terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


Neste dia mundial da água Paragominas tem muito a comemorar.

Rio Uraim

Hoje, 22 de Março, comemoramos o dia mundial da água, comemoração que teve início em 1993, por sugestão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, e que objetiva manter o assunto em permanente evidência para reflexão sobre nossas atitudes frente às previsões que tornam este recurso cada vez mais inacessível. Aproximadamente 70% da superfície terrestre é coberta por água, o que tem levado o homem a ter uma falsa sensação de abundância desse recurso, acreditando-se que ela seja inesgotável. Contudo, do total de água disponível, apenas 0,6% podem ser utilizados pelo homem para seu consumo após tratamento. Nem todos os municípios possuem as condições financeiras e estruturais para oferecer aos seus cidadãos água potável de qualidade e em quantidade, sobretudo aqui na Amazônia.  Os poços “boca-larga” e as fossas improvisadas são a única opção de quem não dispõe dos serviços de saneamento. Dispostos no mesmo lençol freático, a conseqüência aparece nas estatísticas onde 60% das doenças notificadas em hospitais são de origem hídrica. 

Em Paragominas, a mudança desta realidade veio com a visão e a atitude de seu gestor municipal. Há cinco anos, o Prefeito Adnan resolveu que mudaria essa história buscando parcerias e trazendo para si a responsabilidade que antes era do Governo Estadual. Adnan assumiu a concessão dos serviços de saneamento, construiu em parceria com a Vale a primeira Estação de Tratamento de Água da Cidade e criou a Agência de Saneamento de Paragominas. A Sanepar  assumiu a função os serviços de abastecimento em janeiro de 2009, e em dois anos de existência assentou 40 quilômetros de rede de água; ampliou de 7 mil para mais de 12 mil ligações residenciais - quase que dobrando o número  de famílias atendidas;  destas, 60% são consumidores contemplados com a tarifa social, que inclusive é a menor de toda a Região Norte. Para se ter uma idéia, a Cosanpa cobra hoje R$ 30,00 pelos mesmos 15 mil litros de água que a Sanepar cobra R$13,90. 



Em dois anos reduzimos os custos, aumentamos a oferta e diminuímos o desperdício. Até o ano de 2008, 27 poços operavam 24 horas para produzir mais de 50 milhões de litros de água diariamente, sobrava desperdício e reclamações, e a falta d’água era constante. Hoje, já foram desativados 20 poços, mantendo apenas a operação da ETA e de mais 7 poços que juntos produzem 30 milhões de litros diariamente, uma redução de 40% com o dobro de famílias atendidas.  

A Sanepar atende hoje 16 bairros com água tratada, sendo: Jaderlândia, Nova conquista, Centro, cidade nova, Bela Vista, Laércio Cabeline I, Laércio Cabeline 2, Jardim Atlântico, Aragão, Ouro Preto, Vila Rica, José Alberto, Maria de Lourdes Sobrinho, Sidilândia, Guilherme Gabriel e Uraim 2, além de mais 8 bairros abastecidos com poços profundos.  

Segundo o DATASUS, em apenas um ano de fornecimento de água tratada conseguimos reduzir em 74% os casos de diarréia infantil e doenças causadas por veiculação hídrica como: hepatite, febre tifóide e verminoses – representando um salto significativo para a melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo a mais carente. 

Em 2011 a Sanepar implantará mais 25 quilômetros de rede em toda a cidade, fornecerá água tratada para mais 3.500 residências dos bairros Camboatã I, Camboatã II, Novo Camboatã e Paraíso, e instalará mais de 2.500 hidrômetros para combate ao desperdício. 

Ainda este ano, a Sanepar iniciará a operação da primeira Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, localizada no projeto Morada do Sol, coletando e tratando o esgoto de mais de 900 residências.   Neste ano também, em parceria com o Governo Federal, iniciarão as obras de construção do Sistema de Tratamento de Esgoto da Cidade, beneficiando inicialmente os bairros Promissão I, II, III, Olga Moreira e Novo Horizonte, além da construção de dois reservatórios com capacidade para 1 milhão e 300 mil litros de água – o  que permitirá a ampliação do abastecimento de água para todas as promissões e bairros adjacentes. Juntas, as duas obras somam um investimento de quase 23 milhões de Reais na área de Saneamento, estando ambos os projetos já aprovados pelo PAC2.

Já no primeiro bimestre de 2011, a Sanepar, juntamente com as Secretarias de Meio Ambiente e Infra-estrutura realizarão uma audiência pública para discussão e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, documento fundamental que norteará o planejamento e as ações para os próximos 20 anos nas áreas de Abastecimento de água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Drenagem Pluvial. Mais que isso, este plano será a ferramenta que credenciará o município às mais diversas linhas de financiamento e parcerias para o desenvolvimento do setor de saneamento como um todo. 

Por fim, neste dia mundial da água, não somente a Prefeitura, não somente a Sanepar, mas cada cidadão paragominense é responsável pelos recursos hídricos que fazem parte do nosso patrimônio, pois a água é a condição essencial para a vida de todos.

Colaboração: Dr. Herenildo - Sanepar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO