segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"O que você acha do atendimento no comércio de Paragominas?"

Jorge Quadros
Jornalista
DRT-2138


Um dos mais graves problemas para donos e gerentes de lojas, principalmente, é o atendimento. Isso mesmo, o atendimento está à frente de espaço físico, climatização e produto. Até do preço. Muitas pessoas pagam um pouco mais caro por determinado produto simplesmente pelo fato de terem sido bem atendidas em alguns lugares.

Mas aqui em Paragominas, em uma pesquisa despropositada, sem o rigor efetivo das empresas técnicas, sem a legalização exigida para dados compreendidos pelos escritórios do ramo e até mesmo, sem os critérios das tabulações precisas, é fácil saber que o atendimento não vai muito bem em algumas empresas.

Nossa reportagem fez a seguinte pergunta a pelo menos duzentas pessoas durante os últimos trinta dias: "Quantas vezes você foi mal atendido no momento em que fazia suas compras?" Os dados, como citamos acima, se forem levados à sério, superariam os 90%.

Pensando nisso, resolvemos sugerir ao Sindicato do Comércio de Paragominas - Sincompar e, a própria CDL, que encomende uma pesquisa no mercado local, envolvendo todas as empresas que trabalham com o público e que destes precisam, ou melhor, necessitam, para seu desenvolvimento e sustentabilidade.

É imprescindível dizer que grande parte dos funcionários destas empresas sequer participaram de um curso na área de gestão de recursos humanos, atendimento ao cliente, etc. Outra parte até chegou a participar, mas o aproveitamento foi, claramente, mínimo.

Outro detalhe importante é a qualificação profissional de todos os atores envolvidos no atendimento. O cliente não é obrigado a comprar em qualquer loja. Ele tem a preferência da escolha. No entanto, isso não está sendo levado em consideração. A prova de que alguma coisa está errada é a grande quantidade de reclamações no Procon de Paragominas.

Os proprietários, gerentes, administradores, devem estar atentos e até eles, preocupados em se qualificar. Muita coisa mudou nos últimos anos. Com o advento da internet, o mercado comum anda perdendo clientes em potencial. São pessoas que por serem tão maltratadratas, resolveram fazer suas compras sem o empecilho do atendente, do vendedor.


Por esse motivo, resolvemos também colocar em nosso site uma enquete, que trata abertamente do tema. Deixe seu voto, o resultado será encaminhado para O Sincompar e para a CDL de nossa cidade. Lembrando que o seu voto é importante, mas a pesquisa não é oficial.

Vamos falar mais do tema durante a semana. Você pode também deixar seus comentários -devidamente assinados com nome completo e e-mail - que publicaremos.

2 comentários:

  1. Boa noite, fasso quastão de me pronuncia sobre esse comércio de Paragominas que para mim é um CARTEL o que ocorre aqui, uma vez que não permitem a livre concorrência para benificiar os clientes, o atendimento nem se fala, o atendimento do comércio desta cidade é de aparência onde os mais ricos da cidade são tratados como deuses e os mais probles são desrespeitados, sem falar da falta de investimento em estrutura e tecnologia de atendimento, mas uma coisa os comerciantes de Paragominas não tem medo de PROCON.

    Alan Moraes
    arthuralan@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. camilladizi@hotmail.com15 de fevereiro de 2011 às 17:01

    Paragominas é pobre em atendimento,nunca vi um lugar com um atendomento mal como esse.
    aki tem muito preconçeito.
    pobre e preto nao tem vez.
    condenado o atendimento.

    ResponderExcluir

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO