conhecido por "Chico Doido". A ação policial foi comandada pelos delegados Alberto Teixeira e Samuelson Igaki, do GCCO, que contam com uma equipe de oito policiais civis, responsáveis por seis meses de investigações. De acordo com Alberto Teixeira, o GCCO iniciou um levantamento de pessoas envolvidas em crimes de encomenda na região. Com a identificação da cadeia dos envolvidos nos crimes (mandantes, intermediários e executores), ao todo, 14 ordens de prisão preventiva foram solicitadas ao Poder Judiciário.
No decorrer das investigações, o GCCO detectou que um pistoleiro estava sendo contratado para matar o vereador "Chico Doido". Ele já foi alvo de atentados a bala em outras quatro ocasiões. "Paragominas" seria responsável em repassar o dinheiro ao pistoleiro. Assim, a equipe do GCCO foi até Tomé-Açu para aguardar o encontro e efetuar a prisão do intermediário.
O suposto pistoleiro conseguiu fugir. A quantia apreendida é parte do valor de R$ 60 mil correspondente ao total do "serviço". Ainda, segundo as investigações, outros R$ 5 mil já haviam sido pagos ao intermediário. Ao ser revistado, "Paragominas" portava um revólver calibre 38 com cinco munições.
Em depoimento, Raimundo Silva declinou aos delegados que o "serviço" foi encomendado por "Babo" e que foi ele quem lhe pagou os R$ 5 mil. "Está configurada a existência de um consórcio para financiar mortes por desavenças políticas no município", salienta o delegado. Agora, o GCCO aguarda as decretações das ordens judiciais de prisão preventiva para dar sequência às prisões de envolvidos nos crimes em Tomé-Açu.
Fonte: www.orm.com.br

Assaltantes param a BR-316

Mototaxista ficou mais de duas horas refém após assalto em loja. Multidão tentou linchar presos.     

Por cerca de duas horas e meia, a rodovia BR-316 parou enquanto uma multidão acompanhava a negociação entre dois assaltantes e policiais militares para libertação de um refém, em Ananindeua. Quase 40 PMs estiveram no local e aproximadamente quatro mil pessoas se aglomeraram por todos os cantos para assistir do desfecho do assalto. Do início do município de Benevides até o meio da Almirante Barroso, já no bairro de São Brás, a cidade se manteve em suspenso para aguardar a rendição, que terminou em tumulto, com uma viatura danificada, e distribuição de balas de borracha e jatos de spray de pimenta para dispersar a população que tentou linchar os criminosos.
Eram ainda 16h30, quando Gerson Roberto da Silva, 18 anos, e seu comparsa adolescente, de 16 anos, resolveram assaltar a Computer Store, loja de informática situada no quilômetro três da BR-316, já em Ananindeua. Eles estacionaram a motocicleta próximo do estabelecimento e entraram armados, cada um com um revóver calibre 38, sendo cada arma municiada com três balas. Na loja, roubaram os funcionários e clientes, levando celulares, joias, relógios e, principalmente, dinheiro.
Logo após a saída, a Polícia Militar foi avisada sobre o roubo. A viatura 9117 com os cabos Marco Antônio Reis e Hermegildo Rocha, da 5ª Zona de Policiamento (Zpol) "trombou" com os assaltantes e se iniciou uma perseguição. Na área estava ainda como fiscal do 1º Batalhão de Polícia Militar, o major Antônio Cavalcante, da 10º Zpol, que também começou a perseguir os dois rapazes.
No desespero de fugir, eles entraram em um coletivo, provocando pânico nos passageiros, mas rapidamente o veículo foi cercado. Encurralados, eles desceram do ônibus para atravessar a BR-316 até um ponto de mototáxi, em frente à empresa Iveco. Lá, renderam o mototaxista Luciano Conde, fazendo-o refém, negociando garantia de vida com as armas apontadas para o homem.
Engarrafamento - Os assaltantes exigiram a presença da imprensa e de familiares. Chegaram reforços da Rondam Tática Metropolitana e outros policiais militares. Um isolamento de 1 km de raio foi feito para iniciar as negociações, bloqueando o fluxo de veículos nas duas pistas da rodovia e, consequentemente, um engarrafamento em linha reta de mais de 20 quilômetros, sem contar o congestionamento em todas as transversais do percurso, paralisando o trânsito, praticamente, na cidade inteira.
Tensão - Luciano Conde ficou sob a mira dos revólveres por duas horas e meia. Quando o major Antônio Cavalcante, entregou coletes à prova de balas para assaltantes já eram 18 horas, mas ainda levaria cerca de uma hora para os dois se renderem, o que ocorreu apenas com a presença de mulheres de suas famílias, condição também exigida por eles.
População só foi contida com balas de borracha e spray de pimenta
Quando as mulheres chegaram, a multidão fora do cordão de isolamento começou a gritar enfurecida para matarem os assaltantes. "Perdeu, perdeu, perdeu", berravam em coro, aproveitando também para xingar as familiares dos acusados de prostitutas. Uma das mulheres se aproximou de Gerson chorando muito e o assaltante tirou um cordão de ouro do pescoço e uma quantia em dinheiro dos bolsos e entregou a ela. Depois de um abraço, ele largou o revólver e se entregou.
A população percebeu o movimento e começou a avançar, aumentando a tensão. O adolescente, ainda armado, começou a relutar e apontar o revólver para a cabeça de Luciano. Os policiais, tentando ser rápidos, aumentaram o tom para convencê-lo. Então, ele também se rendeu. Ambos foram colocados em uma viatura da Polícia Militar para seguir até a Seccional Urbana do bairro da Marambaia. Porém, a multidão, exigindo um linchamento, atacou soldados e os veículos da PM.
A saída de Gerson Roberto da Silva e do adolescente de 16 anos, após a rendição, gerou um grande tumulto. Várias pessoas romperam o cordão de isolamento e partiram para cima da viatura onde os dois foram colocados algemados. Um dos vidros do carro foi quebrado, enquanto o policial que dirigia, gritava para lhe darem a chave do veículo.
Os homens da Ronda Tática Metropolitana tiveram que usar a força para dispersar a turba que tentava linchar os dois acusados. Tiros de bala de borracha foram disparados e spray de pimenta foi usado para afastar os homens que tentavam arrancar de dentro da viatura a dupla envolvida no assalto.
Em comboio, a Polícia Militar levou os dois para a Seccional Urbana da Marambaia. Lá, Gerson contou que o assalto não foi planejado. Eles apenas aproveitaram que estavam armados e resolveram assaltar a loja.
Gerson foi autuado em flagrante por roubo qualificado e porte ilegal de arma, além de responder por ameaçar a vida do mototaxista Luciano Conde. Já o garoto de 16 anos foi apreendido pela Divisão de Atendimento ao Adolescente da Polícia Civil (Data).
Fonte: www.orm.com.br 

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Final de semana sangrento em Paragominas

No sábado e no domingo foram registrados três acidentes com moto. Um dos rapazes perdeu todo o tecido do joelho e em outro a situação foi pior ainda. A vítima deste acidente foi Márcio Lima de Sousa que devido seu estado de saúde foi encaminhado às pressas para o Hospital metropolitano em Belém. A terceira vítima de acidente com moto foi Robson Adenilson Marques Ramos, também em estado de saúde complicado. Robson quebrou o maxilar e vários dentes. Quem também foi encaminhado para o Hospital Metropolitano, foi um empresário do setor madeireiro. Ele chegava a sua casa quando foi baleado no pescoço por um homem que estava na garupa de uma moto. Mesmo ferido ele conseguiu fugir e chegar até o Hospital Municipal de Paragominas. Hoje pela manhã, por volta das sete e trinta, um rapaz identificado como Manoel Teodoro Vieira da Silva, 17 anos, foi assassinado com três tiros, dois nas costas e um na cabeça, na zona periférica da cidade, acesso à comunidade da Caip, na PA 125. Este rapaz estava envolvido com o submundo do crime. A polícia não sabe ainda nem quem atirou contra o empresário e também contra este rapaz. Numa briga entre gangues no bairro Laércio Cabeline, um rapaz foi ferido à facão, mas não corre risco de morte. O autor do crime foi preso. Vítima, João Paulo Jaques de Lima. Acusado, Edvaldo Vieira Nascimento, que foi encontrado com o terçado usado para cometer o crime.


Operação fecha bares em Paragominas

Várias guarnições comandadas pelo capitão João Luiz, titular da 13ª ZPol, com sede o 19º BPMilitar, criaram vários pontos estratégicos de barreiras para averiguar bares irregulares e veículos automotivos em Paragominas, região nordeste do Pará.

Foram três pontos bases estratégicos. Na rodovia PA-125, próximo ao Parque de Exposições, onde será realizada a 44ª Feira Agropecuária, rua onde existe um grande fluxo de veículos automotivos. Dando continuidade ao trabalho preventivo no bairro Jaderlândia, área periférica da cidade, existe um grande índice de violência.

Um bar teve que fechar as portas por falta de licença da vigilância sanitária expedida pela Secretaria de Saúde daquele município. Outros por falta de licença ambiental.

Dona Ilma é proprietária de um bar no bairro Jaderlândia. Ela parabenizou o trabalho realizado pela PM de Paragominas, seu bar portava as cinco licenças expedidas pelos órgãos de segurança pública. “Quero trabalhar na legalidade, espero que esse trabalho continue assim. Os que não têm as licenças, devem se regularizar”, disse a proprietária do bar.

Um clube de reggae com diversas pessoas no local, teve que fechar as portas. A falta de licença concedida pelos Bombeiros foi o motivo. O proprietário alegou não ter conhecimento da necessidade do documento. Segundo capitão Olímpio, comandante do 1º Sub-Grupamento de Bombeiros Militar, vários clubes, bares e restaurantes de Paragominas, estão procurando se regularizar na cidade. Ele deixa o telefone (91) 3729-5088, à disposição para quem quiser saber mais sobre o documento.

Assim como o espaço de reggae, dois clubes tiveram que ser fechados no bairro Laércio Cabeline, onde havia várias ocorrências de agressões físicas. Inclusive um esfaqueamento, envolvendo duas pessoas que já têm passagem pela Polícia Civil por homicídio.

Outros bares, tiveram que encerrar suas atividades por falta de algumas licenças.

Segundo capitão João Luiz, esse trabalho já faz parte da rotina da Polícia Militar. “Percebemos que a violência, principalmente no bairro Jaderlândia, vem diminuindo. E o trabalho da PM é esse. Prevenção”, concluiu. (Diário do Pará)

Rapaz assassinado ainda há pouco na entrada da Caip em Paragominas


Manoel Vieira, assassinado com três tiros
Manoel Teodoro Vieira da Silva, 18 anos, foi assassinado com tres tiros à queima roupa, dois nas costas e um na cabeça, na PA 125, entrada da CAIP. O crime aconteceu hoje por volta das 07.30h. Segundo testemunhas oculares, Manoel estava sentado aproveitando a sombra de um poste, aguardando passar um carro que o levasse à colônia em que morava, quan do dois elementos em uma moto pararam próximo dele e gritaram pelo seu apelido. Neste momento, Manoel Vieira, que estava comendo bolachas, correu e foi alvejado pelas costas. Quando caiu, o indivíduo armado foi até ele e desferiu o tiro de misericórdia. Manoel Vieira, apesar de ser novo de idade, já era conhecido no submundo do crime. As informações sobre a vida pregressa de Manoel Vieira ainda será levantada pela Polícia. Estiveram no local o Cabo PM Alencar, os soldados Kennedy e Renato. A viatura da Polícia Civil, conduzida pelo policial Henrique esteve no local para fazer a remoção do cadáver para o Necrotério do Hos´pital Municipal.

sexta-feira, 23 de julho de 2010


O ex-governador do Estado do Pará, Almir Gabriel, se reúne daqui há pouco, às 15.30h, no Restaurante Todde com amigos "das antigas" e até mais recentes. Nesta reunião, Almir vai explicar aos amigos e curiosos porque resolveu apoiar Jáder Barbalho para o senado e Domingos Juvenil como candidato à governador, ambos do PMDB. Espera-se um número grande de pessoas no auditório do restaurante, já que foi surpresa para muita gente esta decisão de Almir, considerado até antes desta campanha como arquirival de Jáder.

Quando se desfiliou do PSDB, Almir deixou o seguinte recado:

COMUNICADO

Devolvo o título de presidente de honra do PSDB do Pará, partido que ajudei a fundar, e do qual me desfilio, em razão dos atuais desvios dos princípios políticos e éticos que o alicerçavam.

Lamento a decisão partidária, supostamente fundada na tola e odiosa discriminação aos idosos.

Pressinto e lamento, principalmente, a rendição ao atual representante exibicionista do Bradesco na Companhia Vale do Rio Amargo, somada ao governo egocêntrico de São Paulo, “territorializando” a recolonização da gestão pública do Pará, dividido e agachado, no momento especialmente favorável para derrotar o petismo obeso e obtuso que retensamente governa o Estado, hoje. Estou certo que novos líderes, junto com o povo paraense, darão as respostas e lições adequadas pelo voto soberano livre a altivo de sua maioria.

Almir Gabriel Bertioga, 14 de dezembro de 2009.

FUNDADOR

Almir Gabriel ajudou a fundar o PSDB no Pará há 21 anos e era presidente de honra do partido, pelo qual se elegeu prefeito de Belém, senador, foi duas vezes governador do Pará e candidato à vice-presidência na chapa de Mário Covas em 1989.

Na tarde de ontem,22, a Polícia Civil de Paragominas, tomou conhecimento de que o assassino do soldado Raelson Ferreira Moraes, 24 anos, que atuava no 19º BPM estava preso na delegacia de polícia do Município de Perimirim, Estado do Maranhão."Dida", como é conhecido Edvaldo Pereira Mendes Filho, 31 anos e seu primo "Dimael" estão foragidos desde o dia do crime, ocorrido num bar da Praça do Ginásio de Esportes, no bairro Cidade Nova.
No último dia 30 de junho, à juíza Haila House de Miranda, da 3ª Vara de Execução Penal, expediu um mandato de prisão preventiva contra os dois.
O crime está sendo investigado por homens da 13ª Seccional de Paragominas e Superintendência Regional da Zona Guajarina. O delegado José Ricardo e o chefe de operação Marileno Alcântara, ao saberem da prisão de "Dida" montaram um esquema para transferí-lo para Paragominas. Mas surpreendentemente, logo assim que sairam de Paragominas, receberam uma ligação do Superintendente Regional de Polícia Civil, dando conta de que o assassino "Dida" havia fugido daquela delegacia com duas algemas. Ele teria quebrado a parede da delegacia e sumido do local.

Crime
O crime aconteceu no último dia 25 de junho, o soldado Raelson Ferreira estava em uma festa de aparelhagens, no bairro Cidade Nova, em Paragominas, quando teve um desentendimento com Edvaldo Pereira Mendes Filho, 31, conhecido por “Dida”.
O PM acabou acertando uma coronhada na cabeça de “Dida”. Ambos foram retirados pelos seguranças da festa para não causarem mais desordem.
Raelson continuou bebendo com amigos do lado de fora da festa. “Dimael”, primo de “Dida”, repassou a ele uma arma de fogo a qual foi usada para matar Raelson.

O assassinato foi registrado pelas câmeras de monitoramento do 19º BPM e a partir de então começou a ser realizada uma série de operações para capturar o matador de Raelson, mas ele conseguiu furar o cerco e fugiu para o Maranhão. Agora, mais uma vez a polícia tem que se desdobrar para encontrá-lo e trazê-lo para Paragominas para pagar o crime que cometeu.
FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO