quinta-feira, 10 de março de 2011

Curtas e boas desta quinta-feira

** FOLGA
Depois que quase todo mundo da nossa equipe viajou, resolvi me dar um dia de folga, que aproveitei visitando doentes no Hospital Municipal e amigos. Por isso tivemos apenas uma postagem no dia de ontem.
** DENGUE
A Secretaria Estadual de Saúde, através do seu departamento epidemiológico divulgou 227 casos de dengue em Paragominas nos primeiros dois meses do ano. Apenas os casos confirmados. Vale ressaltar que muitas pessoas contaminadas pelo vírus sequer procuraram os PSFs de suas cidades.
** SECCIONAL
As policias Civil e Militar tiveram muito trabalho neste período momesco. Várias pessoas se envolveram em pequenas agressões. Foram registrados assassinatos, morte por acidente de trânsito, morte por afogamento e um acidente de trabalho com vítima fatal, além de vários detidos por pequenos furtos e até assaltos.
** DOIDERA
A gente tem avisado com freqüência aqui neste site. Mas aquele rapaz alto e moreno que tem problemas mentais e perambula pelas ruas de Paragominas atacando mulheres, invadiu a Igreja Assembléia de Deus no sábado a noite e deu trabalho para sair de lá. “Quem avisa amigo é”, diz o adágio.
** ABUSO
O Conselho Tutelar de Paragominas continua trabalhando incansavelmente para fazer uma amostragem real do grande número de abusos sexuais sofridos por crianças e adolescentes na cidade. Alguns poucos denunciados estão atrás das grades. Outros casos ainda não tiveram andamento.
** VIOLÊNCIA
Aumentou também o número de denúncias contra homens que espancam suas companheiras, esposas, namoradas, noivas, etc. A Delegacia Especial da Mulher, comandada aqui pela Dra. Mahenalva Helena tem se desdobrado para dar conta do recado.
** MUDANÇA
Coronel PM Roberto Coraci e Capitão PM João Luis, vão para a Corregedoria da Polícia Militar em Paragominas. Enquanto o Comando do 19º BPM terá nova administração. Nomes divulgados oficialmente ainda esta semana por este site.
** MUDANÇA II
Também acontecem mudanças no Detran em Paragominas. Apesar de ainda não anunciado pela imprensa, já vazou a informação de que o amigo Sandro, atualmente no DMTT será um dos dirigentes do órgão. Certamente as mudanças não irão parar por aí. Com a mudança de governo, mudam-se naturalmente os cargos de confiança.
** QUARESMA
Depois da “fusaca” vem aí quarenta dias de renovação espiritual para os católicos. A Quaresma é o período em que muita gente aproveita para fazer uma análise do que fez em apenas quatro dias. Ontem centenas de pessoas foram à Igreja rezar e pedir perdão.
** FRATERNIDADE
Em sua 47ª edição, a Campanha da Fraternidade, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fortalece o debate sobre a preservação ambiental com o tema “Fraternidade e a vida no planeta” e lema “A criação geme em dores de parto”.
** MINISTÉRIO
A Igreja Assembléia de Deus Ministério Canadá, comandada em Paragominas pelo Pastor Joaquim Filho, está preparando um bom número de novos pregadores através de um curso de Bacharel em Teologia. Um passo à frente de algumas denominações em que o dirigente não pensa em dividir o peso da Cruz.
** HOSPITAL
O número de pessoas que chegam ao Hospital Municipal reclamando de dor nos olhos, nos ossos, nos dentes, com vômitos é enorme. Médicos e enfermeiros não têm espaço nem para “piscar”. Os mais atingidos antes eram crianças e idosos. Agora, são pessoas de todas as idades. O pior é que a virose que se espalhou pelo Pará tem sintomas muito parecidos com a dengue. Mas para comprovação do diagnóstico é preciso acompanhamento diário. Por isso, as pessoas recebem o primeiro atendimento na sala de urgência e emergência e depois são encaminhadas aos leitos para observação.
** ZUADA
Bem, agora que passou o Carnaval, os horários pré-determinados pela Lei deverão ser cumpridos novamente. Já que observamos que em alguns lugares esse critério não foi obedecido. Por falar nisso, enquanto os bares, lanchonetes e similares são obrigados a fechar no horário na zona urbana. Muitos estão “escorregando” para o Nagibão, onde lá tudo funciona à “deus dará”.
** DINHEIRO
Ontem, mais uma vez, a reclamação era grande no Banco do Brasil da Avenida Castelo Branco em Paragominas. Em alguns caixas eletrônicos não tinha grana. O Banco também funcionou ontem apenas de 12h as 15h, segundo determinação do Banco Central. Hoje, tudo voltou ao normal.
** NORMALIDADE
Todos os órgãos públicos como Prefeitura, Câmara, Cartório Eleitoral, Fórum, Escolas, enfim, voltam a funcionar hoje em seus horários normais.
** VOLTA
Com a construção da ponte sobre o Rio Paragominas, na PA 125, quem pretende ir às colônias, fazendas, assentamentos, sítios e chácaras, deve fazer o contorno pelo residencial Helena Coutinho.
** CONFUNDIDO
O investigador de Polícia Civil Tadeu Duarte de Oliveira, de 45 anos, foi morto com um tiro disparado pelo delegado superintendente do Marajó, Felipe Pinheiro Schmidt, durante operação de combate ao tráfico de drogas em Soure. Segundo investigações iniciais, o policial que atirou confundiu o colega com um traficante.
** AÇAI
Em alguns pontos de venda em Paragominas, o litro do açaí já custa R$ 8,00. Isso mesmo. Segundo um comerciante que conversou com a nossa reportagem, o preço ficou elevado porque a safra aqui em nossa região acabou. O açaí que está sendo comercializado em Paragominas está vindo de Tomé-Açú, Belém e municípios da zona bragantina. Não faz nem dois meses e o preço do açaí estava sendo vendido à R$ 4,00.
** FATURAMENTO
Quem está faturando bem nos últimos dias são os postos de lavagens de veículos. Como não tivemos carnaval na cidade, muitas famílias resolveram ir às fazendas, chácaras e sítios na zona rural. Com as chuvas que caíram nos últimos dias, as estradas foram duramente atingidas, com isso o lamaçal foi inevitável. Tem lava-jatos que está precisando de ajudante.
** RODOVIÁRIA
O movimento foi tranqüilo ontem no Terminal Rodoviário Terezinha Bergamim em Paragominas. Segundo os gerentes de guichês de vendas de passagens a volta dos passageiros que foram curtir o carnaval fora de Paragominas está sendo feita desde segunda-feira. Por isso, a “muvuca” da ida não aconteceu na volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO