quinta-feira, 31 de março de 2011

Salas multifuncionais contribuem para desenvolvimento de meninos e meninas com limitações físicas e mentais


Educar com acessibilidade, esse é um dos lemas da educação no município de Paragominas, que nesta quarta-feira, dia 30, inaugurou três salas multifuncionais em três escolas da rede municipal de ensino e que beneficiarão mais de 80 alunos com limitações físicas e intelectuais.
As salas entregues vêem equipadas com brinquedos, jogos e computadores adaptados e que vão auxiliar no desenvolvimento de meninos e meninas portadoras de deficiências físicas, como problemas motores e visuais, ou limitações intelectuais como hiper-atividade, déficit intelectual.
Nos espaços, cada criança receberá um tratamento diferenciado. Para cada dificuldade, um trabalho será executado. “As salas se tornam fundamentais para a inclusão dessas crianças na educação, pois nós iremos trabalhar de acordo com necessidade de cada uma”, explica Débora Pontes, coordenadora de educação especial da Secretaria Municipal de Educação (Semec).


Segundo Débora, no município há sete salas multifuncionais espalhadas pelas escolas e que beneficiam 131 alunos. E ainda há seis salas que estão sendo preparadas e que vão beneficiar cerca de 230 crianças. “O que vejo é Paragominas mais avançada que a capital Belém, que tem nove salas como estas”, compara a coordenadora.
As salas vão funcionar no contra-turno dos alunos, ou seja, eles freqüentarão as aulas normalmente e quando não estiveram estudando, irão para os espaços multifuncionais. Os meninos e meninas também sempre serão acompanhados por especialistas que irão trabalhar as atividades com eles.
Para Valdirene Amorim, especialista em psicopedagogia e que coordena algumas das salas multifuncionais, os espaços trazem um avanço na educação especial do município. “As salas vêem com matérias que contribuirão muito para aprendizagem e o desenvolvimento intelectual dessas crianças. Isso é acessibilidade na educação”, disse Valdirene.
“Ela estava ansiosa para estudar, ainda mais que ela adora mexer no computador”, diz Eletelma Carmo Silva, mãe da pequena Uliana, de seis anos, que está na 2° serie e pela primeira vez estudará em uma sala multifuncional. Uliana tem dificuldades de locomoção, no entanto, estava presente na inauguração do espaço em uma das escolas. “Agradeço pela sala. Espero estudar muito aqui”, disse a menina. 
Por Lucas Eugênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO