terça-feira, 1 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente no Município Verde


O mês de junho vai começar repleto de atividades em Paragominas, no nordeste do estado. Do dia 1º à 6 de junho, a Prefeitura de Paragominas realiza a Semana do Meio Ambiente no Município Verde, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no próximo dia 5. Este ano, o assunto abordado é a produção de lixo urbano e as alternativas de destinação e diminuição do quantitativo de resíduos gerados na cidade.

A Semana do Meio Ambiente vai marcar também as comemorações por Paragominas ter sido a única cidade do país a sair da lista dos municípios que mais desmataram a Amazônia. Para o prefeito Adnan Demachki, este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente vai ter um significado diferente. “Saímos da lista e isso não foi fácil. Mais de 50 parceiros estiveram conosco para tornar realidade este objetivo e temos muito a comemorar. Por isso, em 2010, a nossa programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente está tão especial”, diz o prefeito.

E o Parque Ambiental da cidade será um dos palcos dessa festa, servindo de cenário para o “Teatro na Floresta” nos dias 1 e 2 de junho, em quatro horários: às 8h, às 10h, às 14h e às 16h. O evento é voltado para alunos das escolas da rede municipal de Paragominas.

Outra ação da Semana é a Blitz Ambiental que alunos das escolas municipais irão fazer em várias ruas e praças da cidade, distribuindo saquinhos permanentes de lixo para carros, feitos a partir de material biodegradável. A blitz irá acontecer nos dias 1, 2 e 4 de junho, nos três turnos: manhã, tarde e noite.

As ações também vão acontecer dentro das escolas, com a apresentação de trabalhos e palestras educativas, como as que o pessoal do projeto Curupira, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Pará (SENAR/PA), vai fazer nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Anésia da Costa Chaves, Cinthia de Lira Moura e Hilda Sá, no dia 1° de junho; Belarmina Fernandes, Professora Maria da Silva Nunes e Raimundo Nonato Sobrinho, no dia 2; Roberto F. de Oliveira e Amílcar Tocantins, no dia 3; e Casa do Professor, no dia 5. A galera do “Curupira” também vai realizar oficinas de reciclagem de lixo doméstico durante esses dias.

No dia 3 de junho, a garotada do Fórum da Juventude, da Pastoral da Juventude e Desbravadores, realizam a gincana “Beija Flor – Faça a sua parte!”, de 8h às 12h. A gincana vai ajudar a recolher o lixo seco produzido nas residências, bares e restaurantes de Paragominas, conscientizando o cidadão sobre a importância de cuidar do lixo, separando e reciclando. A ação será realizada por núcleo: 1) Centro, Uraim, Cidade Nova e Camboatã e Praça do Uraim I; 2) Jardim Atlântico, Vila Rica e Praça do Jardim Atlântico; 3) Promissões I, II, III, Parque IV, Praça da Promissão III; 4) Jaderlândia, Nova conquista e Praça do Jaderlândia e; 5) Nagibão e Praça do Nagibão

No dia 4, é a vez do projeto “Recicléia”, com estudantes de 5ª a 8ª série das escolas Santo Antônio e Presidente Castelo Branco, às 10h e 16h, respectivamente. O projeto vai ensinar através da dramatização, como os alunos devem cuidar do meio ambiente.

Também na sexta-feira, 4, será realizado um grande show Ambiental, na Praça Célio Miranda, a partir das 18h, com a exposição de trabalhos escolares, apresentações culturais e o lançamento da campanha municipal “Saco é um Saco”, que tem como objetivo reduzir o uso das sacolas plásticas no município, seja nos supermercados ou dentro de casa. O plástico é um dos materiais que mais demoram a se decompor na natureza, podendo levar mais de 200 anos para decomposição total.

Já no dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, a OAB, seção Pará, irá realizar o Encontro de Conselheiros da Ordem, no Teatro Reinaldo Castanheira, no Espaço Cultural, a partir das 19h. No evento, o prefeito Adnan Demachki irá apresentar à classe e aos demais convidados, o projeto Paragominas Município Verde, falando dos avanços e conquistas conseguidas nos últimos meses. Além disso, será apresentado aos Conselheiros o funcionamento da Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, única em operação no estado do Pará.

Para fechar a programação da Semana do Meio Ambiente, será realizada a 3ª Edição da Corrida e Caminhada do Advogado, com largada às 7h, de frente da sede da OAB/ Subseção Paragominas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO