segunda-feira, 5 de abril de 2010

Notícias de Paragominas e Região

Traficante foi preso em ônibus que vinha de Tailândia para Paragominas


Após uma ação da polícia, passageiros de um ônibus que fazia a linha de Tailândia para Paragominas souberam que estavam viajando com um homem que transportava drogas. Raimundo B. S., de 34 anos, foi preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar no momento em que o coletivo fazia a travessia em uma balsa no município de Mãe do Rio, no nordeste paraense. No ônibus, foram encontrados seis quilos de maconha prensada dentro de pacotes, com o peso de cerca de um quilo em cada, guardados em uma caixa. Investigações da polícia e testemunhas confirmaram que o material pertencia a Raimundo, que, conforme a Polícia Civil, foi trazido de uma localidade chamada Ramal do 25, em Concórdia do Pará, e tinha como destino a cidade de Ipixuna do Pará.Conforme o delegado José Ricardo Oliveira, superintendente regional da Zona Guajarina, o flagrante aconteceu durante abordagem de rotina da Polícia Militar. Raimundo foi encaminhado para a delegacia de Mãe do Rio, onde fica à disposição da Justiça.

Belém será a primeira capital a receber curso contra exploração sexual

A inglória marca de pelo menos um registro por dia de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no principal canal de denúncias do governo federal, o Disque 100, colocou o Pará no centro das políticas públicas de enfrentamento a essa violência. Nos últimos cinco anos, o volume de ligações com queixas tem sido crescente apontando o Pará entre os cinco primeiros em registros de casos. Belém, Ananindeua, Barcarena e Santarém lideram, nessa ordem, o ranking de exploração sexual no território paraense. Na avaliação do governo federal, a maior divulgação do serviço de denúncia nessas regiões justifica o aumento das ligações, porém, também aponta o turismo nesses municípios como fator importante para a incidência de casos de exploração sexual. "É muito preocupante a situação do Pará. E quanto mais se faz campanha e ações, mais aumenta o número de denúncias. Por isso é fundamental, por meio do setor de turismo, divulgar o nosso enfrentamento a exploração sexual. Mas isso acaba sendo um grande desafio, porque, muitas vezes, as violações de direitos são cometidas nos próprios estabelecimentos turísticos", explica Elisângela Machado, coordenadora do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo do Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB). O projeto coordenado pela professora da UNB, em parceria com o Ministério do Turismo, visa estabelecer maior envolvimento dos empresários do turismo no combate a exploração sexual. A principal ação da proposta se inicia por Belém, na próxima terça-feira, com o curso de formação de multiplicadores. Por meio destes cursos, que têm a duração de quatro dias, estes agentes sociais irão traçar ações de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo de acordo com a realidade de suas regiões. Segundo a professora, a escolha por iniciar o projeto pelo Pará, não se deve somente ao quadro alarmante de denúncias, mas, principalmente pelo engajamento do empresariado do setor turístico. Elisângela lembrou que a intensificação de ações e campanhas contra a exploração sexual neste momento, também estão voltadas às preocupações com os eventos esportivos que o Brasil sediará, entre eles a Copa do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Ulianópolis - Maconha apreendida desaparece de delegacia recém-inaugurada

O delegado de Ulianópolis, Joazil Serrão, determinou a abertura de inquérito para apurar o desaparecimento de três quilos de maconha prensada que estavam guardados em uma das salas do prédio da delegacia recém-inaugurada. O delegado disse que a droga foi apreendida pela PM no ano passado. "Já instaurei inquérito para apurar o sumiço da droga", ressaltou Serrão. Indagado sobre o motivo da droga ainda se encontrar na delegacia, uma vez que se trata de peça de inquérito, o delegado ressaltou que na época da apreensão enviou ofício ao Juiz da Comarca, porém a direção do fórum não recebeu o material. "Oficiamos a justiça comunicando que a droga estava apreendida aqui na Depol", garantiu o delegado. Em contato com a reportagem, o corregedor de polícia civil da região guajarina, delegado Magno Costa, disse que está esperando a conclusão do inquérito instaurado pela PC de Ulianópolis para tomar providências. "Vamos aguardar o resultado do inquérito para investigar o caso". Disse Magno. Outra denúncia que está sendo apurada pela justiça diz respeito a atuação de um funcionário da prefeitura de Ulianópolis nomeado para trabalhar como escrivão de polícia civil no município. Informações dão conta de que o mesmo faz uso de arma da PC, sem o devido porte, e que teria baixado o sistema de segurança da polícia civil em sua própria residência. A polícia investiga ainda denúncias de um provável estupro da companheira de um dos presos que se encontra recolhido em uma das celas da Depol. Estariam envolvidos no caso, além do escrivão, um dos investigadores da polícia civil lotados na unidade policial. O caso já foi levado ao conhecimento do delegado do Interior, Miguel Cunha, do juiz da comarca de Ulianópolis, Daniel Ribeiro Lobato e do promotor Francklin Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO