sexta-feira, 8 de abril de 2011

Paragominas - Pizzaiolo encontrado morto no quarto em que morava

Rodrigo Antonio tinha apenas 20 anos de idade e estava em
Paragominas há noves meses trabalhando como pizzaiolo.
Foto: Jorge Quadros
O pizzaiolo Rodrigo Antonio de Almeida Oliveira, 20 anos, foi encontrado morto na tarde de ontem no quarto em que morava, numa vila, localizada em frente à Praça do bairro Angelim, em Paragominas. A causa da morte ainda é desconhecida, mas suspeita-se que ele tenha ingerido alguns medicamentos conhecidos por “bomba”, já que foram encontrados ao lado do corpo dois frascos contendo vários comprimidos, além de comprimidos para dor e febre, como paracetamol.
Segundo informações de pessoas presentes no local, o rapaz não apareceu na academia que freqüentava pela manhã e nem ao seu serviço, uma pizzaria muito conhecida, localizada no centro da cidade.
Isso causou estranheza aos amigos, já que durante os nove meses em que trabalhava na empresa, sempre cumpria seu horário. Uma pessoa resolveu ir ao quarto de Rodrigo, tendo batido na porta e na janela várias vezes, sem obter nenhuma resposta.
Então, essa pessoa resolveu quebrar um pedaço do vidro da janela e pelo buraco viu que Rodrigo havia falecido. Imediatamente avisou ao patrão, que se encaminhou para o local e constatando o fato, tomou todas as medidas necessárias para avisar a família do rapaz, contatar com uma empresa funerária e avisar a polícia.
O corpo só foi encontrado no final da tarde depois que
amigos sentiram a falta do rapaz.
Foto: Jorge Quadros
A notícia se espalhou imediatamente na cidade. Uma grande quantidade de pessoas foi ao local para se certificar do acontecido. Os amigos de academia de Rodrigo foram à vila e entraram em pânico, não acreditando no que viram.
A Polícia Civil, sob o comando do delegado Hilton Monteiro, PCs Dellecon, Pereira e Denilson fizeram os levantamentos prévios para a investigação. A Polícia Militar  e os policiais do Corpo de Bombeiros, cabos J. Marinho e Domingos, também estiveram presentes.
Rodrigo Antonio era natural de Barcarena e sua família mora em Belém. O rapaz estava há nove meses em Paragominas aonde fez um grande grupo de amigos. Pizzaiolo profissional, trabalhava à noite, fazia academia pela manhã e morava sozinho numa vila de quartos no bairro Angelim.
Estes frascos com medicamentos foram encontrados ao
lado do corpo de Rodrigo Antonio.
Foto: Jorge Quadros
Seu corpo foi encontrado já no final da tarde e policiais experientes acreditam que ele tenha tido uma “overdose”, pelas características das substâncias que saiam de sua boca. Mas são apenas hipóteses levantadas preliminarmente.
O delegado Hilton Monteiro autorizou o encaminhamento do Corpo para o IML de Castanhal para os exames que poderão definir a causa mortis.
O que é o medicamento conhecido por “bomba”
O efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Está provado que seu uso só gera danos à saúde. Os efeitos colaterais das superdosagens são muitos. A pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Ao todo, 69 efeitos colaterais já foram documentados.
Em garotos e homens existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas.
Em adolescentes de ambos os sexos, também pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornado-os mais baixos que outros, não usuários de anabolizantes.
A parada brusca do uso de anabolizantes também pode produzir sintomas como depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes.
O uso compartilhado de esteróides por seringas e agulhas não esterilizadas é comum e pode expor o indivíduo a doenças como Aids, hepatites B e C e endocardite bacteriana.

Caminho sem Volta
Segundo o professor Fernando, não se sabe até que ponto os problemas ocasionados pelo uso das “bombas” são reversíveis. “Os casos têm que ser analisados de forma isolada porque cada organismo reage de um jeito ao uso do esteróide. Em muitos casos, o nível de comprometimento das funções é tão grande que não há opção de cura. Várias pessoas já morreram por causa do uso indiscriminado dos anabolizantes”, adverte.
Por tantos riscos e inconvenientes, o uso indiscriminado de anabolizantes deve ser desencorajado, banido do meio esportivo. Para Fernando, a grande arma capaz de resolver esse problema são as campanhas educativas. ” O uso de esteróides já se tornou um caso de saúde pública. O governo tem que tomar providências”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO