quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vereadores de Paragominas visitam Fábrica de MDF

Vereadores de Paragominas fazem visita oficial à Fábrica
de MDF do Grupo Concren.
Foto: Jorge Quadros
Os vereadores de Paragominas estiveram na manhã desta terça-feira (15), logo após a Reunião Ordinária da Casa, na Fábrica de MDF do Grupo Concren, para conhecer todo o seu funcionamento desde que foi iniciada no primeiro semestre de 2010.

O Grupo Concren, maior empresa empregadora da região, conta hoje com quase três mil empregados diretos e mais de 19 milhões de árvores, divididas em 28 mil hectares de área em Paragominas e Dom Eliseu, se tornou um dos maiores investidores do setor. A fábrica de MDF do grupo é a primeira no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, gerando sozinha mais de 700 empregos diretos na região, nas fases de plantio, colheita, produção e transporte e mais dois mil empregos indiretos.

Foto: Jorge Quadros

A fábrica de MDF em Paragominas utiliza, além do eucalipto, madeira de paricá e seu funcionamento já tem reflexo no mercado local, barateando o custo das empresas de fabricação de móveis.

Paragominas e a região Sudeste do Estado estão experimentando uma revolução no setor florestal com a primeira fábrica de Fibra de Média Densidade (MDF). Construída em uma área de 200 mil metros quadrados, e com capacidade instalada para produzir 90 mil metros cúbicos de madeira processada por ano, a Florapac oferece ao mercado produtos de madeira reflorestada, gerando empregos e preços mais competitivos que vão estimular todo o pólo moveleiro do Pará.

Vitório Sufredinni explica aos vereadores sobre
o produto produzido em sua fábrica.
Foto: Jorge Quadros

O grupo de vereadores participou de uma reunião com o empresário Vitório Sufredinni, diretor geral da fábrica e do Sr. Carlos que também faz parte da diretoria e ouviu atentamente as explicações técnicas como o manejo florestal até a produção em grande escala.

Logo após, o empresário Vitório convidou a todos para uma visita em todos os setores da fábrica desde o laboratório, onde são feitas as análises de qualidade, por técnicos altamente treinados e as máquinas que produzem a Fibra de Média Densidade (MDF).

Vitório Sufredinni explicou aos vereadores que o MDF é derivado da madeira, fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. O empresário respondeu com tranqüilidade às indagações dos parlamentares, principalmente sobre fabricação do produto e seu destino final. “ As placas de madeira são colocadas umas nas outras com resina e fixadas através de pressão. O MDF é mais resistente que o “aglomerado”, tornando-o um dos mais procurados pela indústria moveleira do mundo.

Ao fazer uso de “amostras” do MDF, Vitório e Carlos informaram que o MDF é usado como componente de móveis para partes que requerem montagem e tem destaque na fabricação de pés de mesa, caixas de som, componentes frontais, internos e laterais de móveis, fundos de gaveta e tampos de mesa. Já na Construção Civil pode ser usado como pisos finos, rodapés, almofadas de portas, divisórias, portas usinadas, batentes, balaústres e percas torneadas. Ou seja, é um dos produtos mais procurados do mundo atual.

Vitório Sufredinni e Vereador Maurício
Foto: Jorge Quadros

O presidente da Casa de Leis paragominense, Vereador Edinho, ao final da reunião, falando em nome dos parlamentares, disse que: “esta fábrica de MDF não apenas transformou o cenário produtivo da região, mas colocou Paragominas no cenário nacional por ser a única nesta região do País, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO