domingo, 21 de fevereiro de 2010

Obras de CPC regional estão paradas e terreno um matagal

Colaboração: Texto e foto de Bruno Nascimento.

A obra para construção de uma unidade do Centro de Perícias “Renato Chaves” em Paragominas, foi uma parceria entre a Prefeitura de Paragominas e o Centro de Perícias “Renato Chaves”uma obra no valor de R$ 245.876,27, e, teve inicio no dia 24 de outubro de 2008, e o prazo estabelecido era de 180 dias, o que teria término em 13 de abril de 2009. A obra está parada e o terreno, que fica ao lado da 13ª Seccional de Paragominas, está um verdadeiro matagal.
Enquanto isso, quem precisar dos serviços de exames de necropsias, lesões corporais, entre outros, devem procurar o Centro de Perícias Cientificas “Renato Chaves” de Castanhal, nordeste do estado, a 200 km de Paragominas. O que sobrecarrega a unidade de necropsia daquele município, que atende as demais cidades da Rodovia Belém-Brasília e cidades vizinhas a Castanhal.
A obra está abandonada, e não tem prazo para término. Além disso, as chegadas de laudos para que as investigações sejam concluídas somente em Paragominas é uma outra grande dificuldade. Exemplo da menina Sthefany Lemos que foi encontrada morta dentro de um carro no dia 17 de agosto do ano passado, conforme mostrado aqui no Diário. O laudo deveria sair em dez dias, até agora, o exame não chegou na 13ª Seccional de Paragominas.
Nove dias depois a Governadora Ana Julia Carepa, esteve em Paragominas realizando inauguração de obras pela cidade, e na oportunidade fez discursos de recomeço das obras paralisadas do IML. Que já deveria está em pleno funcionamento, atendendo cidades vizinhas.
Para remoção de cadáver, por exemplo, quando a Policia Civil aciona um perito, vem, o motorista, peritos e auxiliares, além da demora das remoções.
Como mortes que acontecem nas zonas rurais de Paragominas, Ulianopólis e Ipixuna do Pará.
Em nota a Assessoria de Comunicação do Centro de Perícias “Renato Chaves” de Belém divulgou: A respeito da construção da Unidade Regional de Paragominas, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves declara que a crise econômica ocorrida em 2009 forçou uma paralisação na obra, mas garante que é temporária. A instituição pretende retomar os trabalhos ainda este ano. A cidade de Paragominas, mais 59 municípios das regiões Nordeste e Sudeste do Pará, é atendida pela Unidade Regional de Castanhal, com o apoio do Núcleo Avançado de Bragança. Para melhor servir a população dessas regiões, o CPC RC criou um projeto de lei que deverá ser aprovado ainda este ano pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Essa medida garantirá a descentralização da perícia paraense com a construção de novas unidades.Sobre a entrega de laudos periciais, o CPC informa que é de inteira responsabilidade das autoridades solicitantes a retirada do documento na unidade regional que o emitiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO