quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Jatene define mais 13 nomes

O músico Nilson Chaves comandará a Fundação Cultural Tancredo Neves (Fcptn). Para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), foi escolhido o ex-prefeito de Redenção, Mário Moreira (PTB). Para a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) irá Adenauer Góes, ex-deputado estadual e também ex-presidente da entidade. Para a Fundação Carlos Gomes (FCG) será nomeado o maestro Paulo Campos de Melo. Foi escolhida para a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) Ana Célia de Oliveira. E, à frente do Hospital Ofir Loyola, estará Graça Jacob. Para o Instituto de Metrologia do Pará (Imep) foi escolhido o administrador público Luiziel Guedes (PMDB). No Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) será nomeado o farmacêutico e servidor público Sebastião Lira dos Santos. Mais anúncios devem ocorrer na tarde de hoje. Ontem mesmo Jatene sinalizou que Tião Miranda, deputado estadual eleito pelo PTB, deve mesmo ir para a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), como já vinha sendo especulado. Jatene ainda terá que anunciar até amanhã os nomes dos titulares para 12 cargos da administração direta.

Até o momento, o novo governo já possui 36 secretarias, entidades, órgãos de segurança e fundações com ocupação garantida. Com os anúncios de ontem, integram a gestão tucana também o PTB, o PP e o PMDB, que ganha seus quarto e quinto espaço dentro do quadro. A nomeação de Chicão faz com que seu suplente, Ozório Juvenil, filho do ex-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Domingos Juvenil, assuma uma cadeira na Assembléia Legislativa - e com fortes intenções de concorrer à presidência da Casa.

O governador Simão Jatene logo justificou o porquê de anunciar, de uma vez, o secretário e o adjunto da Seel. "Temos duas linhas fortes de projeto: um, que é mesmo a coisa de gerenciar obras, construir a Praça da Juventude, que será um espaço de esportes e lazer, a parte administrativa de fato; a outra coisa é a ação cotidiana da secretaria. Se vocês prestarem atenção, temos uma combinação perfeita nesse aspecto com a junção desses dois nomes", garante.


A tão esperada nomeação para a pasta da Comunicação acabou não acontecendo. Não há impasses, de acordo com Jatene, nem problemas na combinação entre critérios técnicos e políticos. "É uma área que eu trato com muito carinho, uma área bastante estratégica. A comunicação é diferente hoje, vivemos a revolução das mídias sociais, e o nosso governo vai ter que se enveredar nisso", adianta, informando que ainda não há um secretário escolhido para o posto.

Questionado sobre a transição na Fundação das Telecomunicações do Pará (Funtelpa), ele fez uma pausa para falar, insistiu que ainda não tem todos os dados que precisa e disse que, sem eles, não dá pra discutir órgão A, B ou C.

Eleito não descarta a participação do pt.

Sempre reforçando que secretários terão de trabalhar em prol da população, e não dos partidos aos quais estão vinculados, Simão Jatene não descartou nem a participação do PT em sua gestão. "Se o PT quiser participar do nosso programa de governo, se topar discutir e aceitar o programa, eu não teria nada contra", anunciou. E se Ana Júlia quiser participar, um jornalista indagou o governador. "Eu não posso falar em pacto se eu não tiver coragem de fazer até isso", disse.

Sobre suas indicações para a área da Cultura, Jatene revelou que a intenção é "contemplar um espectro bastante largo". Ele voltou a repetir que ainda não tem todos os números gerais do Estado para traçar um diagnóstico da situação em que o Pará se encontra e declarou ser esse governo, da maneira como se configura o secretariado, a cara da coligação que o levou ao poder, uma coligação "expressivamente votada".

Tucano escolhe Paulo Chaves para a Secult. Bacury irá para a Sepof e Sahid Xerfan comandará a Seel.

O governador eleito, Simão Jatene (PSDB), divulgou ontem mais 13 nomes que integrarão seu governo a partir de 1º de janeiro de 2011. Para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Jatene escolheu Alex Fiúza de Melo. Para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Sérgio Bacury. Será nomeado para a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) o vereador Sahid Xerfan (PP) e, como adjunto, Cristian Pinheiro da Costa. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) terá como titular o deputado estadual eleito Francisco das Chagas Melo (PMDB), o Chicão. Para a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) foi escolhido o arquiteto e ex-secretário do órgão nas gestões tucanas anteriores, Paulo Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO