sexta-feira, 18 de março de 2011

Governador cita Paragominas como exemplo de Desenvolvimento Sustentável no Fórum Global de Governadores


Delegação da Indonésia poderá vir à Paragominas no próximo dia 23 na comitiva do governador
Agência Pará de Notícias
O governador Simão Jatene foi convidado, nesta quinta-feira (17), pelo governador da província de Kalimantan Cantral, na Indonésia, Augustin Teras Narang, para palestrar no Fórum Global de Governadores sobre Clima e Florestas, que acontecerá em setembro no país asiático. Jatene propôs um pacto mundial em que os países ricos reconheçam a preservação do meio ambiente como fator produtivo que deve ser remunerado pelos países desenvolvidos.
Kalimantan Central foi escolhida pelas Nações Unidas para sediar o piloto do programa de Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) por possuir mais de 70% dos seus mais de 153 milhões de hectares cobertos por floresta. A pobreza, as desigualdades sociais e o desafio do desenvolvimento econômico foram reconhecidos pelos dois governadores como desafios comuns aos dois territórios.
Ao explanar sua visão de que o mundo deve considerar as grandes áreas preservadas de florestas como um espaço a ser preservado, como meio de produzir o equilíbrio e o bem-estar necessários para a convivência da humanidade, Simão Jatene foi saudado pela delegação que visitou o Palácio dos Despachos.
Jatene criticou os princípios do REDD+, segundo os quais as áreas sob ameaça recebem incentivos monetários para a preservação, e afirmou que é um contracenso que as áreas precisem estar sob ameaça para poder receber ajuda financeira. "Nós já temos mais ou menos bem difundido o conceito de que devemos produzir preservando. Agora é preciso divulgar a ideia de que preservar é produzir", afirmou.


Ao final de uma longa conversa de quase duas horas com uma comitiva de 34 pessoas, entre jornalistas, chefes de províncias e empresários, o embaixador da Indonésia no Brasil, Sudaryomo Hartosudarmo, reafirmou o convite dizendo que gostou muito da abordagem de Simão Jatene sobre o tema e afirmou que gostaria de estar lá a seu lado. "É muito interessante a sua abordagem sobre o problema", disse ele.
O governador Narang entregou um barco confeccionado a mão com látex e disse que ele simbolizava que "Pará e Kalimantan Central estão no mesmo barco", e reafirmou que as duas províncias podem desenvolver uma agenda comum.
O governador Simão Jatene falou sobre o programa Município Verde, que incentiva a prática de ações de preservação do meio ambiente. E citou o exemplo de Paragominas que era, há 20 anos, um município reconhecido pela violência. Agora, é referência em preservação e ordenamento público. Pelo programa, a ser inaugurado no próximo dia 23, o município recebe incentivos pela preservação de suas áreas verdes.
A delegação da Indonésia fica ainda por quatro dias no Pará e deve visitar Paragominas, além de conhecer os parques ambientais da capital. O governador Simão Jatene disse que vai ter o maior prazer em representar o Pará no Fórum Global de Governadores.
Elielton Amador - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO