quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Estado e Fundo Vale firmam parceria para o desenvolvimento sustentável

O governador com a diretora do Fundo Vale, Vania Somavilla,
o presidente do Conselho do Fundo, Guto Quintela e o secretário Sidney Rosa

Um pacto contra o desmatamento zero até 2012 firmado com 35 municípios paraenses foi o principal assunto discutido entre o governador Simão Jatene e representantes do Fundo Vale, na quinta-feira, 17, no Palácio dos Despachos.

A diretora do Fundo Vale, Vania Somavilla, afirmou que o objetivo da visita ao governador foi propor uma parceria institucional para o desenvolvimento sustentável no Estado do Pará. "O Fundo trabalha com a aplicação de recursos para apoiar bons projetos na área ambiental na Amazônia", explicou.

O secretário de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, que participou da reunião, afirmou que a parceria entre Governo do Estado e Fundo Vale é muito importante para o desenvolvimento sustentável no Pará. "O governador tem muitos projetos para o nosso Estado e essa parceria com o Fundo Vale torna possível realizá-los, focando o desenvolver sem devastar", assegurou.

Sidney Rosa disse que esteve em São Paulo recentemente com o titular da Secretaria de Agricultura, Hildegardo Nunes, conhecendo o projeto Pecuária Verde Sustentável, que no Pará será desenvolvido inicialmente no município de Paragominas. O projeto, denominado "Paragominas, modelo de agropecuária verde - adequação socioambiental" tem o apoio do Fundo Vale e do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, que estão buscando novos parceiros para a iniciativa.

"A visita de representantes do Fundo Vale ao governador mostra que eles estão dispostos a apoiar projetos em várias regiões do Estado, como o Marajó, que precisa de um olhar focado na gestão ambiental e produtiva", afirmou Sidney Rosa. Segundo o secretário, o projeto vai trabalhar inicialmente com seis fazendas em Paragominas, onde será feito o manejo adequado das áreas com o intuito de aumentar a produtividade do rebanho no pasto, passando de ½ unidade de animal por hectare para dois animais ou mais por hectare.

O titular da Sepe informou que na próxima terça-feira, 22, às 16h, acontecerá na Secretaria de Projetos Estratégicos uma nova reunião, com a participação do Fundo Vale, Imazon, Prefeitura de Paragominas e secretarias de Estado, para discutir um programa de ação conjunta, que será lançado nos próximos meses.

Participaram também da reunião a gerente do Fundo Vale, Mirela Sandrini, o gerente executivo do Pará Rural, Antonio Carlos Rocha e o presidente do Conselho do Fundo Vale, Guto Quintella.

Janise Abud - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO