quinta-feira, 3 de março de 2011

Prefeitura de Paragominas esclarece, através de Nota da Assessoria de Comunicação, alagamento da PA 125

Nota - Sobre o alagamento na PA 125
A respeito do alagamento na PA-125, altura da Avenida Tropical, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas vem à publico esclarecer o motivo de ter acontecido tal fato:
As chuvas que caíram ontem, 2 de março, foram as mais fortes deste inverno. Segundo a Estação da Embrapa, o índice registrado ontem foi de 83,6 milímetros, o que equivale a 83 litros por metro quadrado – um milímetro de chuva equivale a um litro de água que cai em um espaço de um metro quadrado. Em determinados pontos, as águas ultrapassaram algumas barragens que ficam ao longo do Igarapé Paragominas. E, o fato, associado à forte chuva que caiu na cabeceira do igarapé, num espaço de tempo muito curto, resultou no alagamento da PA-125, altura da Avenida Tropical.
Ainda na noite de ontem, técnicos das Secretarias de Infraestrutura e Obras e de Meio Ambiente vistoriaram o impacto que as chuvas estavam causando na cidade, e pontos críticos como a 23 de janeiro, a Gonçalves Dias, e outros. Estes tiveram poucos problemas, face aos serviços que já foram e estão sendo realizados de limpeza, drenagem, dragagem e remanejamento de casas nos locais que são caminhos naturais das águas. Caso esses serviços não estivessem sido realizados, os prejuízos seriam muito maiores.
O igarapé Paragominas, que está sendo dragado pela primeira vez em sua história, há seis meses, com duas dragas, conseguiu escoar com rapidez as suas águas a partir da ponte da Rua Carlos Gomes até a sua jusante com o Rio Uraim, pois é o local que já foi dragado. Além disso, a Prefeitura já colocou uma escaveira hidráulica, retro escavadeiras, caçambas e trabalhadores braçais para fazer a limpeza de todo o seu sistema de drenagem (dos canais). Por isso, a cidade não sentiu tanto as chuvas, com exceção do ponto da PA-125, que fica às margens do Igarapé.
Informamos que, desde ontem, estamos com equipamentos a postos, o secretário de Infraestrutura, Manoel Dias e o coordenador de Meio Ambiente, Felipe Zagallo, estão sobrevoando a cidade para verificar o nível do Igarapé Paragominas, em toda a sua microbacia. Vale informar também que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já foram acionados pela PMP e estão a postos para quaisquer eventualidades.

--
Taís Fiorese
Jornalista
DRT - 1797
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Paragominas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO