quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pará tem 3.269 casos notificados de dengue

Paragominas não está relacionado entre os municípios citados pelos dados da sespa. Mas não podemos relaxar.

Este é o famoso aedes aegypti, transmissor da dengue.

De 1º de janeiro a 9 de fevereiro deste ano foram notificados 3.269 casos de dengue no Pará e identificado o segundo caso de dengue tipo 4 no Estado. É o que atesta o Informe Epidemiológico nº 2, divulgado nesta quarta-feira (09), pela da Coordenação de Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O segundo caso de dengue tipo 4 foi identificado a partir de mostras encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) pela Vigilância Epidemiológica do município de Belém, onde foi notificado no dia 14 de janeiro. Após investigação preliminar, foi constatado que o paciente é do sexo masculino, tem 36 anos e reside na capital paraense.

Nessas cinco semanas, também ocorreram nove mortes suspeitas de dengue, sendo cinco em Belém (três em investigação, um caso confirmado e um descartado), um em Castanhal, dois em Tucuruí e outro em Marabá, todos sob investigação. Os municípios com maior número de casos notificados são: Belém (478), Novo Progresso (309), Altamira (227), Santarém (225) e Parauapebas (177).

Segundo a coordenadora estadual de Controle da Dengue, Carla Garcia, apesar do aumento de casos de dengue na última semana, o número de óbitos diminuiu. Isso significa que os serviços de saúde estão fazendo notificação e diagnóstico dos casos suspeitos em tempo oportuno, evitando, assim, o agravamento do quadro clínico e o risco de morte dos pacientes.



Na área de Controle de Vetores, com base nos casos notificados, os municípios têm sido orientados a identificar os bairros e ruas com ocorrências para realizar as ações de combate aos focos de mosquitos Aedes aegypti. Finalmente, no que tange à Mobilização Social, técnicos da Sespa já visitaram os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santo Antônio do Tauá, Bujaru, Santa Izabel do Pará, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Vigia, Castanhal, Maracanã, São Francisco do Pará, Bragança, Capanema, Cachoeira do Piriá, Tracuateua, Salinópolis, São João de Pirabas e Ourém, para a orientar sobre as estratégias de mobilização dos serviços e da comunidade.

Roberta Vilanova - Ascom Sespa

EM PARAGOMINAS - A orientação do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Lucídio Lobato é para que todos os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, além dos grupos de apoio e a própria comunidade estejam alertas para localizar focos do mosquito aedes aegytpi e eliminá-los. O combate ao mosquito deve ser de toda a comunidade que deve participar da campanha Paragominas Contra a Dengue e evitar que haja proliferação e pessoas acomentidas pela doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO