quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Internação em massa em Viseu-PA

Uma suspeita de virose ou infecção intestinal pode ser a causa do internamento de 30 crianças no Hospital Municipal de Viseu. Desde o início desta semana, as crianças foram internadas com febre, vômito e diarreia. Na madrugada desta terça-feira, uma menina de nove meses morreu após ficar três dias internada junto com a irmã gêmea.

Segundo o médico Ribamar Vieira, que estava de plantão na madrugada de terça, as irmãs deram entrada no hospital há cerca de três dias, com sintomas de infecção intestinal. Ele afirma que os sintomas já tinham passado e que elas receberiam alta na manhã de ontem. “Por volta de 1h, uma delas começou a apresentar complicações respiratórias, vindo a falecer em seguida.

Ela não estava mais com desidratação na hora da morte”, explica. O óbito do bebê teria sido causado por uma cardiopatia congênita. “Há casos desta doença na família da menina, o que levanta a suspeita que tenha sido esta a causa da morte”, completa o médico.

Algumas crianças, segundo Ribamar, chegaram ao hospital com desidratação de grau 3, que se caracteriza por olhos encovados, pele flácida, pouca urina e sonolência. O médico diz que em vários casos os pais começam a tratar em casa, com remédios caseiros. Só quando o estado de saúde da criança piora é que ela é levada ao hospital. Ele também descarta a possibilidade de dengue ou malária. “Isto pode ser classificado como um surto de virose ou infecção intestinal, mas é preciso que haja testes melhores para comprovar a verdadeira causa das desidratações”, declarou.

A Vigilância em Saúde de Viseu já foi acionada para fazer testes de sangue, urina e fezes e investigar a causa dos internamentos. Ribamar ressalta que foram feitos testes na água da cidade e estes não comprovaram nenhum tipo de contaminação. “É provável que a causa seja algo na alimentação destas crianças”, termina o médico. O estado clínico das crianças é considerado estável, e todas estão sendo tratadas com soro e antibióticos. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO