sábado, 19 de fevereiro de 2011

Paragominas - Animais são recolhidos nas vias públicas

Este animal "pasta" tranquilamente numa praça no centro
da cidade.
Foto: Jorge Quadros
Mais do que recolher animais nas vias públicas, é dar um destino à eles. Isso, por enquanto, continua sendo uma incógnita. Vários cachorros foram recolhidos durante a semana e os seus proprietários não sabem ainda de que forma podem recuperá-los ou se vão recuperá-los.

Segundo uma informação fidedigna, durante o dia de ontem vários anmais permaneceram por várias horas dentro de um caminhão vermelho, sem comida e sem água, coberto por uma lona.

O problema é dúbio. Vários donos de animais se acostumaram a soltá-los nas vias públicas, se transformando num problema em todos os sentidos. Não se pode mais admitir a grande quantidade de animais que passeiam todos os dias pelas ruas de paragominas. O problema não é apenas nos bairros periféricos, mas também no centro da cidade

Este cachorro carrega uma sacola de lixo próximo à praça
em frente ao Ministério do Trabalho.
Foto: Jorge Quadros

Primeiro, estes animais são transmissores de doenças infecto-contagiosas, principalmente o calazar (em se tratando de cachorros). Depois de perambularem pelas ruas, levam várias doenças para dentro das casas dos seus donos.

Segundo, provocam acidentes levando pessoas à morte ou à uma cadeira de rodas. Muitos casos já foram registrados, não apenas na área rural, mas também na zona urbana.

Terceiro, deixam a cidade infectada pelas suas fezes, que também transmitem doenças. Por todas estas situações, quase todas as cidades do país que enfrentam estes problemas tomam a iniciativa de recolher os animais das ruas e os colocam em um Centro de Controle de Zoonoses ou lugar adequado para que, mediante multas, o seu dono possa vir reavê-lo. Não acontecendo o pagamento da multa ou a não identificação do dono, a municipalidade fica na obrigação de dar um rumo adequado aos animais, que vai até a morte por injeção letal.

Mas a Associação de Proteção aos Animais tem uma visão contrária para estas atitudes e representa junto aos Ministérios Públicos, ações contra vários municípios que tomaram esta decisão.

No entanto, a população de Paragominas deve se conscientizar que lugar de animais domésticos é dentro da sua propriedade, não nas vias públicas causando problemas dos mais diversos, inclusive mortes de pessoas inocentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO