quarta-feira, 30 de junho de 2010

Simão Jatene será o candidato do PSDB ao governo do Estado


Uma demonstração de força e unidade. Foi o que se viu na manhã de domingo (13), no auditório João Batista, da Assembléia Legislativa do Estado, durante o primeiro encontro do diretório regional do PSDB-PA, organizado para anunciar a pré-candidatura de Simão Jatene ao governo do Estado nas eleições de 2010.

Presentes ao encontro as principais lideranças do partido, como os senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto, os deputados federais Zenaldo Coutinho, Nilson Pinto e Wandenkolk Gonçalves; os deputados estaduais José Megale, Tetê Santos, André Dias, Suleima Pegado e Manoel Pioneiro; o secretário-geral do partido, ex-deputado Nicias Ribeiro, calém de uma representação expressiva da Juventude do PSDB e do PSDB Mulher.

A movimentação em frente ao prédio da ALEPA foi intensa desde muito cedo, por conta principalmente da chegada de caravanas inteiras vindas de municípios do interior. A convenção reuniu mais de mil pessoas, entre partidários, simpatizantes, representantes de entidades de classe, lideranças comunitárias, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos, deputados estaduais e federais, mostrando que o partido está mais unido e integrado do que nunca, em torno do nome de Jatene.

A tônica dos discursos que antecederam o pronunciamento do candidato tucano girou em torno de dois sentimentos bem marcantes, embora distintos: esperança no projeto de um novo Pará e insatisfação com a situação em que o estado como um todo se encontra atualmente.

Prova disso é que mesmo políticos vinculados a outras legendas fizeram questão de manifestar seu apoio ao nome de Jatene e ao PSDB, como também de relatar as dificuldades pelas quais passam seus municípios por conta da política centralizadora e revanchista do atual governo.

A chegada do candidato, pouco antes das 11h, foi marcada por aplausos calorosos e muitas demonstrações de incentivo, fornecendo um termômetro do que a campanha pode produzir no cenário estadual e reforçando a certeza de que com a mobilização e as alianças que serão construídas é possível, sim, vislumbrar a retomada do projeto que vai colocar o Pará novamente no rumo do desenvolvimento.

Desde a entrada no hall da ALEPA, Jatene foi saudado ininterruptamente e esbanjou disposição mesmo diante da extensa "barreira humana" formada por simpatizantes e correligionários, ansiosos por transmitir suas mensagens de apoio ao pré-candidato oficial do partido.

O senador Mário Couto, que também pleiteava a vaga de candidato do PSDB ao governo, falou da disputa interna do partido, e disse que estava feliz, pois sua "derrota" representava a vitória da união do PSDB. Mário Couto disse que estava muito feliz, pois, "mesmo com 10 meses de disputa, o PSDB não rachou, e chega unido neste momento tão importante de trabalharmos para reconduzir Simao Jatene ao governo".

O ex-governador Simão Jatene, pré-candidato do PSDB ao governo do Estado em 2010, começou seu discurso agradecendo a todos os que estavam presentes, "os verdadeiros responsáveis pela minha candidatura". Jatene também agradeceu a toda a bancada de deputados estaduais e federais, e aos senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto, além do senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB. Jatene ressaltou a conduta de Flexa Ribeiro à frente do processo de escolha do candidato, e a Mário Couto pela humildade.

"Muito maior do que qualquer diferença que pudéssemos ter é o meu compromisso, o compromisso do senador Mário Couto, do senador Flexa Ribeiro e de todos os que compõem este partido o nosso Estado. E isso me dava a certeza de que estaríamos juntos", afirmou Jatene.

"Aqueles que apostaram que estaríamos divididos se enganaram. Eles atolaram o Estado, mas nós vamos voltar e não vamos governar só com os que votaram em nós. Vamos governar para todos", disse o pré-candidato.

O ex-governador falou da sua gestão à frente do governo do Estado, dando diversos exemplos de avanços obtidos, "mesmo tendo o governo federal contra nós". Ele citou inúmeras situações que evidenciam o caos em que se transformou a administração da governadora Ana Júlia Carepa.

Para exemplificar, Jatene lembrou que, em seu governo, o Hospital Ofir Loyola e a Santa Casa de Misericórdia eram referência no País. Hoje, pacientes padecem na porta da Santa Casa, e cidadãos que enfrentam o câncer são obrigados a buscar atendimento no Maranhão e no Piauí. E citou os cinco hospitais regionais que deixou prontos e equipados, além de três hospitais que ficaram em construção.

Diante de um auditório absolutamente tomado, Jatene enumerou as obras que o governo do PSDB fez no Estado nas áreas de infra-estrutura, educação e segurança, e atacou duramente a administração atual. "Eles não terminaram o que nós deixamos, não conseguiram botar pra funcionar o que ficou pronto e equipado, e quebraram o que estava funcionando bem, que eram os hospitais de referência", lembrou Jatene.

"Na área da Segurança, o governo que aí está nos acusa de não ter aberto vagas para novos policiais. Nos quatro anos do nosso governo, nós não só ampliamos o número de policiais, aumentando o número de vagas, como promovemos mais de seis mil cabos e soldados, que não eram promovidos", explicou o ex-governador.

Simão Jatene encerrou seu discurso dizendo que tem certeza de que o Pará voltará ao rumo certo: "juntos, vamos recuperar o governo desse Estado. E quando falo em recuperar não é só chegar ao poder, é recuperar no sentido de reconstruir e fazer retornar a paz, a esperança e o progresso, e sobretudo o amor, sem o qual não é possível fazer nada".

Jatene, então, fez o anúncio oficial da sua pré-candidatura: "é por essas razões que, com humildade diante da grandeza desse Estado e da sua gente, eu aceito a pré-indicação do meu partido para ser o candidato e, com a ajuda de vocês, chegarmos ao governo do Estado".

Reportagem e edição: Cláudio Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO