Jatene acha os carros inapropriados para atender a comunidade Foto: Jorge Quadros |
O que se esperava está próximo de acontecer. O governador Simão Jatene disse ontem que vai rever o contrato assinado entre a Delta Construções e o governo estadual sobre o aluguel de 450 carros de passeio, num valor de 20 milhões de reais anuais, que a Polícia Militar utiliza no policiamento ostensivo.
Além de ser um valor exorbitante, estes veículos não oferecem nenhuma condição de trabalho aos policiais, principalmente na hora de fazer uma prisão em que o marginal é de alta periculosidade. No veículo, não tem sequer uma divisão entre o bandido e o policial.
Aqui em Paragominas, é comum vermos bandidos no porta-malas dos veículos ou mesmo no banco traseiro, entre os policiais. Estes veículos, conforme anunciado previamente, poderão até ser devolvidos à Construtora Delta ou remanejados para outras secretarias.
Caro Jorge Quadros
ResponderExcluirCumpre-me solicitar a retificação de alguns dados sobre o seu post Jatene poderá cancelar aluguel de carros que atende a PM:
1. O valor de 20 milhões de reais é para um contrato de locação de 450 viaturas por um período de 2 anos, e não 1 ano como informa o texto.
2. Trata-se do aluguel de viaturas devidamente equipadas e identificadas para o serviço da Polícia Militar do Pará e não de alugel de carros de passeio.
3. Essas viaturas destinam-se taticamente para o policiamento preventivo. Para outras modalidades de policiamento, como o enfrentamento direto, a perseguição e o choque com infratores a PM dispõe de viaturas apropriadas que inclusive estão preparadas para o transporte de presos quando houver necessidade.
4. O contrato de locação dessas viaturas é de 2 anos com renovação total da frota após 1 ano de uso.
5. Por tratar-se de veículos locados, a responsabilidade pela manutenção é da empresa contratada, que é obrigada manter a frota sempre em condições de uso, o que evita a canibalização de viaturas para o conserto de outras, fato comum quando se trata de frota própria do poder público.
5. O custo da diária de cada viatura ficou pouco acima de 60 reais, um valor bastante baixo se comparado com veículos da mesma potência quando locados por outros entes do poder público.
6. Vale ainda lembrar que após 1 ano de uso os veículos serão colocados à venda, com preferência de compra garantida aos próprios policiais militares, o que em tese faz com que os mesmos tenham maior cuidado com a integridade das viaturas.
7. A locação de veículos para uso da administração pública vem se consolidando como uma prática que garante agilidade e redução de custos, havendo para controlar os excessos, os órgãos próprios do aparato estatal.
Cordiais saudações e um 2011 repleto de vitórias.
Renan Lima
Presidente do Diretório Municipal do PT
Por favor Renam isso é historia pra boi dormir, o que vc entende de serviço policial, eu sou policial e digo a todos essas viaturas e jogar dinheiro no lixo, isso ai e carro de passeio, como e que sao equipadas se nao tem nem xadrez, para transporte de presos, e vc axa mesmo que essas viaturas serão vendidas aos policiais militares? Nós estamos no interior em pgm a empresa Delta Construções que e uma construtora e nao locadora de veiculos disponibiliza oficinas autorizadas à manutenção desses veiculos, ja te respondo! NÃO, sequer combustivel temos para andar uma vez que a sua ex governadora cortou verbas agora no fim de ano, que legal fazer isso logo com a segurança publica,mas o resultado foi visto nas urnas...Um abraço a todos.
ResponderExcluirSD pgm.com