O prefeito Adnan Demachki declarou guerra contra a Dengue e monta esquema onde o agente principal é a própria comunidade. Foto: Jorge Quadros |
Ontem à noite, no auditório da Prefeitura Municipal, o prefeito Adnan Demachki e o secretário de Saúde Dr. Lucídio Lobato, declararam verdadeira guerra contra a dengue.
Com o tema: "Paragominas contra a dengue. Se você agir, podemos evitar", o prefeito abriu a reunião com a presença de várias autoridades e demais convidados, afirmando que a luta será incansável e determinante para acabar com o mosquito aedes egipty, causador da doença.
Dr. Lucídio Lobato, secretário municipal de Saúde explana aos presentes como será realizada a campanha contra a dengue em Paragominas. Foto: Jorge Quadros |
"Vamos todos para a rua, sensibilizar a comunidade que esta luta é de todos nós. Colocaremos equipes treinadas, juntaremos as secretarias, as associações e tomaremos medidas enérgicas", disse o prefeito.
Vice-prefeito Paulinho, Vereador Paulo Brega e a diretora do Hospital Municipal, Lomar Garuzzi. Foto: Jorge Quadros |
Para começar, autorizou a secretária de administração Graça Quadros a impulsionar uma campanha contra os lotes vazios. Os proprietários serão notificados e se não limparem seus lotes serão multados. Na secretaria de Educação os professores devem ser multiplicadores. Na secretaria de Cultura, o prefeito sugeriu peças de teatro. Com o pessoal da limpeza pública e secretaria de Infra-estrutura, o trabalho será iniciado pela retirada de pneus de todas as ruas da cidade.
A Campanha será estendida também à zona rural do município. Foto: Jorge Quadros |
Foi determinante também a ordem do prefeito de retirar todos os animais que estão perambulando pelas ruas de Paragominas. "Quem quiser criar um animal de estimação, que crie dentro de casa. Animal solto deve viver na zona rural. Não queremos mais que a cidade fique suja por causa destes animais, que também são transmissores de doenças", afirmou o prefeito Adnan.
O Dr. Lucídio, secretário de Saúde, na sua explanação, apresentou um slide, mostrando a situação da dengue em Paragominas, começando por uma aula sobre o que é o mosquito e o que é o dengue.
Segundo dados apresentados, Paragominas teve em 2009, 83 notificações e 28 casos confirmados. Em 2010, 89 notificações e 38 casos confirmados e em 2011, já temos 34 notificações, mas ainda nenhum caso confirmado porque os resultados dos exames em pessoas com suspeita de dengue, ainda não retornaram do laboratório.
O certo é que o Hospital Municipal está cheio de pessoas com suspeitas da doença e isso está preocupando o secretário Lúcídio, o prefeito Adnan e a direção do Hospital Municipal, Lomar Garuzzi.
A campanha deverá contar também com o "carro fumacê", que só é liberado pela FNS quando o índice é elevado. Mas em Paragominas o prefeito autorizou a compra do inseticida para dar mais tranquilidade à população.
O vereador edinho, presidente da Câmara, deu algumas sugestões e disse que vai conversar com os vereadores para que novas medidas sejam tomadas para coibir terrenos baldios. Foto: Jorge Quadros |
Os vereadores Edinho, presidente da Câmara, e Paulo Brega, também fizeram uso da palavra e deram sugestões sobre os lotes vazios e a garantiram viabilizar leis que possam levar aos proprietários destes terrenos a cumprirem o que dita o Código de Posturas do Município.
Ao final, o secretário de Saúde disse já ter um plano elaborado e que agora precisa contar com a ajuda de todos os presentes e da comunidade, porque os casos podem aumentar, já que o Pará está vivendo um momento difícil no controle à doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário