terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Paragominas – Tiroteio envolvendo policiais em Paragominas no final de semana, esclarecido

PM David, sendo atendido no Hospital Municipal de Paragominas.
Imagens: TV Nazaré Paragominas
Telefoto: Jorge Quadros
Jorge Quadros
Jornalista
DRT-PA 2138

O policial militar Renato dos Santos Carvalho, lotado no 19º BPM em Paragominas, compareceu na tarde de sexta-feira (4) na 13ª Seccional, para registrar um Boletim de Ocorrência sobre o episódio ocorrido nas imediações do Clube Nova Dimensão, no bairro Cidade Nova em que saiu baleado o também policial militar David Moreira Campos.

No depoimento, o PM Renato Carvalho, disse ao delegado Raimundo Xavier de Souza, o seguinte: Estava de serviço, realizando policiamento preventivo e ostensivo, juntamente com o PM José Roberto Gomes da Cunha Júnior, quando tomaram conhecimento por uma pessoa que estava em uma moto, que dois indivíduos estavam brigando em uma rua próxima a sede Nova Dimensão. Deslocou-se, então, até o local e ao chegar às proximidades, ouviu um disparo de arma de fogo e, em seguida, mais próximo da ocorrência, percebeu dois indivíduos brigando, onde um apontava uma arma para o outro, sendo que não conseguiram visualizar de quem se tratava, devido estarem à uma distância entre quinze a vinte metros e havia pouca claridade.

Os policiais estacionaram a viatura em lugar seguro com o giroflex ligado e ordenaram que o indivíduo armado largasse a arma e colocasse as mãos para o alto, mas não foram obedecidos.

Não obstante, o rapaz ainda desferiu um tiro em direção ao outro que quase atinge a viatura policial e eles próprios que estavam protegidos atrás das portas do veículo. Neste momento, o PM Renato também desferiu um tiro em direção ao rapaz que estava armado e este atirou novamente contra o seu desafeto. Como não havia outra maneira de conter o rapaz que estava com a arma, novamente o PM Renato desferiu outro tiro que atingiu o rapaz que estava armado e ele caiu no chão.

Os dois policiais militares Renato e Cunha correram então em direção ao rapaz baleado na tentativa de socorrê-lo e ao chegarem perto, descobriram que se tratava do policial militar David Moreira Campos. Neste momento, tomaram um choque e ficaram nervosos com a situação. Neste ínterim, o rapaz que estava brigando com David fugiu do local.

Momento em que o PM David era colocado na ambulância
para ser transferido para o HMB.
Imagens: TV Nazaré Paragominas
Telefoto: Jorge Quadros
 Imediatamente, os policiais comunicaram outras viaturas e pediram ajuda. O PM David foi socorrido por outra viatura e encaminhado ao Hospital Municipal enquanto outros policiais iniciaram diligências fazendo um “pente-fino” no local onde ocorreu o fato. Os PMs Cunha e Sirrenuk encontraram a arma de fogo que foi apresentada às autoridades policiais, um revólver Taurus, calibre 38 nº 152629, tambor para seis tiros, sendo também apresentadas três munições deflagradas e uma intacta do mesmo calibre. Também foram apresentadas testemunhas do ocorrido.

No momento em que o PM Renato prestava depoimento, o Capitão PM João Luis, apresentou na 13ª Seccional, o indivíduo Eder Pina Lima, acusado de ter tentado roubar o PM David. Que culminou com a referida ação policial. As testemunhas afirmaram ao delegado Raimundo Xavier que reconheceram Éder Pina quando este tentou roubar o policial.

O policial militar David, devido ao seu estado de saúde, foi encaminhado para a capital do Estado para tratamento mais especializado. O PM Renato não reconheceu o indivíduo Eder Pina como o desafeto do PM David, pois como havia afirmado anteriormente estava distante e havia pouca claridade no local. O Boletim de Ocorrência foi registrado sob o nº 278/2011.00037-4 pelo escrivão Paulo Sérgio e acompanhado pelo delegado Dr. Raimundo Xavier de Sousa.

Declarações do Coronel Roberto Coraci à TV Nazaré Paragominas

Coronel Roberto Coraci, comandante do 19º BPM
em entrevista ao programa "R.Vilhena o Patrulheiro
da Cidade". Imagens: TV Nazaré Paragominas
Telefoto: Jorge Quadros

Em matéria levada ao ar pela TV Nazaré, cuja reportagem foi realizada pelo repórter Luis de Sousa e apresentada pelos apresentadores João Glória e R. Vilhena, no programa “R.Vilhena o Patrulheiro da Cidade”, o coronel Roberto Coraci, comandante do 19º BPM de Paragominas, isentou seus policiais de qualquer ilícito, já que agiram de conformidade com o regulamento da Polícia Militar.

“Ele pensava que já tinha sido reconhecido pela guarnição. Era um local ermo, escuro era de madrugada, três e meia da manhã. A guarnição tinha que se proteger também. Uns quinze metros, vinte metros, a guarnição verbalizou para que ele soltasse a arma, ele não soltou, efetuou o disparo contra o meliante, que seria a terceira pessoa e a guarnição não teve dúvida.

Neste caso nós temos que agir em legítima defesa e em defesa de outrem. Isso na esfera legal, no Código, nós temos como excludente de ilicitude. Ainda assim, o policial baleado não soltou a arma e o policial fez o segundo disparo. Nesse segundo disparo ele foi alvejado, sendo atingido a altura do tórax, o projétil entrando pelo lado direito saindo pelo lado esquerdo, aparentemente perfurando o pulmão e ferindo o braço. Quando ele caiu ele se identificou dizendo que era policial”, disse o coronel Coraci.

O coronel agradeceu o atendimento que o Policial Militar David teve no Hospital Municipal pela equipe médica que fizeram um trabalho de excelência “porque nós sabemos o potencial que uma munição .40 causa. Hoje o estado de saúde do policial é estável pelo atendimento do cirurgião de plantão e pelo anestesista, que fizeram um trabalho excelente, salvaram a vida deste policial, acompanhamos durante todo o dia junto à direção do Hospital até que ele fosse transferido para o Hospital Metropolitano de Belém e ele se encontra em estado estável, fora de risco de morte e recebendo todo o atendimento da Polícia Militar. Ele nasceu de novo, porque seria o dia do seu aniversário. Uma coincidência meio mórbida, porque neste dia ele estava fazendo vinte e cinco anos”, concluiu o coronel ao programa da TV Nazaré.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO