segunda-feira, 9 de maio de 2011

Paragominas mostra potencial agrícola no Paraná

Todo um potencial agrícola, socio-econômico e estrutural de Paragominas irá fazer parte de um grande evento que acontece até o dia 15 de maio, no Paraná. É a 39ª edição e 16ª internacional Exposição Agropecuária e Industrial de Maringá (Expoingá), no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, organizada pela Sociedade Rural de Maringá.
O evento, que este ano traz o tema "A Vitrine do Futuro. O Reflexo do Crescimento", contará com a presença de cooperativas agrícolas do Sul do Brasil, produtores rurais que usam alta tecnologia, criadores das raças bovinas de corte e leite, equinos, suínos, ovinos e caprinos, além da apresentação de shows sertanejos, leilões, rodeios, palestras e cursos. Neste cenário, Paragominas também se fará presente com a instalação de um stand no qual estará o prefeito do município, Adnan Demachki, membros do Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas, Secretaria Municipal de Agricultura e instituições parceiras.

"Nosso objetivo é divulgar as nossas potencialidades, no sentido de atrair novos empreendimentos para a cidade. A Região de Maringá possui agricultores mais tecnificados do país, alta produtividade, agricultura de precisão, além de empreendedores com alta capacidade de investimentos. Além disso, Maringá está distante somente 40km de Arapongas, grande pólo de móveis da região sul, oportunidade que divulgaremos também a possibilidade de atrairmos fábricas de móveis para o Pólo Moveleiro de Paragominas, já que foi inaugurada recentemente a primeira fábrica de MDF (matéria-prima para a produção de móveis) do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, que produz com madeira 100% reflorestada", afirma Adnan Demachki, prefeito de Paragominas.

Paragominas possui uma vasta quantidade de moradores que vieram da região Sul do Brasil. São agricultores e empresários que buscaram no município conquistas econômicas e investimentos e as conseguiram graças à contribuição climática e a adesão de novas tecnologias para a geração de empregos.
Esta realidade foi vivenciada pelo agricultor paranaense Carlos Zafalon, que há seis anos saiu do Paraná para morar em Paragominas. Hoje, ele contabiliza os benefícios desta mudança. "Quando morava no Paraná, a média de hectare para plantação era de 120 por ano, já em Paragominas é diferente, quando mudei, logo no primeiro ano consegui plantar 500 hectares, os números foram crescendo e hoje trabalho com 3.100 hectares". Para ele, a vida adquirida no município não fica aquém de outros lugares, já que no local existe toda uma infra-estrutura assistencial, médica, agrícola e outras. "Até o clima favorece, pois há muitas chuvas, a terra é fértil. Tenho muitos parentes que sentem vontade de morar aqui, pois sabem que a cidade é muito boa para viver".
A quantidade de terras da região é extensa. Segundo dados da The Nature Conservancy (TNC), quase 2 milhões de hectares de terras existem no município, sendo que deste total, aproximadamente 700 mil são utilizados. Desta forma, a Prefeitura local junto a TNC desenvolvem projetos que fomentam e regularizam o empreendimento agrário. "Integramos o projeto Município Verde, que combate o desmatamento ilegal, e dentro dele temos atuação na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da Licença Ambiental rural (LAR). Apoiamos a Regularização Fundiária do município. Temos o projeto Responsabily Source, de cadeia produtiva responsável pela aproximação dos mercados da carne e grãos, entre muitos outros", esclarece o cordenador da TNC, Fábio Niedermeier.

Fonte: Ecoamazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO