sexta-feira, 1 de abril de 2011

UEPA Paragominas

 Promove exposição "Cinema - A influência dos usos das cores na 7ª Arte"


Estimular a percepção visual por meio das cores. Essa foi a proposta da exposição "Cinema – A influência dos usos das cores na 7ª arte”, organizada pelo Curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Paragominas. A exposição aconteceu nos dias 30 e 31/03, contando com um público médio de 300 pessoas nos dois dias de visitação.


Cerca de 30 alunos participam da exposição. Munidos de objetos e elementos sensoriais que lembram os gêneros do cinema, os alunos simularam quatro ambientes em uma sala de aula. Em cada um deles, por meio das cores expressas nesses elementos, o visitante teria que descobrir em qual gênero o ambiente se enquadra.


Sendo assim, a equipe vermelha abordou o uso dessa cor nos filmes de suspense e terror, compondo um ambiente que simulava uma cena de crime. A equipe verde criou um ambiente que simulava uma sala de estar com vários elementos que criavam um clima aconchegante e romântico ao mesmo tempo, remetendo assim ao gênero romântico. Já a equipe azul enfatizou o uso dessa cor nos filmes de animação e de ficção cientifica com um ambiente lúdico tendo até uma das integrantes da equipe com um figurino de personagem infantil, chegando a confundir os visitantes da exposição. Por fim, a equipe amarela criou um ambiente alegre e descontraído para representar o gênero da comédia, tendo alguns jogos e objetos que permitiam a interação do público com esse espaço. A cada ambiente, percebia-se uma mudança de comportamento por parte dos visitantes.


“A ideia é que os visitantes, por meio da percepção visual e estímulo aos fatores psicológicos, identifiquem as cores do cinema e digam qual foi a sensação e o conceito por trás das cores”, explica uma das coordenadoras da exposição, a professora do Curso de Design, Brena Renata.  Segundo Brena, a exposição é resultado prático das disciplinas Teoria e Prática da Cor e História da Arte, ministrada respectivamente por ela e pelo professor da Uepa, Aldeci Costa.

A aluna Gilmara Barbosa, uma das participantes da exposição, conta que “As cores no Cinema” deixará o visitante à vontade para estimular a percepção. “Não falaremos nada. Deixaremos o visitante interpretar o ambiente, a música e a intensidade da luz”, adianta a estudante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO