quinta-feira, 3 de março de 2011

Começa no sábado novo período de defeso do caranguejo-uçá


Começa neste sábado (5) o primeiro período do defeso do caranguejo-uçá do mês de março, em acordo com o estabelecido na instrução normativa da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq). Até o dia 10 ficam proibidos a captura, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenagem e comercialização do crustáceo. O segundo período de defeso no mês de março (e último do ano) será de 20 a 25.

As datas foram estipuladas com base nas maiores amplitudes das marés e nas ocorrências das luas nova e cheia. Para vender caranguejo durante os períodos de defeso é preciso obter uma declaração de estoque e autorização de comercialização junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O defeso do caranguejo-uçá garante o fenômeno natural da "andada", período em que os caranguejos saem das tocas e se deslocam pelo manguezal para o acasalamento e a liberação dos ovos. "É essencial para a preservação da espécie e garantia da única fonte de renda de muitos trabalhadores, que atuam como catadores de caranguejo", ressaltou o secretário da Sepaq, Asdrubal Bentes.

Texto: Ascom Sepaq
Fonte: agencia Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO