segunda-feira, 14 de março de 2011

Paragominas - Curtíssimas desta segunda-feira

Hoje as considerações são sobre o trânsito em Paragominas
** Virose quase me tira do páreo hoje. Dores no olho, dor de cabeça, febre e indisposição. Por causa disso, hoje estou sorrindo amarelo.
** Lei do Táxi Branco. Está quase vencendo o prazo para que proprietários de táxi em Paragominas adéqüe seu veículo à cor determinada.
** Pelo menos três acidentes de trânsito aconteceram apenas hoje na cidade. Um deles na faixa em frente à uma frutaria, próximo à Farmácia Garcia, no Centro.
** A maioria dos acidentes de trânsito registrada nos últimos dias envolvem condutores de moto.
** Isso porque Paragominas é uma das cidades que tem o trânsito mais organizado do interior do Pará.
** Aqui as pessoas podem até não ter documentação do veículo ou habilitação, mas usam cinto de segurança nos automóveis e pilotos e caronas de moto usam capacetes.
** Mas como dizem os “sábios” carteira não dirige carro nem moto. Mas o curso de direção defensiva ajuda muito, não é verdade?
** Também acho que os pedestres precisam passar por um curso de “andar defensivamente” nas ruas de maior fluxo de veículos ou por onde tem faixa de pedestres.
** Assim como os motoristas não são os donos das ruas, os pedestres não são os donos das faixas. Todos devem ter seu tempo de cruzar a faixa e de passar sobre a faixa.
** Pergunta de um internauta: “Proibir andar de bicicleta na Praça Célio Miranda é ótimo. Mas por onde os ciclistas devem andar se também não podem andar pelas calçadas ou entre os veículos?”.
** Outro leitor assíduo mandou essa: “Quando é que as leis de trânsito vão alcançar os ciclistas e os carroceiros de Paragominas? Aqui todo mundo abusa e tudo está muito bem....no caos.
** Natanael Damasceno Costa é o novo diretor do Departamento Municipal de Trânsito. Alessandro Marques Almeida assume amanhã, ou, “no mais tardá” depois de amanhã o Detran local.
** Paragominas dispõe hoje de 117 taxistas regulares junto ao Sindicato. Mas vazou a informação de que vários “furões” ou clandestinos fazem linha do Nagibão para a sede do município.
** Além do mais, alguns taxistas de Ipixuna do Pará estão invadindo nosso território fazendo lotação da “balsa do Capim até aqui”.
** O Departamento Municipal de Trânsito de Paragominas tem hoje apenas 16 agentes na ativa. Uns dois estão de licença médica.
** Se o prefeito concordar deverá ter concurso para agente de trânsito. Foram solicitados mais vinte agentes pelo Demtran.
** Moto-taxistas já foram chamados à atenção sobre dois assuntos importantes: Primeiro: aluguel de motos. Segundo: andar sobre as calçadas.
** Mas se alguém quiser pegar os apressadinhos, basta ficar na esquina do Hospital do Estado ou na esquina da Fundação Bradesco.
** As filas do Detran continuam cada vez maiores. Se alguém quiser regularizar sua situação deve chegar lá às oito horas da noite para ser atendido no outro dia.
** Mas se alguém não quiser dormir ao relento deve pagar alguém pela bagatela de R$ 30 a R$ 50 reais para fazer “o serviço” de segurar a vaga.
** Mais uma dos nossos internautas: “Que tipo de veículo pode estacionar na Praça Célio Miranda? Todos os tipos e tamanhos? Porque até caminhões ¾ são vistos estacionados onde só cabe um automóvel.

Um comentário:

  1. Oi Jorge...

    Primeiramente melhoras para o seu estado de saúde. Oxalá que você se recupere rápido.

    Vc traz um tema importante a cidade: Transito, qualquer cidade do mundo discute transito com todos os envolvidos e tendo como ferramenta a educação.

    Conseguiremos vencer estes desafios quando os governantes apresentarem campanhas educativas na televisão. mostre uma campanha que neste momento esteja abordando o referido assunto ? A prefeitura que possui um veiculo de comunicação e um departamento de transito deveria servir de modelo no que diz respeito a transito.

    Na prática observamos que as campanhas não alcançam a quem deveria.

    Se observarmos o gasto medico dos hospitais de Paragominas, com toda certeza o transito gera mais despesas. e pior, um gasto que poderia atender outras complexidades médicas.

    ResponderExcluir

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO