terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Flexa Ribeiro e Marinor

Assumem hoje no Senado. Deputados do Pará são 17.

Os 17 deputados federais e os dois senadores eleitos no ano passado pela população paraense para exercer o mandato durante a 54ª legislatura (2011/2014) assumirão o mandato hoje, às 10h. Desse total, três deputados eleitos nem esquentarão a cadeira, já que assumiram cargos de secretários estaduais. É o caso dos tucanos Zenaldo Coutinho e Nilson Pinto e do peemedebista Asdrúbal Bentes, que já estão comandando as pastas da Casa Civil, da Educação e da Pesca, respectivamente. Assim que tomarem posse na Câmara, eles deverão apresentar um comunicado de licença do cargo para reassumirem as secretarias. No lugar deles entrarão os suplentes André Dias (PSDB), Dudimar Paxiúba (PSDB) e Luís Otávio (PMDB).

Com a nova composição, a renovação da bancada federal paraense fica em 52,6%. No geral, o PMDB e o PT figuram com as maiores bancadas na Câmara dos Deputados, com quatro integrantes cada um. Mas em número de congressistas, o PSDB passa a dianteira, por possuir dois nomes no Senado Federal (o senador reeleito Flexa Ribeiro e Mário Couto, cujo mandato se encerra ao fim desta legislatura). Os partidos DEM, PPS, PTB, PR, PSC, PDT e PSOL, surgem, cada um, com um representante, completando os 20 parlamentares da bancada federal do Pará para os próximos quatro anos.

Fora os três deputados que se licenciarão, foram reeleitos e tomarão posse hoje na Câmara: Beto Faro e Zé Geraldo, do PT; Wladimir Costa e Elcione Barbalho, do PMDB; Lira Maia (DEM), Lúcio Vale (PR), Zequinha Marinho (PSC), Giovanni Queiroz (PDT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB). No Senado, Flexa Ribeiro (PSDB) assume mais oito anos de mandato. As caras novas da bancada do Pará são os petistas Miriquinho Batista e Cláudio Puty; Arnaldo Jordy, do PPS; e Josué Bengtson (PTB) e José Priante (PMDB), que retornam para a Casa depois de ficarem ausentes da bancada por uma legislatura. Marinor Brito (PSOL), eleita pela primeira vez senadora, substituirá o colega de partido, José Nery.

Os 567 deputados e senadores que tomam posse hoje encontrarão instalações novas e uma primeira tarefa: quatro horas depois de receberem os bottons, os parlamentares iniciarão os trabalhos para eleger os presidentes e os outros componentes das Mesas Diretoras das duas Casas. Com a posse dos novos congressistas, a renovação nas duas Casas será de 45%. O índice é próximo do registrado em 2007, quando 46% do Parlamento foram alterados. No geral, 44 parlamentares eleitos no último mês de outubro não assumirão os mandatos, já que assumiram cargos de secretários estaduais ou de ministros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO