sexta-feira, 4 de março de 2011

Açailândia - Eletrofácil deve ter investigação da PF, diz vereador Canela

Wener Morares
Jornalista
 
Açailândia – Um golpe de aproximadamente 5 milhões de reais aplicado na população de Açailândia foi discutido pelo vereador Canela (PSB), na tribuna da Câmara Legislativa nas duas últimas sessões. O assunto foi levado à Casa após manifestações que a população vem fazendo em frente a sede da empresa canela2Eletrofácil e junto à Promotoria Pública de Açailândia.
A Eletrofácil é uma empresa de “compra premiada”, onde os clientes, ao serem sorteados, recebem o bem contratado ou o valor respectivo ao mesmo, ou pelo menos deveriam receber. A promessa da empresa é que uma vez sorteado, independendo da quantidade de parcelas restantes, o bem é quitado automaticamente, ou seja, “sorteado não paga mais nada”.
 
Na prática, não é isso que vem acontecendo. Os sorteados ou aqueles que concluíram os pagamentos de suas parcelas contratuais, não têm conseguido receber e o que é mais grave, não obtêm respostas da empresa quanto a prazos. Para o vereador Canela, a Eletrofácil é um esquema bem armado de calote praticado por uma quadrilha que atua em diversas cidades do Maranhão e em outros estados das regiões Norte e Nordeste.
 
Em 2010, a 1ª Promotoria Pública de Açailândia, sob responsabilidade à época do promotor Gleudson Malheiros Guimarães, ingressou com Ação Civil Pública pedindo a suspensão imediata do serviço Compra Premiada. À época o promotor pontuou que a Compra Premiada é, na verdade, “uma forma simulada de consórcio para a aquisição de eletrodomésticos e veículos (principalmente motos) ou de captação de poupança popular sem a devida autorização do Banco Central”.
 
À época, o valor reclamado pelos consumidores lesados era da ordem de R$ 2.500.000,00. Hoje, em valores corrigidos, o vereador Canela afirma que o rombo é superior a R$ 5.000.000,00. O atual titular da 1ª Promotoria de Açailândia, Francisco Teomário Serejo Silva, em entrevista a emissora de TV local, afirmou que os bens da empresa Eletrofácil, hoje, não são suficientes para cobrir esse montante.
 
Formação de Quadrilha – O vereador Canela disse que a atuação do grupo Eletrofácil tem todas as características de formação de quadrilha. Ele denunciou que o grupo abre empresas com as mesmas características em outras cidades, na tentativa de camuflar o golpe diante a opinião pública.
 
Segundo o vereador, nas cidades de Paragominas, Marabá, Belém e Castanhal no Pará, o grupo utiliza o nome Mundial Eletro, em outros locais utiliza os nomes Eletrofácil Motos, Eletro Águia e Eletro Fama. “Eles vão mudando o nome, mas o modo de operação é o mesmo e o golpe é aplicado da mesma forma”, apontou.
 
Canela disse ainda que até no Estado de Pernambuco o grupo atua. “A ação dessa quadrilha é organizada e se espalha por diversas cidades de diversos estados, por isso acredito que a Promotoria de Açailândia deveria levar a questão à Polícia Federal, para barrar essa quadrilha antes que mais danos sejam causados aos trabalhadores da região”, sugeriu o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO