terça-feira, 30 de novembro de 2010

Famílias que moram em área de risco no bairro Jaderlância serão remanejadas

Jorge Quadros
Jornalista
DRT-PA 2138
Casas construídas sem a mínima estrutura para
abrigar as famílias estão na área de risco

Um trabalho criterioso e de muita responsabilidade está sendo desenvolvido pelo prefeito Adnan Demachki e vereador Cabo Maurício no bairro Jaderlândia. Mais de cinqüenta famílias que residem em uma área de risco devem ser remanejadas no primeiro trimestre de 2011.

As casas, em sua maioria, estão na beira do precipício

As casas, sem nenhuma condição de abrigar estas famílias, serão demolidas e a área será transformada em uma grande área de preservação ambiental.
Estivemos acompanhando o trabalho de cadastramento das famílias e tomamos conhecimento que a maioria delas já aceitou sair da área, outras ficaram de pensar ou conversar com outros familiares para depois dar a resposta. No entanto, uma minoria diz que pretende permanecer na área de risco.
Vereador Cabo Maurício coordenou pessoalmente o
cadastramento das famílias que estão na área de risco

O vereador Cabo Maurício se empenhou pessoalmente em conversar com as pessoas sobre o assunto. “Para onde nós iremos se aceitarmos sair daqui?” Perguntou uma senhora, que mora num casebre de madeira, sem cozinha e sem nenhum recurso para melhorar sua moradia. A resposta foi imediata: “Para um lugar seguro e digno, com melhor qualidade de vida e um futuro diferente para seus filhos”, disse o vereador à senhora franzina e mal alimentada, que sorriu.
Neste quarto que mede cerca de 3m X 3m
moram seis pessoas

A maioria das pessoas que estão sendo visitadas pela equipe do vereador Maurício, está feliz com o que vai acontecer e diz com bastante tranqüilidade: “Sabemos que não temos uma casa e que ficar aqui é tempo perdido, a qualquer momento nossa morada pode desaparecer numa enxurrada”, disse um dos moradores que nos acompanhou na manhã quente de quinta-feira.

Todas as casas visitadas são de pau-a-pique, os esteios não oferecem segurança e muitas delas são apenas um cômodo que abriga seis ou sete pessoas. Uma pobreza velada e sem muitas perspectivas para muitas famílias que moram na área.

Encontramos crianças, mães de crianças, como por exemplo, uma menina que acaba de completar 14 anos e que já é mãe de uma menina de 3 meses e seu companheiro foi embora para o Ceará.

Importante ressaltar que esta criança, mora com a mãe, que tem mais quatro filhos e também não tem marido.
Na cozinha improvisada, no porão de um quarto de três metros quadrados, onde todos dormem, uma panela com arroz e outra com uns cem gramas de carne que a vizinha doou.

Por isso, o trabalho realizado pelo vereador Cabo Maurício e pelo prefeito Adnan, merece destaque nesta matéria. “Não podemos fazer tudo, mas se tivermos condições de tirar estas pessoas da área de risco, certamente já estaremos contribuindo com mais de 50% dos problemas que elas vivem diariamente”, completou o vereador.

Quando estávamos visitando as famílias, uma ligação. Era o prefeito Adnan querendo saber como estava o trabalho. Demonstrando preocupação com as famílias o prefeito garantiu que estas pessoas serão tratadas com dignidade.

Mas o remanejamento só vai acontecer para as pessoas que realmente moram nesta área. Não adianta especular ou tentar “ganhar” um outro local e depois querer retornar para a área. Isso não vai acontecer porque o cadastramento é rigoroso e feito por quem conhece bastante a área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO