sexta-feira, 25 de março de 2011

Jatene recebe reivindicações de estudantes da Uepa

 
Agência Pará - O governador Simão Jatene, após o lançamento do Programa Estadual Municípios Verdes, nesta quarta-feira (23), no município de Paragominas, se reuniu com estudantes do campus local da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Jatene recebeu dos alunos uma pauta de reivindicações relacionadas a melhorias na instituição.
Eles também pediram ao governador a emissão das carteiras de meia passagem intermunicipal, que segundo eles venceram e as novas ainda não foram emitidas. O chefe da Casa Civil da Governadoria, Zenaldo Coutinho, garantiu aos estudantes que as carteiras já estão sendo confeccionadas pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), e em breve serão entregues aos alunos. "Prorrogamos por mais seis meses o prazo do vencimento e já estamos em fase de acabamento do processo de mais de 2 mil carteiras que faltam ser emitidas", afirmou Zenaldo Coutinho.
Os estudantes denunciaram ao governador que algumas empresas de ônibus estariam se recusando a aceitar a meia passagem nos dias normais e nos finais de semana. Jatene se comprometeu a apurar a denúncia com a Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos no Estado do Pará (Arcon).
Questionamentos sobre o funcionamento do programa NavegaPará (de acesso à internet) também foram feitos ao governador. O secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias Jr., explicou aos estudantes que o programa está passando por reformulação, mas em breve chegará ao município. "Falta apenas trazer o link para que o NavegaPará passe a funcionar em Paragominas", garantiu o secretário.
Decreto - Os estudantes também disseram ao governador que o decreto determinando cortes nos gastos estaduais prejudicou a universidade. "Com o decreto ficamos prejudicados porque funcionários foram demitidos e nossa estrutura pode ficar cada vez mais limitada. Nós já fomos muito prejudicados no governo passado. Chegamos a ficar sem biblioteca, sem ar condicionado nas salas, sem auditório, e não queremos que isso se repita nesta gestão", disse Antônio Santos, diretor acadêmico da Uepa de Paragominas.
Simão Jatene explicou aos alunos que o decreto foi assinado para reequilibrar as contas do Estado, e não para prejudicar o ensino no Pará. "Grande parte do drama que vocês estão vivendo eu conheço. Respeito a luta de vocês e quero que vocês me vejam como parceiro, e não como adversário. Não fiz o decreto porque simplesmente quis fazer. Fiz para que vocês não vivam as mesmas dificuldades que enfrentaram no governo anterior. Esse momento agora é de reequilibrar as contas, para que depois possamos colher os frutos dessa decisão", concluiu o governador.
O resultado do encontro agradou a todos, tanto que ao final da reunião o governador ainda mostrou seus dotes de músico no tambor que os alunos utilizaram para protestar por melhorias na instituição. "Ficamos satisfeitos com as coisas que ele falou e felizes por ele ter vindo conversar com a gente. Ele deixou claro que não precisa de protesto para conversar, pois está disposto a nos ouvir", disse a aluna Ana Soares.
Bruna Campos - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO