terça-feira, 1 de março de 2011

UFPA faz feedback da Educação a Distância em Dom Eliseu

Aluno César Roberto Mendes faz considerações sobre Educação
à Distância em Dom Eliseu. 
A educação a distância em nível regional, observa-se que dentre os estados da região norte, o estado do Pará concentrava, entre os anos de 2007 e 2009, 46,1% das 16.589 vagas nos curso de ensino superior no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apesar do estado, em 2007, não possuir por este sistema cursos na modalidade à distância, é fato o expressivo crescimento estadual do número de vagas no sistema UAB, que aumentou de 2.850, em 2008, para 4.795, em 2009, o que representa elevado crescimento de 68% em apenas um ano.

Seguindo uma tendência mundial e objetivando expandir e interiorizar a educação superior pública e gratuita no país por meio do apoio articulado de instituições públicas de educação de ensino superior e municípios, o estado possuía em seu gigantesco território, em 2009, pólos de apoio presencial em 33 dos seus 143 municípios, distribuídos em todas as suas grandes mesoregiões (UAB, 2010).

Na Amazônia o termo "a distância" tem significado mais amplo, pois, trata-se de uma região peculiar por possuir grande número de municípios geograficamente isolados devido a precariedade ou inexistência, em muitos casos, de infraestrutura de transporte para o deslocamento de seus habitantes, e em consequência disso, dificultando a institucionalização do sistema presencial de ensino superior. Assim, constata-se que a modalidade a distância é uma alternativa capaz de atender a demanda por serviços de educação e formação profissional nestas localidades.

O município de Dom Eliseu/PA fez parte de uma pesquisa que trata da caracterização e análise do atendimento das demandas profissionais nos municípios do estado do Pará por meio do curso de Bacharelado de Administração Pública a distância desenvolvido pela UFPA. Desse modo, o referido município que possui um pólo de apoio presencial do sistema UAB com o curso supramencionado, além dos municípios de Benevides e Oriximiná, foi escolhido como foco da pesquisa, dentre outras razões consideradas pelos autores do trabalho, devido algumas peculiaridades como: sua localização estratégica e a miscigenação de sua população ocasionada pela migração.

Para o levantamento de informações da pesquisa foi realizada uma visita ao pólo presencial de Dom Eliseu/PA, onde por meio do diálogo, coordenadores (de pólo e de curso), professores, tutores e alunos discutiram ideias e opiniões, relacionadas ao primeiro semestre letivo de 2010. Logo após estas discussões, foram distribuídos questionários que subsidiarão tomadas de decisões quanto a direcionamento das ações levando-se em consideração o contexto educacional local.

A pesquisa se baseou exclusivamente no feedback obtido pelos discentes como o “termômetro” sobre o processo de Institucionalização do Curso de Bacharelado em Administração Pública no município de Dom Eliseu. Embora a percepção de outros atores envolvidos neste processo seja fundamentalmente considerada para a análise do curso, o foco principal foi o discente, por considerarmos este como o principal ator de qualquer processo de ensino e de aprendizagem; o cliente; aquele que está na ponta do trabalho de uma equipe que tem como propósito a formação de qualidade, no sentido de se vislumbrar a habilitação profissional demandada pelas esferas públicas do mercado de trabalho, seja estadual, municipal ou federal.

No entanto, vale ressaltar que, por meio da pesquisa realizada e pela experiência vivenciada desde a implantação do curso, obteve- se que as limitações e dificuldades em Educação a Distância se assemelham. Trata-se, sobretudo, de uma questão de adaptação cultural, onde há um câmbio da educação tradicional para uma forma diferenciada de educação que requer maior autonomia e reflexão dos discentes, capacitação por parte da equipe EAD, adaptação tecnológica e a ampliação do grupo de trabalho, na medida em que a Educação a Distância se expande nos pólos.

O curso de Bacharelado em Administração Pública a distância, Pólo de apoio presencial de Dom Eliseu/PA, que funciona na Escola Estadual Manoelito Sandy de Andrade, possui cinquenta alunos, a maioria residente no município de Dom Eliseu, alguns residentes em outros municípios do estado do Pará, como Rondon do Pará, Marabá, Paragominas e Tucumã, e do Maranhão, como: Açailândia e Itinga. O pólo de Dom Eliseu possui parceria com a prefeitura local.

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