terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de abril - Dia do Índio

Nota do site: Hoje, 19 de abril, comemora-se em todo o Brasil, o Dia do Índio. Como Paragominas é um município, com áreas em terras indígenas, cujos povos tanto contribuem para a diversidade cultural da nossa região, aproveitamos este dia para homenageá-los. Índios de todas as etnias, parabéns pelo seu dia.

Jogos indígenas em Paragominas

Texto extraído do site: www.paragominas.pa.gov.br

Fundamentos Gerais da Educação Escolar Indígena no Município de Paragominas – PA
O Brasil é uma nação constituída por muitos povos de diferentes etnias, com histórias, saberes, culturas e línguas próprias. Reconhecemos a existência de um grande número de povos indígenas no país, e que os mesmos constituíram ao longo de sua história, organizações sociais, saberes e processos próprios de aprendizagem.

Tendo em vista tais considerações, a proposta pedagógica para as escolas indígenas situadas e atendidas no município de Paragominas tem como fundamentos o reconhecimento da:

1- Multietinicidade, pluralidade e diversidade (No que diz respeito as várias etnias, pluralidade e diversidade cultural existente entre os povos)
2- Educação e Conhecimentos indígenas (interação escola/comunidade)
3- Autodeterminação (autonomia)
4- Comunidade Educativa Indígena (alunos, professores e responsáveis pela educação nas terras indígenas)


Escola Indígena:
Entende-se como um lugar de articulação entre os conhecimentos próprios e os conhecimentos das demais culturas, conduzida pela comunidade educativa indígena de acordo com seus projetos, suas concepções e princípios. Isto se refere tanto ao currículo quanto aos modos de administrá-la, inclui também liberdade de decisão quanto ao calendário escolar, objetivos, conteúdos, espaços e momentos utilizados para a educação escolarizada.

Características das Escolas Indígenas

Comunitária – Conduzida junto a comunidade indígena;
Intercultural – Reconhecer e manter a diversidade cultural e lingüística da comunidade;
Bilíngue – Reconhecer a língua materna como ponto de referência para a manutenção das tradições não esquecendo, porém da língua portuguesa como importante para a educação global.
Específica e Diferenciada - Concebida e planejada como reflexo das aspirações particulares de cada povo indígena, com autonomia em relação a determinados aspectos que regem o funcionamento e orientação da escola não-indígena.

Escolas na Área Indígena
Paragominas, assim como alguns municípios da Região Nordeste Paraense possui áreas em terras indígenas, e conseqüentemente, áreas preservadas e destinadas aos povos de várias etnias.
Em virtude do aumento populacional nessas áreas, tornou-se necessário um maior apoio do município no que diz respeito à saúde e a educação.
Em 1997, a Secretaria Municipal de Educação começou um trabalho de levantamento em algumas áreas para detectar a necessidade de um trabalho pedagógico. Após vários dias de negociações com algumas lideranças da área, foi viabilizada a implantação em 1998, da primeira escola em área indígena sob a responsabilidade do município. A escola denominada Cajueiro começou com 26 alunos e com uma professora do município, com habilitação em magistério. A pedido de várias tribos locais, atualmente a Secretaria Municipal de Educação ampliou o número de escolas na Reserva Indígena totalizando 10 escolas, sendo que possuem tanto professores com formação em magistério, quanto professores da língua materna, procurando manter o uso da língua indígena nas comunidades,inclusive implantando o Ensino Modular de 5ª a 8ª série , com 542 alunos de várias etnias (Tembé, Kaapor,Timbira, Guajajara, entre outras).
::.A Festa da Menina Moça
Na Aldeia Teko Haw, assim como todas do tronco Tupi-Guarani, é celebrada a passagem da infância para a vida adulta. Tal passagem é realizada através de festas comemorativas que são denominadas cerimônias de iniciação.

A festa da Moça Nova marca esta tradição cultural dos povos de língua tupi-guarani. A jovem índia, após a sua primeira menstruação é separada e preparada para participar desta cerimônia, até então ela não pode comer alimentos comuns da culinária indígena (caças do mato preparadas de todas as maneiras). Nos dias que antecedem a cerimônia, as meninas ficam separadas em uma maloca longe dos olhares dos homens da aldeia, comendo apenas mingau, frutas e pequenos peixes. No dia da cerimônia, a aldeia celebra com festas, danças e muita comida, sendo que a culinária é especial para a ocasião, tendo como seu principal atrativo o muqueado (caças preparadas ao fogo durante três dias, e depois são amassadas pelas índias mais velhas para que o mesmo assuma a consistência de massa). Só então, depois do cerimonial é que as meninas novas podem participar do banquete e considerarem-se como membros integrantes da sociedade indígena.

Quem Somos:
-Mário Titto de Castro, Coordenador da Ed. Indígena no Município.
-Fábia Roberta Franca Costa, Secretária do Departamento.
-Professores de educação infantil e de 1ª a 8ª Série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO