quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Projeto pioneiro na área da agropecuária será implantado em Paragominas

Da Redação
Agência Pará

O secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, viajou nesta quinta-feira, 3, para São Paulo, onde participa de encontro para viabilizar a implantação de um projeto pioneiro na área da agropecuária no Estado a ser desenvolvido inicialmente no município de Paragominas, podendo ser expandido a todas as regiões do Pará, caso o modelo seja aprovado. O projeto, denominado “Paragominas, modelo de agropecuária verde – adequação socioambiental” tem o apoio do Fundo Vale e do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, que estão buscando novos parceiros para a iniciativa.

O encontro em SP será com os representantes da Dow Agrosciences Brasil, importante empresa mundial na área de ciência e tecnologia para o agronegócio e que poderá ajudar com tecnologia de ponta na implantação do projeto. Ao apoiar a iniciativa, o objetivo do Governo do Estado é modernizar a pecuária de corte paraense, definindo um novo caminho ao setor, baseado no aproveitamento sustentável das áreas, com a utilização de novas tecnologias.

PROJETO - Oito propriedades serão previamente selecionadas para implantação do projeto, abrangendo áreas que vão de 500 a cinco mil hectares, a fim de contemplar a diversidade existente na região. Um dos primeiros passos para pôr em prática o novo modelo será regularizar ambientalmente os módulos escolhidos, promovendo a recomposição da reserva legal e adequando-os a todas as exigências da legislação ambiental.

Outra etapa será a melhoria das pastagens por meio da correção do solo e uso de gramíneas mais produtivas. Por fim, será feito o manejo adequado das áreas com o intuito de aumentar a produtividade do rebanho no pasto. A expectativa é passar de ½ unidade de animal por hectare para dois animais ou mais por hectare, o dobro da média nacional que é de um hectare, conforme informou Hildegardo Nunes.

Com o aumento da produtividade, a meta da Sagri é liberar as áreas que não forem utilizadas nas pastagens para o incremento de outras culturas, dando maior rentabilidade ao negócio. “Temos experiências que demonstram que o aumento dessa produtividade é possível”, afirmou o titular da Sagri, que também enumera entre as vantagens desse modelo a redução no avanço nas áreas de floresta, já que o projeto será implantado em áreas já abertas. “O desmatamento zero é uma das linhas de atuação do governo Simão Jatene”, ressaltou, destacando ainda como vantagem competitiva o fato de que a produção não será em sistema de confinamento como ocorre em alguns outros Estados. "No Pará, será produzido um boi natural", disse.


O secretário afirmou ainda que para a implantação do projeto, o Estado terá um papel institucional de articulador, com o governo acompanhando todos os resultados alcançados. No que se refere ao financiamento, este será feito pelas entidades e empresas parceiras, como o Fundo Vale e o Sindicato Rural de Paragominas. Somente após a validação do modelo é que o projeto será recomendado como uma política pública a ser levada a outras regiões paraenses.

Tânia Monteiro - Ascom/Sagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO