sábado, 5 de fevereiro de 2011

HOJE COMEMORA-SE O DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA



A mamografia é uma radiografia das mamas, realizada por equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.
Cinco de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, o dia foi criado no ano de 2009, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do exame. A data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

 O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres, no entanto, é o que apresenta a maior possibilidade de cura. O mastologista  Dr. Antônio Fortes de Pádua Filho, afirma que todas as mulheres devem fazer uma mamografia anualmente a partir dos 40 anos e que cada vez que realizar uma mamografia é importante levar o exame anterior para avaliar se houve alterações.

Ainda segundo o médico, é importante que a mulher descubra o câncer de mama quando ainda não tem manifestações e isto é possível através da mamografia. “Nesta fase a possibilidade de cura é maior, a sobrevida é maior e o aspecto estético após o tratamento é melhor”, afirmou o médico.
Vários fatores de risco estão associados ao câncer de mama, dentre deles a herança genética. Segundo Dr. Antônio Pádua Filho, as mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram o câncer devem ficar mais atentas.  Mas, independente de casos na família ou não, toda mulher deve fazer a mamografia a partir dos 40 anos, porque de 80 a 85% dos casos de câncer de mama são esporádicos, ou seja, não familiares.
Outro importante fator de risco são os hábitos de vida, como a obesidade, dieta desequilibrada e sedentarismo. O mastologista aconselha que alimentação saudável, atividades físicas e o cultivo da paz e da amizade podem ajudar na prevenção de qualquer tipo de câncer. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO