segunda-feira, 2 de maio de 2011

SUS agora oferece os serviços de ortodontia e de implante dentário

Os brasileiros passam a ter duas novas opções de tratamento odontológico, oferecidas pelo Programa Brasil Sorridente: ortodontia e implante dentário. A oferta dependerá da organização das secretarias estaduais e municipais de Saúde, que ficam responsáveis pelos serviços e pela expansão da iniciativa na região. As informações são da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), 35% da população brasileira possui alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico. "Esses novos tratamentos serão ofertados na medida em que os serviços forem sendo implantados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). No Pará, funcionam 28 CEOs, que em todo o País são 858. As Equipes de Saúde Bucal (ESB) farão a busca e a identificação dos casos prioritários, que serão encaminhados aos CEOs para realizarem os tratamentos indicados", explica o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.


Somente em 2010, o Programa Brasil Sorridente investiu R$ 710 milhões. Com a inclusão dos novos procedimentos, a previsão de investimento total para 2011 é de um acréscimo de R$ 134 milhões. Atualmente, são mais de 20,4 mil ESB presentes em 4.829 municípios brasileiros. Depois de avaliados, os pacientes que tiverem necessidade de implante ou aparelho ortodôntico são encaminhados para algum dos 853 CEOs em funcionamento em todos os 26 Estados e no Distrito Federal.

Por meio dessa ação, o governo federal ampliará a assistência em saúde bucal para mais 1,15 milhão de brasileiros em 2011 (um milhão de atendimentos de ortodontia e 150 mil atendimentos de implantes). Em 2010, foram realizados 25 milhões de atendimentos nos CEOs. Esses centros já realizam procedimentos como canal, tratamento de gengiva, cirurgias orais menores, exames para detectar câncer bucal e intervenções estéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO