sábado, 14 de maio de 2011

Reviravolta no caso da médica Viviani Marins

Jorge Quadros
Jornalista
DRT-PA 2138

Marido aparece como principal suspeito de tê-la assassinado
Dra. Viviane Marins dos Santos assassinada
em 20 de setembro de 2010
Na manhã de ontem, a imprensa de Paragominas foi convocada para uma entrevista coletiva pelo Delegado de Polícia Civil Otto Dias e pela advogada Ivone Magalhães. O delegado Otto, investiga a morte da Dra. Viviani Marins, médica assassinada em setembro do ano passado às proximidades do município de Santa Maria do Pará. A advogada Ivone Magalhães representa a família de Viviani.
A coletiva aconteceu na 13ª Seccional de Paragominas e começou pela Dra. Ivone Magalhães que fez um breve histórico do crime e anunciou que Francisco Charles dos Santos, viúvo de Viviani Marins, consta agora nos autos do processo como o autor da morte da médica.
A certeza do anúncio se dá através dos laudos técnicos e da perícia realizada tanto pelo Instituto Médico Legal Renato Chaves, quanto pela própria polícia, no local onde aconteceu o assassinato, no veículo e pelos depoimentos de Francisco Charles, que segundo o delegado foram contraditórios aos laudos oferecidos pelos peritos criminais.

O delegado Otto Henrique Dias Wirtz assina Despacho de Indiciamento contra Francisco Charles dos Santos, afirmando que “No decorrer da presente apuração, comprovou-se o cometimento do delito de Homicídio, por parte do nacional Francisco Charles dos Santos...” Mais a frente, o IPL diz que: “...o disparo  de arma de fogo que matou a vítima foi disparada da posição do motorista, no caso Francisco Charles. Isto posto, impõem-se o indiciamento do nacional nuper (sic) citado nas sanções do Art. 121, Caput do CPB, tendo em vista o envolvimento do mesmo com a morte da médica Viviani Marins dos Santos”.
A advogada Ivone Magalhães, em coletiva à imprensa de Paragominas reafirmou que por enquanto só há um condenado neste crime, é o filho do casal, Tércio Bruno Marins Santos dos Santos, hoje com três anos de idade, que sofre a ausência da mãe e ainda está traumatizado com o triste episódio, por isso tem acompanhamento psicológico. “A família, mesmo depois de tudo e de saber o resultado das investigações, nunca cerceou o direito do pai de conversar com o filho. Eles conversam via internet com freqüência. Mas depois da conversa, os pais de Viviani entram em pranto. Porque sabem que o pai da criança foi quem matou a mãe dele”, disse a advogada.
O delegado Otto Dias, também adiantou que o depoimento de Francisco Charles na manhã de ontem era apenas para formalizar o processo, já que tinha todas as evidências materiais da comprovação da participação de Francisco Charles no assassinato da médica.

“Estamos esperando o senhor Francisco Charles apenas para que ele nos diga porque matou a esposa, porque já sabemos que foi ele. Mas ele tem todo o direito de negar a autoria”, disse o delegado, concluindo que tem até  final deste mês para encerrar o inquérito e encaminhá-lo à Justiça. “Acredito que o senhor Francisco Charles vai à júri popular e o tempo para isso acontecer depende do magistrado que vai analisar todo o processo”, disse o delegado.
No momento em que Francisco Charles chegou à 13ª Seccional, a imprensa tentou conversar com ele, mas o seu advogado, Dr. Cerejo, disse que seu cliente nada a tinha a falar com os repórteres.
Quando ele e seu cliente passavam pela sala de espera da 13ª Seccional, se dirigindo para a sala do delegado Otto Dias, a advogada Ivone Magalhães chamou a atenção do indiciado dizendo: “Charles, você pensava que ia ficar impune?”, Nesse momento, Francisco Charles fez um ar de riso e a advogada, então, nervosa, gritou: “Assassino! Assassino!” e logo em seguida caiu em prantos.
Dra. Ivone Magalhães, além de advogada da família, é também cunhada de Viviani Marins. Por isso, segundo ela, os nervos não agüentam. Ela distribuiu entre os membros da imprensa de Paragominas, vários documentos que constam os depoimentos de Francisco Charles dos Santos (companheiro da vítima) Maria Antunes dos Santos e José Ferreira Nogueira (testemunhas que residem no local do crime) e de Maria Eliane (babá do filho da vítima).
Também foi repassado à imprensa o laudo de exame do corpo de delito: Necropsia Médico-Legal, cujo teor das Considerações Periciais é o seguinte:

“ Considerando o fato de o automóvel não apresentar sinais de perfuração de projéteis de arma de fogo nem interna nem externamente; considerando o posicionamento do cadáver (com movimentos limitados pelo cinto de segurança) e as manchas de sangue dispostas ao seu redor, principalmente na parte interna da porta posterior direita (porta atrás do banco onde estava o cadáver), e ainda a trajetória do projétil no interior do cadáver (de trás para diante, ligeiramente de baixo para cima e da esquerda para direita), infere-se que para ocorrência de tal dinâmica, o atirador só poderia estar posicionado ao lado esquerdo da vítima dentro do veículo ou próximo a janela do motorista, uma vez que de qualquer outra angulação haveria necessariamente perfuração interna ou externa no veículo, fato não observado.
Leia um trecho do depoimento de Francisco Charles ao delegado Leandro Jorge, no dia 29 de setembro de 2010: “Que o declarante e sua esposa em comum acordo resolveram parar para prestar socorro, já com o carro parado o declarante desceu do carro e dando a volta por trás do veículo e ao chegar próximo da porta de trás do lado direito do veículo a mulher soltou a suposta criança do colo e pegou uma arma de fogo e anunciou o assalto dizendo: “NÃO TE MECHE QUE É UM ASSALTO”.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS


CONCLUSÃO – Baseado no estudo acima desenvolvido, os peritos criminais concluem que no local descrito e periciado havia o cadáver de Viviani Marins dos Santos, vítima de morte violenta por objeto perfuro contundente. O laudo é assinado pelos peritos Marcos Antonio Pena Muniz e Mauro Sérgio de Moura Araújo.
Depondo pela primeira vez na condição de suspeito do assassinato da médica Viviani Marins e já indiciado, Francisco Charles disse que o laudo assinado pelos peritos do IML Renato Chaves “certamente está errado”.
LEIA OS DEPOIMENTOS DAS TESTEMUNHAS:

Nosso site, mais uma vez afirma, que está à disposição do senhor Francisco Charles ou do seu advogado para, a qualquer momento, ouvir a sua versão sobre as acusações que lhe pesam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO