Educar com acessibilidade, esse é um dos lemas da educação no município de  Paragominas, que nesta quarta-feira, dia 30, inaugurou três salas  multifuncionais em três escolas da rede municipal de ensino e que beneficiarão  mais de 80 alunos com limitações físicas e intelectuais.
As salas entregues vêem equipadas com brinquedos, jogos e  computadores adaptados e que vão auxiliar no desenvolvimento de meninos e  meninas portadoras de deficiências físicas, como problemas motores e visuais, ou  limitações intelectuais como hiper-atividade, déficit intelectual.
Nos espaços, cada criança receberá um tratamento diferenciado.  Para cada dificuldade, um trabalho será executado. “As salas se tornam  fundamentais para a inclusão dessas crianças na educação, pois nós iremos  trabalhar de acordo com necessidade de cada uma”, explica Débora Pontes,  coordenadora de educação especial da Secretaria Municipal de Educação  (Semec).
Segundo Débora, no município há sete salas multifuncionais  espalhadas pelas escolas e que beneficiam 131 alunos. E ainda há seis salas que  estão sendo preparadas e que vão beneficiar cerca de 230 crianças. “O que vejo é  Paragominas mais avançada que a capital Belém, que tem nove salas como estas”,  compara a coordenadora.
As salas vão funcionar no contra-turno dos alunos, ou seja,  eles freqüentarão as aulas normalmente e quando não estiveram estudando, irão  para os espaços multifuncionais. Os meninos e meninas também sempre serão  acompanhados por especialistas que irão trabalhar as atividades com eles.
Para Valdirene Amorim, especialista em psicopedagogia e que  coordena algumas das salas multifuncionais, os espaços trazem um avanço na  educação especial do município. “As salas vêem com matérias que contribuirão  muito para aprendizagem e o desenvolvimento intelectual dessas crianças. Isso é  acessibilidade na educação”, disse Valdirene.
“Ela estava ansiosa para estudar, ainda mais que ela adora  mexer no computador”, diz Eletelma Carmo Silva, mãe da pequena Uliana, de seis  anos, que está na 2° serie e pela primeira vez estudará em uma sala  multifuncional. Uliana tem dificuldades de locomoção, no entanto, estava  presente na inauguração do espaço em uma das escolas. “Agradeço pela sala.  Espero estudar muito aqui”, disse a menina. 
Por Lucas Eugênio

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