segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Doentes com dengue chegaram a um milhão no Brasil

Cerca de um milhão de pessoas tiveram dengue ano passado no Brasil. Quase 600 morreram por causa da doença que insiste em aterrorizar o brasileiro. O desconhecimento ainda é o principal aliado do mosquito transmissor da doença.

A rotina de enfrentar o inimigo insistente e cruel deixa em alerta quem já viu a batalha ser perdida. A região do Campo Limpo, zona sul da capital paulista, foi a campeã em casos de dengue no ano passado. Mas a proximidade com a doença não significa intimidade com o assunto.

O perigo não é o mosquito, mas o vírus que ele pode carregar. Quando o Aedes aegypti pica alguém, o vírus que provoca a dengue cai na corrente sanguínea, se multiplica e se fixa nas paredes dos vasos e artérias. Nosso organismo envia um exército de anticorpos para expulsá-los.

Os sintomas característicos da doença são febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, manchas na pele e indisposição. Mas se além dos sintomas aparecerem sangramentos é sinal que a doença evolui para a sua forma mais grave: a dengue hemorrágica. Nesse caso, a falta de tratamento pode matar.

Existem quatro tipos de vírus da dengue. Quando a pessoa é vítima de um, o corpo se torna imune a aquele tipo, mas continua exposto aos outros. Na segunda contaminação, o organismo trava uma batalha ainda mais intensa contra o vírus. (eBand)
 
Em Paragominas: O Dr. Lucídio Lobato, secretário municipal de Saúde, nos informou através de mensagem que a Campanha: Paragominas Contra a Dengue, continua cada vez mais intensificada e que amanhã, terça-feira, divulgará ao site a programação desta semana. Entretanto, pede a ajuda da comunidade para que colabore nesta guerra contra o mosquito Aedes Aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO