quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pará - OAB suspende advogado por envolvimento em fraude

O advogado Antônio Carvalho Lobo, acusado de envolvimento na fraude contra instituições financeiras, como o Banco do Brasil, de onde tentou sacar mais R$ 2 milhões, teve o seu registro da OAB-PA (Ordem dos Advogados do Pará) suspenso preliminarmente. Ele foi preso por determinação da juíza da 1ª Vara Penal de Inquéritos Policiais de Belém.

A decisão foi tomada pelo Secretário Adjunto da OAB-PA, no exercício da presidência, Jorge Medeiros, assim que tomou conhecimento dos fatos. Jorge também designou o advogado Clodomir Araújo Júnior, vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas para acompanhar o caso.

A suspensão teve como base o Estatuto da Ordem, pois o caso ganhou repercussão nacional. Segundo o presidente em exercício, esse caso ultrapassa a esfera do profissional envolvido e 'atinge toda a classe com repercussão de prejudicial a dignidade coletiva da advocacia'. A portaria suspendendo preventivamente o advogado do exercício da profissão, foi baixada 'por entender que o advogado tornou-se, moralmente, inidôneo para o exercício da advocacia', disse Jorge.

O mandato de busca e apreensão de documentos foi realizado no escritório e residência do advogado. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos também em Brasília e São Paulo. No Pará estão presos os empresários Joarez Correa dos Santos e Antônio Valimoto Neto. Na cidade paulista de Tatuí, a polícia localizou o homem que é apontado como o líder do esquema fraudulento, Francisco N. P., conhecido pelo apelido de 'mineirinho do Tatuí'.

O advogado ainda deverá ser ouvido no âmbito institucional, sendo-lhe assegurado o direito da ampla defesa e contraditório. A OAB encaminhará ofício aos órgãos judiciais informando o fato.

Pela Polícia Civil, as investigações foram comandadas pela DIOE, com o apoio do Geproc (Grupo de Pronto Emprego) do Ministério Público Estadual, órgãos que comandaram a operação para prisão dos acusados em Belém.

Redação Portal ORM / OAB-PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO