quarta-feira, 30 de março de 2011

Paragominas - Curtas e boas desta quarta-feira

Uma reflexão sobre educação e mercado de trabalho

** Paragominas, agora na mídia internacional, se prepara para uma nova fase. Receber empresas de grande porte que devem se instalar nos próximos anos na cidade. Isso tudo vai dar um grande impulso na economia com a geração de emprego e renda para milhares de pessoas.

** Mas para que os paragominenses não percam o "fio da meada" é preciso pensar em qualificação profissional. A administração pública está fazendo o importante papel de ir em busca destas empresas, no entanto, se nós não acompanharmos o ritmo do crescimento acelerado, daremos este legado aos profissionais que vêm de outros municípios ou estados.

** A prova disso é que grandes profissionais que exercem funcções administrativas nas já instaladas empresas em Paragominas, não são daqui. Portanto, aqueles adolescentes e jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho, não basta apenas cursos rápidos, é preciso matricular-se numa escola municipal ou estadual e, para quem tem mais recursos, numa escola particular e concluir seu Ensino Médio.

** Os cursos superiores em várias áreas, de diversas faculdades e cursos técnicos que atuam em Paragominas, já dão suporte para quem precisa ingressar neste competitivo mercado. No entanto, até que as empresas realmente se instalem em nosso território, o tempo é suficiente para que nossos adolescentes e jovens busquem esta formação. Porque senão engrossarão as filas de miseráveis e drogados que já proliferam alguns bairros.

** Não há mais desculpa de que estudar em escola pública é sinônimo de atraso educacional. Pelo menos em Paragominas a história é diferente. Visitei pessoalmente várias escolas e pude comprovar que o ensino aplicado é de qualidade e os professores, com raríssimas excessões, estão realmente preocupados em colaborar. Agora, não existe bom professor para quem não quer aprender.

** Apenas lembrando, fui professor por alguns anos nas escolas Anésia Chaves e Reginaldo Sousa Lima e, naquela época, não existia a estrutura que tem hoje. Então, é juntar o que o município oferece com a capacidade intelectual de cada um e partir para um caminho de sucessos.

** Mais uma pergunta que um internauta nos fêz através de e-mail: "Jorge, você sabe quantos alunos de outros municípios estão estudando em Paragominas e quantos kit nets estão alugados para eles?". Não, não sei, mas posso adiantar que se existem bastante, como sugere o e-mail, é porque os alunos de Paragominas não conseguiram suprir estas vagas.

** Muita gente ainda se preocupa com estruturas físicas de determinadas escolas como desculpa para "matar" aulas. No meu entendimento, a estrutura física é imprescindível em qualquer estágio da vida do educando, mas o que mais interessa é a qualidade dos professores. Exemplo disso é a Escola Estadual Castelo Branco, que passou por maus bocados em sua estrutura física, mas a estrutura administrativa e do corpo docente não foi abalada.

** Em síntese, estudar vale a pena. Qualificar-se para o mercado de trabalho neste capitalismo selvagem é a saída. Mas como nada nesta vida é finito (a não ser a morte) mande sua sugestão, sua denúncia, ajude a melhorar o que, na sua visão, precisa de uma "guaribada".

Um comentário:

  1. oi Jorge.....

    Parabens para o olhar de quem conhece o mundo e a sua visão ajudará muitos jovens a mudarem de opinião.

    concordo plenamente com suas observaçoes que o mundo profissional quer pessoas qualificadas e eficientes. Somente a educação poderá dar este suporte a ponto de colocar as pessoas no mercado de trabalho.

    Hoje estamos prestes a receber o senai(importante escola de qualificação profissional) se comenta muito a respeito da ufpa, que bom e que venha logo !

    enfm, precisamos todos estar comprometidos em aprender sempre mais.

    Mais uma vez Parabens por tratar de importante tema !

    ResponderExcluir

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO