quinta-feira, 29 de julho de 2010

Diretor da SANEPAR explica a cobrança indevida da taxa de água aos moradores do bairro Cidade Nova em Paragominas

Depois de distribuir talões de cobrança de água na Rua Borba Gato no bairro Cidade Nova, para moradores que sequer tinham canalização da empresa em frente às suas residências, o diretor da  Agência de Saneamento de Paragominas - Sanepar, Dr. Francisco Antonio, mandou que funcionários da autarquia municipal fossem retirar a cobrança e excluir do sistema. "O erro aconteceu porque o sistema imprimiu as tarifas de um cadastro que foi realizado anteriormente, mas que nenhum morador irá pagar pelo que não consumiu", disse o diretor ao Programa A Hora do Povo, na Rádio Clube de Paragominas. Os moradores haviam denunciado a cobrança irregular no dia anterior depois de tentarem por diversas vezes esclarecimentos junto à empresa. Como o caso veio à tona, a empresa, na mesma tarde mandou uma equipe fazer a colocação da tubulação na área. Com relação a falta de água em residências do bairro Centro, o diretor informou que tudo foi devido à uma "canela" da rede de energia elétrica que caiu e que o carro que faz a manutenção estava para o interior do município, por isso a grande demora em atender aos apelos dos usuários deste serviço público de água. Lembrando que faltou água no sábado à tarde e parte da noite e na quarta-feira, portanto, ontem durante à tarde e à noite até as 22 horas, deixando os moradores irritados. Com relação à sujeira que sai das torneiras, Dr. Francisco Antonio informou que é devido à problemas na rede antiga que ainda é utilizada pela Sanepar, mas que esta tubulação deverá ser trocada em breve. Mas o diretor alertou ainda que o desperdício de água é enorme e os "gatos" causam sérios prejuízos ao município e retarda os investimentos nos setores da empresa.
Conforme dados obtidos no site da Prefeitura de Paragominas, a Sanepar foi inaugurada em setembro de 2009 e seu investimento está orçado em mais de TRINTA MILHÕES DE REAIS.

Acompanhe matéria do site: http://www.paragominas.pa.gov.br/

"Mais de 10 bairros ganharam, no último dia 5, um novo sistema de abastecimento de água, em Paragominas. Na primeira etapa, serão beneficiados mais de 40 mil pessoas, segundo a Agência de Saneamento de Paragominas, a sanepar.
Até 2006, o abastecimento de água era feito pela Companhia de Abastecimento do Pará (Cosanpa). Mas, a população reclamava muito do serviço, que estava sucateado. O contrato de prestação de serviço da Cosanpa era de 30 anos, expirou em 2006 e não foi renovado, segundo decisão da Prefeitura e Câmara Municipal dos Vereadores, endossada pela população. Desde então, começou-se a conversa com uma importante parceira: a mineradora VALE.
A parceria rendeu frutos e foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, entre Vale e Prefeitura para a construção do novo sistema. Nesse meio tempo, de 2006 a 2008, o serviço de abastecimento paragominense ficou nas mãos de uma empresa terceirizada, a T&M ou “Águas de Paragominas”, como era conhecida. Novamente, a população reclamou e, a PMP decidiu realizar uma audiência pública para discutir o modelo de gestão do novo sistema abastecimento de água da cidade.
Na audiência, a população entendeu que o serviço deveria passar para as mãos do poder público municipal. Foi aí que nasceu a sanepar – Agência de Saneamento de Paragominas. Com a ajuda da Vale, começava a nascer o novo sistema de abastecimento de água do município e a primeira etapa, já totalmente concluída, já foi inaugurada.
Paragominas tem hoje 28 bairros e, nessa primeira etapa, 11 deles vão receber a água tratada e pronta para o consumo. Os bairros são: Jaderlândia, Nova Conquista, Jardim Bela Vista, Jardim Atlântico, Aragão, Vila Rica, Laércio Cabeline, Residencial José Alberto, Vila Ouro Preto, Cidade Nova e Centro. “O novo sistema de abastecimento de água de Paragominas está entre os cinco mais modernos do estado e nessa primeira etapa, vai gerar cerca de 10 mil m³ de água tratada por dia. No final das três fases, terá a capacidade de levar 456 mil m³ de água por mês para toda a população da cidade, ou seja, mais de 100 mil pessoas”, afirma Francisco Antônio, superintendente da sanepar.
Francisco Antônio explica que o sistema antigo era abastecido por poços artesianos, através de conjuntos motor-bomba, ou seja, um sistema caro e ultrapassado. Agora, conta ele, a água será captada diretamente do rio Uraim, passando por uma Estação de Tratamento, onde será bombeada para os tanques apoiados e elevados, por meio de uma adutora, levada para a rede e distribuída para a população.
Orçado em mais de 30 milhões de reais da Vale e da PMP, o novo sistema é todo automatizado, com computadores avançados, além de um laboratório físico-químico que já está em funcionamento. “Todos os dias a sanepar colhe amostras da água em residências para analisar a qualidade”, relata o superintendente.
Em setembro deste ano, o novo sistema começou a funcionar de forma experimental em dois bairros: Jaderlândia e Nova Conquista. De acordo com Francisco Antônio, isso foi feito para identificar possíveis problemas e fazer adequações ao serviço.
E os resultados positivos já foram sentidos nos postos de saúde do Jaderlândia e Nova Conquista. Segundo a secretaria municipal de saúde, em setembro e em outubro diminuíram os atendimentos por doenças diarréicas e gastroenterites, comuns em locais que não possuem água tratada. Para o médico João Lucídio Paes, o novo sistema vai ajudar na saúde pública, combatendo essas e outras patologias.
“Sem contar no benefício para a saúde bucal, devido a fluoretação da água. Todo o investimento em saneamento básico contribui para a prevenção de doenças, ajudando o sistema público de saúde na diminuição de patologias que tem origem na água não-tratada”, afirma o médico.

Etapas
Na primeira etapa, que será inaugurada hoje, 5 de dezembro, serão atendidos 11 bairros. É importante dizer que, nesses bairros, a rede de distribuição já existia, mas a sanepar recuperou toda a sua extensão, já que se tratava de um sistema antigo, de mais de 30 anos. Foram feitas correções de vazamentos, colocadas novas bombas, novas tubulações.
Os bairros atendidos nas etapas II e III, ganharão redes novas, já que não possuem. E a implantação já começou e se intensifica a partir de janeiro de 2010. O superintendente da sanepar explica que 100% das unidades consumidoras de Paragominas serão cobertas quando o projeto for concluído.

Hidrômetro

Já foram instalados hidrômetros em áreas apontadas como maiores desperdiçadoras de água. Segundo a sanepar, o hidrômetro inibe o consumo irracional de água, sem contar que o cidadão vai pagar por aquilo que usar. A meta da autarquia é que sejam instalados hidrômetros em todas as unidades consumidoras".

Opinião do site: QUEM PAGA PELO SERVIÇO, MERECE TÊ-LO COM QUALIDADE, por isso, esperamos que a SANEPAR realmente atenda a população dentro do que foi exposto no texto acima e que é de conhecimento público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO