segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Paragominas - Secretário de Saúde concederá coletiva à Imprensa sobre a Dengue

Dr. Lucídio Lobato, Secretário Municipal de Saúde, concederá
entrevista coletiva nesta terça-feira para falar sobre o
andamento da campanha contra a dengue.
Foto: Jorge Quadros
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paragominas informa que amanhã, às 10 horas, o Secretário de Saúde, Dr. Lucídio Lobato, concederá uma entrevista coletiva à imprensa local para manter a todos informados sobre o andamento da Campanha: Paragominas Contra a Dengue.
A Assessoria de Imprensa faz questão de lembrar que Paragominas não é uma área de risco, segundo o Ministério da Saúde, mas vai intensificar as medidas de combate à doença. Os veículos de comunicação da cidade já estão veiculando institucionais orientando a população sobre a prevenção. Donos de terrenos baldios terão até o dia 20 de fevereiro para fazer a limpeza e manutenção destes lotes. A partir desta data, serão multados de acordo com o Código de Posturas do Município.
Donos de borracharias já foram avisados de que a partir desta semana a Prefeitura vai recolher os pneus velhos e inutilizados. Segundo o prefeito Adnan Demachki, no dia do lançamento da Campanha, na semana passada, o "carro fumacê" voltará a circular no município, com recursos da própria prefeitura, já que o Ministério da Saúde só libera verbas para municípios que estão em área de risco.
A entrevista coletiva está marcada para as dez horas da manhã, no auditório do Espaço Cultural.
PARAGOMINAS CONTRA A DENGUE, TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS EM ACABAR COM ESTA PRAGA Uma contribuição do site: www.jorgequadros.com

Fornecedores de drogas para pontos de tráfico em Dom Eliseu investigados

Helena Machado

A Polícia Civil de Dom Eliseu, no nordeste do Pará, investiga pessoas envolvidas no fornecimento de drogas no município. No último final de semana, uma operação policial resultou na prisão em flagrante de Helena N. M., de 24 anos. A mulher é acusada de abastecer pontos de tráfico de drogas no distrito de Vila Bela Vista e no vizinho município de Ulianópolis.

A prisão foi efetuada no momento em que Helena estava na casa de Adonilsom S. de J., de apelido 'Careca', 28 anos. Ele foi apontado pela acusada como traficante de drogas em atuação na região. Ambos eram investigados pelo serviço reservado da PM no trecho entre Dom Eliseu e a localidade de Vila Bela Vista.

"Careca" é procurado

 
O flagrante foi realizado pela guarnição de prontidão em Vila Bela Vista, cujo responsável é o cabo Leomar. Ele determinou que um policial militar à paisana passasse a acompanhar a movimentação de Helena.

Na casa de 'Careca', o policial percebeu uma movimentação foram do normal de pessoas entrando e saindo a todo instante do local. A guarnição foi acionada e fez uma abordagem na casa. Helena foi presa, mas 'Careca' conseguiu fugir pelos fundos e se embrenhou em um matagal. No imóvel, 40 'petecas' de crack  prontas para comercialização foram apreendidas, além de dinheiro e dois telefones celulares usados na distribuição da droga, em um esquema apelidado de 'Disque-Drogas'.

Apreensões

Helena negou envolvimento na venda de entorpecentes. Ela disse que é ex-companheira de 'Careca' e que resolveu terminar o relacionamento por ter descoberto o envolvimento dele com o crime. Ela, no entanto, não soube explicar porque estava na casa do ex-companheiro no momento da prisão.

Fonte: Polícia Civil

Paragominas mais uma vez é destaque no Site G1 da Rede Globo

Veja a matéria

Termina prazo de acordo entre MPF e cidades sobre desmatamento no PA
Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para municípios do Pará aderirem a um termo de compromisso com o desmatamento zero. A proposta é do MPF (Ministério Público Federal).

Até o momento, 30 dos 143 municípios do estado assinaram o compromisso, que é voluntário e garante algumas vantagens aos produtores rurais, como prazo maior para concluir o licenciamento ambiental de suas fazendas.

'O MPF tem mostrado aos produtores rurais as vantagens de se produzir dentro dos parâmetros legais. Municípios que já estão avançados neste processo já têm conseguido ganhos econômicos, ganhos para sua própria atividade produtiva', explicou Daniel Azeredo, procurador da República.

Na propriedade do criador Mauro Lúcio, a mudança no modo de trabalho já tem dado resultados.  Sua fazenda de 4 mil hectares conserva 80% de mata nativa, seguindo o que determina a legislação ambiental para a Amazônia.

O pecuarista investiu para aumentar a produtividade do rebanho. 'O que eu usei foi procurar intensificar a minha produção, então é um incremento onde estou procurando colocar bastante tecnologia no negócio, treinamento e capacitação tanto minha, como produtor, como também dos meus colaboradores', disse.

Sua área fica a 150 km de Paragominas, no nordeste do Pará. O município foi o primeiro da Amazônia a sair da lista de desmatamento. Para diminuir a pressão sobre a floresta, o Ministério Público Federal propôs aos municípios do estado um pacto contra a devastação.

 Fonte: G1

Paragominas - Dengue continua trazendo perigo para a população

Este é um local propício para a proliferação do mosquito
da dengue, o aedes egipty. Estes pneus estão localizados
na PA 125, praticamente no centro da cidade.

A Campanha "Paragominas contra a Dengue" lançada na semana passada em alto estilo no auditório da Prefeitura Municipal, tem várias etapas, como visita às residências, orientação aos moradores, divulgação intensiva através dos veículos de comunicação, chamamento aos donos de lotes baldios e cheios de lixo e mato, retirada dos animais das ruas, retirada dos pneus inúteis dos pátios das barrocharias, etc.

Acontece que o prazo está passando, as chuvas estão aumentando, mas grande parte da população "não está nem aí" para o que está acontecendo e o perigo que todos nós estamos correndo. Os corredores do Hospital Municipal estão cheios de pessoas que se reclamam do sintoma da dengue. As enfermerias estão abarrotadas de pacientes e outras pessoas estão vendo apenas "o trem passar".

Esta é uma cena que se repete em quase toda a cidade onde
tem uma borracharia. Alguns proprietários destes estabelecimentos
dizem que a Prefeitura é quem deve recolher os pneus velhos
porque eles não sabem aonde devem depositar.
Enquanto isso...

A preocupação do secretário Lucídio Lobato (Saúde) tem fundamento e é preciso uma força conjunta da Administração Pública e população, sem a qual, ficará difícil conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti na cidade.

Vamos juntos entrar nesta guerra e cada um fazer a sua parte, assim a coisa funciona e poderemos diminuir o risco de contrairmos o vírus ou, quem sabe, perdermos um ente querido.

Paragominas - Criança é atropelada na Rua Paralela da Rodovia dos Pioneiros

Para melhorar o trânsito na entrada principal do bairro Jaderlândia, a Prefeitura construiu uma rua paralela, onde pessoas e veículos podem circular com mais tranquilidade. Podiam, se não fosse a falta de atenção de pais, crianças e, principalmente, condutores de veículos.

Somente nos últimos meses, dezembro de 2010 e janeiro de 2011, duas crianças foram atropeladas nesta rua. Uma criança, filha de um micro empresário foi atropelada em dezembro, mas livrou-se da morte com várias escoriações. O acidente foi causado por um condutor de motocicleta.

Nas mesmas proporções, outra criança, Samuel Vítor Cardoso, de dois anos e meio de idade, foi atropelada na manhã de ontem, por volta das 9.40h, também por um motociclista, no mesmo perímetro. Samuel Vítor é filho de Luciana Maia Silva, que estava desesperada. A criança sofreu várias escoriações e suspeita de fratura na clavícula.

A Polícia Militar foi acionada e a moto foi apreendida e encaminhada para a 13ª Seccional, onde o condutor ficou de comparecer para prestar esclarecimentos ao delegado Hilton Monteiro.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Hoje pela manhã no necrotério do Hospital Municipal de Paragominas, quatro corpos

Foto: Deleconn Oliveira

Os curiosos que foram ao necrotério do Hospital Municipal de Paragominas se depararam com uma cena impressionante. Haviam quatro corpos, dois nas pedras de mármore e dois corpos no chão. Os dois que estavam nas pedras, já preparados para serem entregues ás suas respectivas famílias, ainda não temos a identificação. Nossa reportagem está aguardando as informações solicitadas. Os dois corpos que estavam no chão eram de Carlos Nogueira Sales e Adenaldo Silva Ramalho, assassinados na madrugada deste domingo.

Paragominas - Carlos Nogueira assassinado à facadas na Promissão III


O corpo de Carlos Nogueira foi encontrado com perfurações
à faca, na calçada da casa de sua própria mãe.
Foto: Deleconn Oliveira

O segundo assassinato desta madrugada em Paragominas aconteceu no bairro Promissão III, próximo ao local conhecido por "Maconhão". Segundo o Boletim de Ocorrência de nº 00278/2011.000031-7, registrado pelo escrivão José Renato Rabelo Silva, sob a responsabilidade do delegado Dr. Hilton Monteiro, a Sra. Eva Maria Silva Santos, residente na Av. Duquesa de Goiás no bairro JK, compareceu à 13ª Seccional de Polícia Civil para comunicar que seu companheiro fora assassinado à facadas no tórax e na cabeça.

O corpo de Carlos Nogueira, que também era conhecido por "Carlão", foi encontrado por populares na calçada da casa de sua própria mãe, localizada na Rua Marinete Ramalho, 307, bairro Promissão III, mas ninguém soube informar ter visto algum grito ou algo parecido que pudesse levantar a hipótese de assassinato na madrugada.

Ao chegar ao Necrotério do Hospital Municipal o corpo de
Carlão teve que esperar alguns minutos pois já havia
mais dois corpos nas pedras de mármore.

A companheira de Carlos Nogueira Sales informou à autoridade policial que ele não tinha desafetos ou inimigos. Que na noite anterior ao crime disse-lhe que ía apenas à casa de sua mãe e que após retornaria para o lar.

Ha suspeitas de que Carlão foi morto porque estava portando um celular, já que o aparelho não foi encontrado com ele e que durante a noite sua companheira tinha ligado várias vezes mas não não tinha conseguido falar com ele. O corpo de Carlão foi encaminhado pela PC para o Necrotério do Hospital Municipal para depois ser levado ao Centro de Perícias Renato Chaves para o exame necroscópico e posteriormente ser liberado para a família.

A Polícia Civil pede a quem souber de alguma informação que possa ajudar na elucidação destes dois crimes que ligue para: 091.3729.4977 ou 181. Seu nome será mantido no mais absoluto sigilo.

Paragominas - Mais uma madrugada sangrenta com duas mortes por assassinato

Adenaldo Silva Ramalho foi assassinado nesta madrugada
com um tiro à queima-roupa.
Foto: Deleconn Oliveira

Paragominas viveu mais uma madrugada sangrenta com o registro de dois assassinatos. Um no bairro Promissão III e outra no bairro Centro, ao lado do "Monstrego" que seria uma rodoviária e que está abandonado há algum tempo, servindo de abrigo de malfeitores e mendigos.

Adenaldo Ramalho, registro de sua última prisão na
13ª Seccional por assalto.
Foto: Deleconn Oliveira

Adenaldo Silva Ramalho, 32 anos de idade, sem residência fixa, nascido em Paragominas, mas com uma ficha de vários crimes, principalmente de roubo e furto, na 13ª Seccional, foi morto à tiros na madrugada de hoje, provavelmente por uma vítima de mais um crime cometido, já que ao lado do corpo foi encontrada uma máquina de lavar.

Neste local, na Rua Castelo Branco, ao lado do prédio
abandonado, foi encontrado o corpo de Adenaldo.
Foto: Jorge Quadros

O assassinato de Adenaldo foi comunicado ao Delegado Hilton Monteiro pela Polícia Militar que autorizou aos IPCs Deleconn Oliveira e Roseli, que fizessem os primeiros procedimentos e removesse o cadáver para o necrotério do Hospital Municipal.

Segundo o delegado Hilton Monteiro, pela ficha de crimes cometidos por Adenaldo, ele poderia ser considerado como elemento de alta periculosidade pois era viciado em drogas e para conseguir consumir os entorpecentes atuava sempre com violência, constrangendo suas vítimas.

Esta máquina de lavar estava ao lado do corpo de Adenaldo
no momento em que a PM localizou o seu corpo.
Foto: Deleconn Oliveira
A Polícia Civil começou a fazer as investigações, mas até agora não tem nenhuma informação que possa levar ao assassino de Adenaldo, que foi morto com um tiro à queima-roupa na cabeça. O corpo de Adenaldo Ramalho será encaminhado para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves em Castanhal e posteriormente liberado para a família.


PARAGOMINAS – CURTAS E BOAS DESTE DOMINGO

** MARATONA E CICLISMO
O domingo começa especial hoje, faça chuva ou faça sol. Logo mais às sete da manhã teremos a Maratona e em seguida, por volta das 9 horas ou um pouco mais, teremos o Circuito de Ciclismo Ronan Rocha, encerrando a programação de aniversário de Paragominas. A Maratona tem um percurso longo, saindo do Ginásio de Esportes, contornando a Avenida Jorge Longo e voltando para o Ginásio. O Ciclismo, ficará no entorno do Ginásio com várias voltas até o tempo de duas horas.

** GOL DE PLACA 
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, com apoio da Mineradora Vale e Imazon realizaram um workshop em dois dias, no auditório da Prefeitura, sob a coordenação do Dr. Justiniano Neto e Dra. Estela, contratados pelo Imazon. Pena que a maior parte dos interessados no assunto não compareceu.

** CASA DE SAÚDE
Quem se preocupa com a qualidade e o conforto de quem tem problemas de saúde, deve, no mínimo, dar aos pacientes o que eles realmente merecem. Além de medicá-los deve saber que o espaço físico tem muito a ver com a recuperação. Por isso que o Dr. Hésio Moreira, que há várias décadas está à frente da Casa de Saúde e Medicina do Trabalho de Paragominas está fazendo uma reforma geral na clínica que é referência na cidade. Em breve reinauguração no mesmo endereço.

** ANIVERSÁRIO
A data foi comemorada dias atrás, mas a festa foi ontem à noite no salão nobre do Clube das Acácias. Pastora Lídia comandou uma festa maravilhosa pelo aniversário do esposo, Pastor Joaquim. Os convidados ficaram felizes com tanta surpresa. Banda de Música Municipal, Cantores e Cantoras e a presença de muitas gente conhecida. Presentes também o Deputado Estadual Raimundo Santos e esposa Bela (que estavam completando 35 anos de casados) e o pastor Aldo Tartari. Uma festa inesquecível.

** VOLTOU A SORRIR
A menininha que tinha perdido o seu cachorrinho Pinsher na semana passada conseguiu recuperá-lo graças ao nosso site. Paulo, o pai da garota, veio ao nosso birô agradecer pela matéria que fizemos. O casal que achou o animal, depois que leu o nosso site, devolveu-o à criança, que voltou a sorrir. 

** TRAGÉDIA
Mais uma tragédia envolvendo desabamento de prédio abala os paraenses. Não se sabe ainda o número de mortos, o Corpo de Bombeiros está trabalhando desde ontem incansavelmente. Um alerta para que todos nós, ao fazermos compra ou aluguel de um apartamento, exigirmos a documentação da vistoria de quem é responsável por isso, ou seja, o Corpo de Bombeiros.

** ASSALTO
Tomamos conhecimento que mais um taxista foi assaltado em Paragominas e que teria reagido, tomado a arma do assaltante e escapado ileso. Mas na 13ª Seccional não há nenhum registro de assalto ou coisa parecida. Muito estranho, porque a informação é verídica.

** CUMPRA-SE
A secretaria de Saúde está empenhada em visitar todos as residências de Paragominas com mais eficácia e com mais insistência no combate ao mosquito aedes egipty. A ordem é não deixar ninguém de fora da campanha. Outro foco, não de dengue, mas de ação, são as borracharias. Estas, segundo apuramos, esperam sempre que a Secretaria faça a coleta dos pneus que não se utiliza mais.

** DE VOLTA
Os vereadores de Paragominas estarão de volta ao batente no próximo dia 1º de fevereiro, às 19 horas em Sessão Solene, abrindo a 14ª Legislatura. Já na primeira reunião deverão receber, do Executivo, Projeto de Lei para análise e posterior aprovação, do Novo Código Ambiental de Paragominas.

** CALMARIA
Tudo tranquilo na cidade segundo informações do Delegado Hilton, plantonista do final de semana, na 13ª Seccional. O que preocupa é isso, todas as vezes que fica tudo muito calmo, depois vem uma tempestade. Tomara que desta vez seja diferente.

** AINDA A CELPA
Depois da reclamação dos moradores do Bairro Promissão III que ficaram parte da noite de sexta e madrugada de sábado sem energia, a empresa avisa que vai faltar energia no Centro da Cidade. 

** CUIDADO
A Secretaria de Ação Social através do seu departamento correspondente deveria encontrar um meio de tirar das ruas um doente mental, negro e alto, que tem a fama de agredir mulheres. No meio desta semana ele tentou, mais uma vez, agredir uma senhora que passava pela avenida Bernardo Sayão, próximo ao "Mostrengo" (aquele prédio que seria uma rodoviária e que está servindo apenas de abrigo para mendigos e drogados).

** MAIS UMA VEZ
A vontade é muito grande, mas o número de policiais, pequeno. Por isso, acreditamos, que todas as bocas de fumo que já foram detectadas  e identificadas na cidade ainda não foram "estouradas". O rapaz que assassinou o professor Manoel detonou com vários pontos de drogas e disse até quem são os traficantes. Esperamos que estejam atrás das grades o mais rapidamente possível.

** POR ISSO
É que estamos torcendo para que o nosso secretário/deputado estadual Sidney Rosa, interceda junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado para que o número de policiais civis aumente, que os carros, hoje sucateados sejam trocados, e que o cidadão possa morar no Município Verde, sem o amarelo do mêdo.



 

Cães auxiliam buscas após desabamento de prédio no PA

Foto Reprodução: DOL

Os bombeiros utilizam dois cães farejadores, uma retroescavadeira e um equipamento que detecta sons no resgate das pessoas supostamente soterradas pelo prédio que desabou neste sábado em Belém (PA). As buscas devem continuar durante a madrugada deste domingo. 

Não há consenso sobre o número de pessoas soterradas. De acordo com a imobiliária que comercializava os apartamentos, ao menos três operários estavam no local: José Paulo Barros, Manoel Queiroz dos Santos e Isaías Nunes Marques. 

Já o coronel Mário Moraes, do Corpo de Bombeiros, diz que havia cinco funcionários na obra e que dois moradores de casas ao redor estão desaparecidos. 

Duas pessoas já foram resgatadas com vida em uma casa vizinha destruída no desabamento. O edifício, de cerca de 30 andares, estava em construção, na região central da capital paraense. No momento da queda, chovia forte e ventava muito em Belém.

Inicialmente, a informação divulgada pela Polícia Militar era de que cerca de 15 operários e outras cinco pessoas ficaram debaixo dos escombros. 

A empresa dona do prédio, Real Class SPE, que faz parte do grupo da construtora Real Engenharia, divulgou nota à imprensa afirmando que "lamenta o ocorrido", ser "solidária com todos os envolvidos no acidente" e que "não medirá esforços para investigar as causas do episódio e dar assistência às pessoas atingidas pelo sinistro". 

A nota afirma ainda que a Real Engenharia atua há 27 anos no mercado de construção e incorporação na região metropolitana de Belém, e que já entregou 11 empreendimentos, num total de 600 residências. 

Segundo um funcionário da imobiliária responsável pelas vendas no edifício, o Real Class começou a ser construído em 2008 e seria entregue em dezembro deste ano. O prédio tinha 60 apartamentos, com 122 m2 e três suítes cada um. De acordo com ele, 70% das unidades já haviam sido vendidas, por cerca de R$ 500 mil.

DESABAMENTO
 
A empregada doméstica Maria José da Cruz Pereira, 36, que trabalhava em uma casa nas proximidades, pensou que um avião tivesse caindo quando ouviu o estrondo. Ela tentou correr, escorregou e bateu a cabeça. "A casa inteira ficou tremendo. O impacto causou um tremor e vários objetos caíram no chão", contou. 

Para o economista Antônio Morgado, 45, que mora em frente ao prédio, a queda parecia uma implosão. "O prédio não tombou, caiu sobre ele mesmo", disse. 

Pelo menos dois prédios residenciais vizinhos foram evacuados. Um deles, de 16 andares, corre risco de desabar.
Cerca de 120 homens, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Exército, Força Nacional de Segurança e voluntários da Cruz Vermelha, trabalham no local.
Fonte: Folha UOL

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Paragominas - Bairro promissão III está há três horas sem energia

Moradores do Bairro Promissão III estão na maior escuridão desde às 19 horas, momento em que começou a chover. As reclamações começam a chegar ao nosso "birô" informando da situação.

O vereador Zé Pedro, que está andando em algumas ruas do bairro também ligou para a nossa reportagem e pede uma explicação à Celpa, lembrando que já houve uma Audiência Pública e nada foi feito até agora.

Em conversa com os funcionários da Celpa que passavam pelas ruas do bairro ainda há pouco, eles nada informaram, disseram apenas ser falha do sistema e que estavam procurando o problema.

Acontece que todas as vezes em que falta energia é um "Deus nos acuda" disse um empresário que está começando a perder os produtos que estavam na geladeira. "Quem vai pagar o prejuízo se passarmos a noite sem energia e nossos produtos estragarem?, disse uma senhora que estava toda molhada na frente de sua residência.

"O pior é que além da escuridão e da chuva ainda temos que ficar acordados por causa dos ladrões que se aproveitam da situação", disse um morador da última rua do bairro Promissão III.

"Temos que fazer uma ação civil pública", dizia outro que estava numa mercearia à luz de velas, esperando a chuva passar para retornar à sua residência.
O serviço de iluminação pública e residencial em Paragominas é realmente precário e não atende a demanda populacional. Algo tem que ser feito em caráter de urgência para que a população seja bem atendida. Afinal, pagamos uma energia cara e de péssima qualidade.

Paragominas - Diretora da Escola Comunitária do Uraim se despede da função depois de sete anos

Professora Maria Luiza se despede da Escola Comunitária do
Uraim depois de longos sete anos como diretora
Professora Maria Helena, assume a direção e a professora
Maria Luiza vai voltar ao seio da família
Os moradores da Colônia do Uraim, comunidade distante cerca de 12 quilômetros da zona urbana de Paragominas, viveram momentos de muita emoção na noite de terça-feira (25), com a despedida, por aposentadoria, da diretora da Escola Comunitária, professora Maria Luiza, que durante sete anos dirigiu aquele educandário e se integrou à comunidade, participando efetivamente da sua vida cotidiana.
Prefeito em exercício Paulinho e o vereador Paulo Brega
entregaram à diretora Maria Luiza homenagens da
comunidade
Colegas de profissão, pais e mães de alunos e o vereador Paulo Brega, um líder político da Colônia do Uraim, fizeram uma festa especial de despedida e conseguiram provocar lágrimas tanto na diretora que está saindo, Maria Luiza, quanto na diretora que vai assumir, professora Maria Helena. Um detalhe interessante é que ambas as profissionais do ensino, são filhas da Colônia do Uraim.

Professora Ivete, representante da secretária de Educação,
tamboem homenageou a diretora Maria Luiza com muita
descontração.

Estavam presentes ao evento, o prefeito em exercício Paulinho, professora Ivete, representando a secretária de Educação, Vereador Paulo Brega, a diretora da Creche Casulo, professora Rosângela, professora Mariazinha, o supervisor da Escola, que também estava assumindo naquele momento, professor Haroldo, os líderes comunitários e de associações Raimundo Leandro e Mundico.

Depois dos pronunciamentos, foi a hora de todos verem um vídeo das ações implementadas pela diretora Maria Luiza, que conseguiu transformar a escola em campeã do Ideb, nas séries de 5ª a 8ª.

Momento da despedida, emoção e lágrimas

"Tudo o que fizemos foi em parceria com a comunidade, que nos ajudou em todos os sentidos. Hoje a nossa escola não é apenas campeã do IDEB, mas campeã em jogos, em espaço físico, em qualidade de ensino, em higienização na cozinha, em amor ao próximo e aos nossos alunos, porque tudo o que fizemos foi com amor. Contamos com uma parceria significante, do prefeito Adnan, do vice-Paulinho e principalmente do vereador Paulo Brega e de todos os funcionários. Quero agradecer a todos que contribuiram para este sucesso e desejo a nova diretora o mesmo empenho que tivemos nestes sete anos aqui", disse em seu pronunciamento a diretora Maria Luiza, em tom de despedida.

O vereador Paulo Brega reafirmou a competência da diretora
Maria Luiza e garantiu apoio a nova diretora Maria Helena

O vereador Paulo Brega lembrou da primeira vez que foi procurado pela diretora Maria Luiza e do compromisso firmado. Falou que a diretora foi realmente uma parceira da educação e todos da Colônia do Uraim sentirão falta dela. Desejou à nova diretora muita determinação e garantiu também seu apoio em tudo o que for ao seu alcance.

Num pronunciamento bastante animado o prefeito Paulinho
destacou o trabalho da diretora Maria Luiza e brincou
com os presentes.
Depois das formalidades, foi servido um jantar às autoridades e aos convidados que, sensibilizados, foram abraçar a diretora Maria Luiza que agora terá mais tempo para cuidar dos próprios filhos.

Nossa reportagem esteve presente e sentiu de perto que a diretora Maria Luiza realmente transformou a escola e deu um brilho especial à educação na comunidade da Colônia do Uraim. No encerramento, a diretora que assumirá o cargo, Maria Helena, disse que está preparada para enfrentar todos os desafios e que "sonha em fazer melhor, fazer a diferença porque quem vai ganhar com isso é a comunidade e os alunos".

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO DE DESPEDIDA DA DIRETORA MARIA LUIZA

Paragominas - Poste que estava prestes a cair foi trocado

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Nosso site denunciou e a OI Celular manda trocar poste que estava causando preocupações aos moradores.

Poste recuperado, moradores tranquilos
Foto: Cláudia Mello

Um poste de concreto que fica localizado na Rua Belém, esquina com a Rua Capanema, no bairro Promissão II, que estava prestes a cair e que pertence a OI telefonia Celular, foi recuperado pela empresa na manhã de ontem e o trabalho foi registrado por nossa repórter Cláudia Mello.

Moradores mandaram mensagens agradecendo ao nosso
site pela matéria anterior e pela recuperação do poste
que estava prestes a cair.
Foto: Cláudia Mello

As denúncias sobre a situação do poste foi feita pelos próprios moradores que estavam preocupados, já que a estrutura estava toda comprometida. Imediatamente nossa equipe seguiu para lá e se certificou que era verídica a informação. A matéria surtiu efeito e logo na manhã de ontem uma equipe de profissionais sobre a supervisão do técnico Maurício Peres, fêz a reparação dos danos causados à estrutura do poste, dando tranquilidade aos moradores.
PARAGOMINAS – CURTAS E BOAS DESTA SEXTA-FEIRA
** Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Condema, Imazon, com o apoio da Vale, estão promovendo um workshop sobre Meio Ambiente no auditório da Prefeitura de Paragominas. Os palestrantes são: Dr. Justiniano Queiróz, advogado e experiente na área, contratado pelo Imazon para o evento e Andréia, do próprio Imazon.
** Logo mais à tarde haverá salutar discussão sobre o Novo Código Ambiental de Paragominas e o lançamento do livro do Instituto do Homem e do Ambiente-Imazon. Estive hoje pela manhã no workshop e aprendi muito sobre o assunto. Ainda dá tempo de qualquer cidadão interessado em conhecer os mecanismos de defesa do meio ambiente, comparecer e participar efetivamente.
** Num trabalho de aula, aluno da escola Adventista, do 3º Ano, respondeu à professora, quando esta lhe perguntou sobre o que ele queria ser no futuro: Presidente do Brasil. Ela perguntou, como? Ele disse: é só ir de ônibus até Imperatriz no Maranhão e de lá pegar o avião até Brasília. Boa resposta, se continuar assim, deverá ser, no mínimo, suplente de senador, que não precisa de votos.
** Superintendência da Polícia Civil em Paragominas, vai ministrar palestra importante sobre o índice de criminalidade na região e principalmente em Paragominas. Dados de 2009 e 2010. Deficiências e eficiências e gestão operacional. Será no auditório da Prefeitura de Paragominas na próxima quinta-feira às 19.30h.
** Operadora da OI já trocou o poste que estava prestes a cair na Rua Belém esquina com a Rua Capanema no bairro Promissão II. A denúncia dos moradores em nosso site propiciou o trabalho na manhã de ontem. Ainda hoje matéria completa sobre o assunto.
** Últimos dias da enquete sobre o número de vereadores para a próxima legislatura. Quem prefere apenas 11 parlamentares na Câmara de Paragominas, está vencendo. A Câmara poderá ter esse número aumentado de 10 para até 17 vereadores. Mas uma grande parte dos edis apostam que ficará mesmo em 13.
** Quem ainda não tirou suas placas de madeiras das ruas e rodovias estaduais (outdoor) tem prazo até final do mês para fazer o serviço. A partir daí, a Secretaria do Meio Ambiente se encarregará de fazer esta retirada. É melhor cumprir o acordo firmado entre as partes.
** Alguém, que ainda não sabemos quem, cortou uma série de mangueiras na via pública. Esta atitude, considerada criminosa pelos defensores do Meio Ambiente, deve sofrer as penalidades da Lei de Crimes Ambientais.
** O trabalho de revitalização do Rio Paragominas, ou Rio Prainha, como é costumeiramente chamado pelos moradores mais antigos, continua a pleno vapor. Hoje pela manhã a máquina que faz a drenagem estava trabalhando na PA 125, próximo à ponte da Avenida Tropical. A outra está...parada, próximo a uma das pontes do bairro Promissão II.
** Mais uma vez os moradores do Bela Vista, Aragão e jardim Atlântico nos procuraram para denunciar a escuridão nas ruas que circundam o Cemitério São Francisco de Assis. As lâmpadas estão quebradas, os assaltantes fazendo festa e os traficantes faturando. Enquanto isso, o povo...sofrendo sem segurança na área.

No Pará empresas fantasmas proliferam na saúde

O Pará é um verdadeiro parque de empresas fantasmas. Um levantamento feito pela Receita Federal do Brasil (RFB) mostra que, de uma amostragem de 285 estabelecimentos que prestam exclusivamente serviços médicos no Pará, 30% deles, ou seja, 85 empreendimentos, obtiveram receita nula no ano passado – o que corresponde à inexistência da pessoa jurídica. As irregularidades não param por aí: 60% destas empresas analisadas pela Receita apresentaram arrecadação inferior à somatória das despesas deduzidas pelos contribuintes (pessoa física). Isso quer dizer que as empresas burlam o fisco, deixando de oferecer parte do valor tributado a partir dos serviços prestados.

Da amostra pesquisada pela Receita, apenas 10% dos estabelecimentos que atuam na área da saúde no Pará prestaram corretamente as contas com o Leão. Segundo avalia o delegado da Receita Federal em Belém, Armando Fahat, já estão sendo adotadas as medidas necessárias para evitar que as fraudes continuem acontecendo. 'É grande o número de empresas que não oferece os devidos valores à tributação. Tem empresas que são fantasmas e servem apenas de fachada. Por este motivo, criamos a Declaração de Serviços Médicos (Dmed), que vai controlar melhor os dados das pessoas jurídicas que atuam na área médica', explica.

A Dmed é uma declaração obrigatória que todas as pessoas jurídicas que prestam serviço na área médica, como hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios odontológicos, psicólogos, entre outros, precisam apresentar até o próximo dia 31 de março à Receita. Segundo explica a supervisora do Programa de Imposto de Renda da RFB em Belém, Luiza Pinto, a Dmed entra em vigor em 2011, porém, os dados da prestação de contas são relativos ao calendário 2010. 'Todas as empresas que prestam serviço na área da saúde são obrigadas a apresentar a receita completa proveniente de despesa médica. Quem não entregar no prazo estará sujeito a uma multa mensal de R$ 5 mil', garante. A declaração deve ser preenchida através da página da RFB na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

Fonte: RFB

Paragominas - Hoje no Ginásio de Esportes, Primeiro Concurso de Melody

Quinze casais estarão disputando o primeiro
lugar no Primeiro Concurso de Melody dentro
da programação de Aniversário da Cidade
Acontece hoje à noite no Ginásio de Esportes, o primeiro Concurso de Melody, dentro da programação do Aniversário de Paragominas, sob a coordenação da Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista. São quinze casais que estarão dançando para conquistar o primeiro lugar e faturar os prêmios que a organização estará disponibilizando.

O ritmo e a dança conhecidos como "Melody" são paraenses e ganharam destaque nacional e internacional muito recentemente pelo ritmo alucinante e pelos "jeitos" que o corpo dá , relacionando expressão musical e física em alto grau. Quem não estiver preparado fisicamente, dificilmente terá condições de dançar o Melody com todas as exigências que o ritmo exige do bailarino ou bailarina.

Os jovens participantes deste Concurso estão bastante eufóricos e vêm treinando há um mês, três vezes por semana na Sede Social da Associação, no Bairro Bela Vista, sob os olhares do presidente Wagner e da sua diretoria.

É só ir ao Ginásio de Esportes, ver, ouvir e aprender a dançar o Melody. O Concurso de Melody começa a partir das 19 horas.

Paragominas - Sinsep terceiriza empresa para dar segurança aos funcionários públicos

Área de Lazer do Sinsep, um local agradável que deve ser
para o descanso dos funcionários públicos municipais.

Recebemos informações dos nossos internautas afirmando que o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Paragominas - Sinsep, Francisco Barros, contratou uma empresa, terceirizando os serviços de segurança e identificação de todos aqueles que se dirigem àquela maravilhosa área de lazer.

A medida tomada pela diretoria do Sinsep agradou a todos
que gostam de se divertir com tranquilidade.

A decisão do presidente e sua diretoria foi tomada depois que uma briga entre os presentes colocou em risco a vida de mulheres e crianças que estavam na área de lazer do Sindicato há cerca de quinze dias.

Uma medida aprovada por todos e que vai trazer tranquilidade para os funcionários públicos que gostam de se divertir com tranquilidade. A empresa terceirizada começa seus trabalhos a partir da identificação do funcionário público na portaria.

Paragominas - Secretaria do Meio Ambiente e Condema realizam workshop no auditório da Prefeitura

WORKSHOP - O PAPEL DO MUNICÍPIO NA GESTÃO AMBIENTAL

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente - Imazon, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, realizam, hoje e amanhã, no auditório da Prefeitura Municipal de Paragominas, um workshop sobre Meio Ambiente, com capacitação para todos os que estão envolvidos direta e indiretamente sobre o assunto, explanando com clareza sobre a questão da sustentabilidade.

Para coordenar o evento, o Imazon contratou o experiente advogado e palestrante Dr. Justiniano Queiroz Neto, que já residiu em Paragominas, conhece a região de forma ampla e se especializou na área. Quem participar do workshop vai aprender muito mais sobre o que acontece hoje em Paragominas no que tange a luta do município em preservar o meio ambiente.

Entre os assuntos a serem discutidos, estão o Papel do Município na Gestão Ambiental, A Gestão Ambiental em Paragominas avanços e oportunidades e o Papel do Condema na Política Ambiental Municipal.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TIM - Coisa ruim acostuma? Em Paragominas parece que estamos acostumados

LEIA ESTA MATÉRIA:
Decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte proibiu a operadora de telefonia celular TIM de comercializar novas assinaturas, habilitar novas linhas ou fazer portabilidade de acesso de outras operadoras. A proibição perdurará até que a empresa comprove a instalação e perfeito funcionamento dos equipamentos necessários para atender às demandas dos consumidores no Rio Grande do Norte.

A decisão foi do Juiz Federal Magnus Augusto Costa Delgado, da 1ª Vara Federal, que atendeu a pedido formulado em ação impetrada pelo Ministério Público Federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O magistrado determinou que no prazo de 30 dias a TIM apresente o projeto de ampliação da rede, nos moldes a atender as necessidade, inclusive com a proposta já tendo a concordância da ANATEL.

 
Devido os “Planos Infinity” , promoções e as várias cidades coberta pela operadora, a TIM teve um aumento significativo do número de clientes, mas o crescimento não foi acompanhado de planejamento e melhorias de infraestrutura de rede, o que acarretou o agravamento nos níveis de bloqueio e de quedas de chamadas, de modo que ao tentar originar uma ligação do telefone móvel, a operadora exibe a mensagem “rede ocupada” ou “rede indisponível”.
Fonte: DN online

É O MESMO FILME AQUI EM PARAGOMINAS

O Operadora de Telefonia Celular TIM em Paragominas, pode se dizer com todas as letras que está entre as piores que conhecemos. No ano passado a Defensoria Pública entrou com uma ação contra a Operadora TIM, cobrando explicações, multas diárias, etc. Mas o processo não andou, apesar dos esforços do defensor, atendendo solicitação do clamor popular.

O serviço prestado por esta operadora está longe de melhorar, pois faz mais de um ano que a situação só piora. Além de não atender as nossas chamadas, o cliente tem que tentar pelo menos umas vinte vezes até conseguir falar com seu interlocutor, hoje o problema era "linha cruzada". Um absurdo sem precedentes.

Se a população se unir e todos, digo, todos os usuários dos serviços TIM assinassem uma Ação Popular, daríamos respaldo ao Ministério Público para ingressar também com um processo contra a Operadora, seguindo os mesmos passos do que aconteceu no Estado do Rio Grande do Norte.
FALHA (o navegador deveria exibir algum conteudo em Flash, e naum isto).

MANDE FAZER SEUS IMPRESSOS CONOSCO